O passar dos anos fez com que cada vez mais opções nos videogames oferecessem imersão aos jogadores. Enquanto algumas opções como o volante da Logitech, os gamers compram pensando diretamente em jogos de carros, o contrário também acontece, e alguns títulos empolgam jogadores a comprar determinados acessórios. Silent Hill 2 Remake sendo lançado inicialmente de forma exclusiva pra PS5, fez com que a Sony logo fizesse um trailer mostrando as possibilidades únicas pra jogadores do Headset Gamer Pulse Elite, e o controle DualSense, ambos também com suporte a PC.
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Apesar do áudio imersivo do Pulse Elite, o grande foco mesmo acaba sendo para o DualSense, onde conta com coisas bacanas que vão desde elementos menores, como a iluminação de cores diferentes indicando a vida direto no controle, até usar seus múltiplos motores pra causar sensações. Os tipos de ataques geram sensações de impacto diferentes. Os gatilhos adaptam o peso para cada tipo de arma. Confira:
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Sobre Silent Hill
O primeiro jogo da série, lançado no fim dos anos 90, definiu o tom do terror psicológico que a franquia viria a explorar. Diferente de outros jogos de terror da época, como Resident Evil e Dino Crisis, que focavam mais na ação e sustos rápidos, Silent Hill investia em um terror mais lento e psicológico, fazendo o jogador questionar a sanidade de seu personagem e o que é real ou não.
Conforme a série avançou, com títulos como Silent Hill 2, Silent Hill 3 e Silent Hill 4: The Room, a narrativa foi ficando cada vez mais intrincada, explorando temas como culpa, perda e o trauma. O segundo jogo, em particular, é amplamente considerado um dos melhores da franquia, com a história de James Sunderland em busca de sua esposa falecida dentro da cidade fantasma.
Além disso, a franquia ajudou a moldar o gênero de terror nos videogames, influenciando títulos como Fatal Frame, Eternal Darkness, Amnesia: The Dark Descent e Outlast. O uso de ambientes opressivos, sons perturbadores e o conceito de monstros que são extensões dos medos e pecados dos personagens principais se tornou uma marca registrada.
O cenário de Silent Hill também é um personagem à parte. A cidade, envolta em névoa e mistério, parece estar viva, mudando conforme os medos dos protagonistas. Muitos fãs passaram a enxergar a cidade como uma espécie de purgatório, onde cada personagem enfrenta seus demônios internos, como Harry Mason no primeiro jogo ou Heather em Silent Hill 3.
Outros jogos que seguem uma linha semelhante de terror psicológico incluem Siren, Rule of Rose, Deadly Premonition e Condemned: Criminal Origins. Cada um deles explora o medo de forma única, mas todos compartilham o uso de ambientes inquietantes, personagens enigmáticos e histórias que fazem o jogador refletir sobre o que acabou de vivenciar.
O impacto de Silent Hill transcendeu os videogames, com adaptações para filmes e até livros inspirados na série. Embora nem todos os jogos tenham sido um sucesso absoluto, a franquia ainda é lembrada como uma das mais importantes no gênero de terror, ao lado de outros clássicos como Clock Tower, Alone in the Dark, The Evil Within e Obscure.
Em resumo, Silent Hill deixou um legado duradouro no universo dos jogos de terror, ajudando a definir o gênero e servindo como inspiração para muitos outros títulos. A combinação de atmosfera pesada, narrativas profundas e a capacidade de mexer com a mente dos jogadores garante seu lugar na história dos videogames.
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