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Nintendo atacou e derrubou milhares de projetos de emuladores com o código do Yuzu

A popularidade da Nintendo é simplesmente surreal, mas atravessa seus consoles e graças à emulação, pode ser acessada pelos mais variados locais, não necessariamente sendo algo caro. Temos emuladores acessíveis desde aparelhos modestos, como o celular de melhor custo/benefício de 2024, passando por itens medianos, como quem escolhe montar um daqueles PCs Gamers baratinhos, até verdadeiros monstros, como o notebook gamer com resistência militar da Asus. Mas a Big N sempre odiou isso, e um exemplo, foi o caos que fez com vertentes do Yuzu.

Após ficar irada com situações como o vazamento de Super Mario RPG, em que muita gente zerou o jogo no PC antes de lançar no Switch, a gigante pegou pesado. E assim vimos a queda do Yuzu, mas logo começaram a ter respostas. E boa parte dessas respostas eram exatamente usando o código dos criadores originais.
@nerdmaldito A Nintendo tomou medidas drásticas contra o Yuzu, o popular emulador de Nintendo Switch, ao entrar com uma ação contra seus criadores, forçando-os a encerrar o projeto e pagar uma quantia significativa à empresa japonesa. Após o fim do Yuzu, alguns entusiastas tentaram continuar o projeto por conta própria, mas a Nintendo também mirou neles, solicitando a remoção de várias versões do emulador hospedadas no GitHub. A empresa japonesa entrou com um pedido de DMCA, alegando violação de direitos autorais, resultando na remoção de mais de 8.535 repositórios, incluindo variantes conhecidas como "pineappleEA". A Nintendo argumentou que o Yuzu contornava ilegalmente as medidas de proteção tecnológica, facilitando a execução de cópias não autorizadas de jogos do Nintendo Switch. A empresa permanece firme em sua batalha contra os emuladores, especialmente com o lançamento iminente de seu novo console, como parte de sua estratégia para proteger seus direitos autorais e evitar distribuições ilegais de jogos, como exemplificado pela suposta distribuição ilegal de jogos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Confira também esse vídeo: @Nerd Maldito #Videogames #Gaming #Gamer #Nintendo #Yuzu #Emuladores #Emulação ♬ som original - Nerd Maldito

Porém, para quem achou que a empresa iria desistir só por causa da quantidade enorme que apareceu, se enganou muito. A Github recebeu em massa uma quantidade enorme de DMCA por violação de direitos autorais com o código. Os números conseguiram superar  8,535! A gigante comentou o seguinte:

"Os repositórios relatados oferecem acesso ao emulador yuzu ou código baseado no emulador yuzu. O emulador yuzu foi projetado principalmente para jogar jogos Nintendo Switch. Especificamente, o yuzu contorna ilegalmente as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos de Nintendo Switch. Os jogos Nintendo Switch são criptografados usando chaves criptográficas proprietárias (prod.keys) que protegem contra acesso não autorizado e cópia de jogos protegidos por direitos autorais.

Durante a operação, o yuzu necessariamente usa cópias não autorizadas dessas chaves criptográficas para descriptografar cópias não autorizadas de jogos de Nintendo Switch, ou ROMs, durante ou imediatamente antes do tempo de execução, sem a autorização da Nintendo. Assim, o yuzu é projetado principalmente para “contornar” ilegalmente uma medida tecnológica que efetivamente controla o acesso a uma obra protegida pela “DMCA”."

Apesar de tudo, também surgiram projetos que se destacaram e chamaram a atenção exatamente por se preocupar em não serem processados, como o Sudachi, que se destacou muito pela mente por trás da coisa, e o Suyu, que foi projetado com uma estratégia curiosa, que é exatamente a de não tomar processo da Nintendo. Mas e vocês? Costumam usar emuladores?
 
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Sobre emulação

Desde a sua ascensão no mercado de videogames nas décadas de 1980 e 1990, a Nintendo produziu uma série de consoles icônicos que conquistaram milhões de fãs ao redor do mundo. A capacidade de emular esses consoles, ou seja, reproduzi-los digitalmente em hardware moderno, tornou-se uma prática comum na comunidade de jogos, especialmente no contexto da Nintendo. Essa tendência não apenas permitiu que os jogadores revisitasse seus títulos favoritos, mas também desempenhou um papel crucial na preservação da história dos videogames. Vamos explorar como a emulação de consoles da Nintendo se tornou uma das mais frequentes e significativas na história dos jogos eletrônicos.

O Fenômeno da Emulação

Emulação, no contexto dos videogames, refere-se à capacidade de reproduzir o comportamento de um determinado sistema de hardware em outro. Isso significa que os jogos projetados para um console específico podem ser jogados em dispositivos modernos, muitas vezes através de software especializado conhecido como "emuladores". A emulação oferece uma maneira acessível e conveniente para os jogadores desfrutarem de clássicos do passado, muitos dos quais podem não estar mais disponíveis comercialmente ou serem compatíveis com hardware contemporâneo.

A Era de Ouro da Nintendo

A Nintendo emergiu como uma força dominante na indústria de videogames com o lançamento do Nintendo Entertainment System (NES) na década de 1980. Seguido pelo Super Nintendo Entertainment System (SNES), Nintendo 64, GameCube, Wii e uma série de consoles portáteis como o Game Boy e o Nintendo DS, a empresa deixou uma marca indelével na história dos videogames. Cada um desses sistemas apresentava uma biblioteca diversificada de jogos que cativavam os jogadores de todas as idades.

Emuladores da Nintendo: Uma Comunidade Ativa

Desde os primeiros dias da emulação, os entusiastas dos videogames têm trabalhado arduamente para desenvolver emuladores para os consoles da Nintendo. Projetos como o "Nesticle" para emulação de NES, o "ZSNES" para SNES e o "Project64" para Nintendo 64 são apenas alguns exemplos de emuladores bem-sucedidos que permitiram aos jogadores reviverem os clássicos da Nintendo em seus computadores pessoais. Esses esforços iniciais abriram caminho para uma comunidade ativa de desenvolvedores de emuladores, dedicados a replicar a experiência de jogo autêntica oferecida pelos consoles originais.

Preservando a História dos Videogames

Além de proporcionar aos jogadores uma maneira de jogar seus jogos favoritos do passado, a emulação desempenha um papel fundamental na preservação da história dos videogames. Muitos títulos clássicos da Nintendo podem não estar mais disponíveis comercialmente, ou os consoles originais podem estar sujeitos a falhas de hardware ao longo do tempo. Os emuladores permitem que esses jogos sejam salvos do esquecimento, garantindo que as gerações futuras tenham acesso a eles.

Desafios Legais e Éticos

No entanto, a emulação também enfrentou desafios legais e éticos. A Nintendo, em particular, tem sido conhecida por sua postura firme contra a pirataria e o uso não autorizado de sua propriedade intelectual. Como resultado, os desenvolvedores de emuladores e os sites que distribuem ROMs (imagens de jogos) muitas vezes enfrentam processos judiciais e ações de retirada de conteúdo. Embora a emulação em si não seja ilegal em muitas jurisdições, o download e a distribuição de ROMs sem permissão podem violar os direitos autorais.

A emulação de consoles da Nintendo desempenhou um papel significativo na história dos videogames, permitindo que os jogadores revivam clássicos do passado e preservem a rica herança da indústria dos videogames. Apesar dos desafios legais e éticos que enfrenta, a comunidade de emulação continua a prosperar, demonstrando o poder duradouro e o impacto cultural dos consoles da Nintendo. Enquanto a tecnologia avança e os novos consoles são lançados, é provável que a emulação continue a desempenhar um papel vital na garantia de que os jogos amados da Nintendo permaneçam acessíveis às futuras gerações de jogadores.

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