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Dark and Deep é um jogo onde você usa molduras para enxergar horrores cósmicos

Obras de horror cósmico têm em sua essência a ideia de algo que está além da visão. Quem leu Grandes Contos, pôde contemplar o pesadelo de algo que não está exatamente em nossa realidade. Apesar de ser um elemento padrão em histórias de fantasmas, como O Iluminado, o que o torna o horror tão intenso, é a explicação científica. E assim, temos obras maravilhosas como Uzumaki, sendo que no mundo dos jogos não podia ficar de fora.

Dark and Deep é um jogo de terror que apresenta uma estética visual inovadora, inspirada nas ilustrações do artista do século XIX, Gustave Doré. No jogo, você assume o papel de Samuel Judge, um fervoroso ouvinte de um podcast de conspirações chamado "Dark and Deep". Em um cenário sombrio e ameaçador, você precisa sobreviver utilizando molduras mágicas que revelam criaturas ocultas e objetos importantes. 
 
Essas molduras são ferramentas para combater a escuridão e desvendar uma conspiração antes de ser consumido pelas sombras. O jogo combina resolução de enigmas físicos com máquinas antigas e sobrenaturais, manipulando a gravidade e usando luzes preciosas para encontrar o caminho em meio à neblina mortal. A história mistura elementos de horror cósmico e surrealismo, desafiando a sanidade e a realidade do jogador. Confira:
Gostou? Se quiser continuar no clima do horror cósmico, conheça Possessor(s), porém se você quiser algo lovecraftiano mais medieval, confira SKALD, um RPG de Horror Cósmico que foi um estouro na Steam. Mas se o que você busca mesmo é uma obra triplo A mais leve, confira o jogo Indiana Jones e o Grande Círculo, que surpreendeu fãs com sua jogabilidade tão cinematográfica.

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Sobre Horror Cósmico
 
Os jogos de horror cósmico, especialmente os que trazem temáticas lovecraftianas, têm conquistado uma legião de fãs pelo mundo. Inspirados pelas obras de H.P. Lovecraft, esses jogos exploram o desconhecido, o incompreensível e o aterrorizante, mergulhando os jogadores em atmosferas sombrias e repletas de mistérios antigos. Um dos aspectos mais fascinantes desse gênero é como ele lida com o medo do desconhecido e a insignificância humana diante de forças cósmicas incontroláveis. Em muitos desses jogos, a sanidade do protagonista é constantemente testada, e o jogador é levado a questionar o que é real e o que é fruto da loucura.

Um exemplo clássico de jogo que explora essas temáticas é "Call of Cthulhu", baseado diretamente nos contos de Lovecraft. Nele, você assume o papel de um investigador particular que se depara com uma série de eventos bizarros e sobrenaturais. A ambientação do jogo é escura e opressiva, e a narrativa envolve cultos misteriosos, criaturas inomináveis e segredos ancestrais que desafiam a compreensão humana. A mecânica de jogo inclui a investigação de pistas, interação com personagens dúbios e a constante luta para manter a sanidade mental do protagonista.

Outro título que se destaca no gênero é "Bloodborne PSX", um jogo de ação e baseado no soulslike da FromSoftware. Embora não seja uma adaptação direta de Lovecraft, ele é fortemente influenciado pelos temas de horror cósmico e terror psicológico. Em "Bloodborne", você explora uma cidade gótica cheia de criaturas horríveis e segredos sombrios, com uma trama que envolve deuses antigos e realidades alternativas. A atmosfera é intensamente perturbadora, e o design das criaturas e ambientes é claramente inspirado pelos contos lovecraftianos. A luta contra monstros grotescos e a descoberta de verdades aterradoras sobre o universo do jogo são centrais para a experiência.

"Amnesia: The Dark Descent" é outro jogo que exemplifica o horror cósmico com maestria. Nele, o jogador acorda em um castelo sombrio sem memória de como chegou lá. Enquanto explora os corredores escuros e enfrenta terrores inimagináveis, a sensação de impotência e a ameaça constante à sanidade do personagem principal criam uma atmosfera de medo constante. O jogo utiliza mecânicas de jogo que enfatizam a vulnerabilidade do protagonista, forçando o jogador a esconder-se em vez de confrontar diretamente os horrores que encontra.

"The Sinking City" é mais um jogo que abraça a estética e os temas lovecraftianos. Ambientado em uma cidade semi-submersa, o jogador assume o papel de um detetive particular investigando visões estranhas e fenômenos inexplicáveis. A cidade está cheia de cultos, criaturas estranhas e mistérios profundos, e a narrativa explora a fragilidade da sanidade humana diante do desconhecido. A exploração e a investigação são centrais para a jogabilidade, com uma forte ênfase em resolver mistérios e sobreviver a encontros com o sobrenatural.

Finalmente, não podemos esquecer de "Darkest Dungeon 2", um jogo que mistura horror cósmico com elementos de RPG e estratégia. Nele, você comanda um grupo de aventureiros que exploram localidades repletas de horrores indescritíveis. O jogo é notório por sua dificuldade e pela forma como lida com a saúde mental dos personagens, que podem sucumbir ao medo e ao desespero. A estética sombria e a atmosfera opressiva são complementadas por uma narrativa que explora a decadência e a loucura.

Esses jogos, cada um à sua maneira, capturam a essência do horror cósmico lovecraftiano, oferecendo experiências que vão além do medo convencional. Eles convidam os jogadores a explorar os limites da sanidade e a enfrentar horrores que desafiam a compreensão. Em última análise, são uma celebração do medo do desconhecido, levando os jogadores a refletir sobre seu lugar no universo e as forças incompreensíveis que podem estar à espreita nas sombras.

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