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Midnight Monitor: Aldercourt | Terror em uma estação de trem interdimensional

São intrigantes as histórias que envolvem o submundo, especialmente quando existe algo de sinistro rolando por aí. Obras como Violador, tem o seu climinha próprio, mas sem sombra de dúvidas, quem viu Necronomicon: Vida & Morte de H.P. Lovecraft, sabe muito bem o horror que ideias interdimensionais conseguem trazer. O próprio livro do Stephen King que deu origem a Half-Life, aborda esse medo de ir parar em um local onde você está perdido da própria realidade e não sabe como sair. Naturalmente o mundo dos jogos não podia ficar de fora disso!
 
A história se passa na Aldercourt Station, uma sofisticada estação de trem da Aldercourt City, e que conecta a cidade a Londres. Em uma associação com uma empresa privada chamada "Sequre Transport Authority". No entanto, existe algo de suspeito na parceria... A constante recomendação para evitar as anomalias logo te faz perceber que os corredores desse ambiente não são normais.
Assumo que esse jogo me pegou completamente de surpresa, e eu certamente não iria jogar, mas o desenvolvedor me ofereceu uma key (Que eu normalmente recuso porque o tempo é corrido demais), porém ao olhar o trailer, me impressionei com a ideia que consegue ser maravilhosa em sua simplicidade.
 
Trata-se de uma obra inspirada nas Backrooms, que é aquela creepypasta sobre existir um lugar por trás da realidade, um ambiente semelhante ao nosso, um reflexo do nosso mundo, porém problemático, verdadeiras prisões interdimensionais com corredores, salas estranhas e os mais variados tipos de coisas que aprisiona os infelizes que acabarem entrando em uma brecha e indo parar lá sem querer.
E o que temos aqui é um jogo que pode ser tão rápido quanto Forest Ranger Services: ThePilot, Elevated Dread e No Players Online. Ou pode ser realmente um jogo que parece não ter fim! Tanto que quando joguei a primeira vez em live, imaginei que não conseguiria zerar. Mas quando fui jogar antes de escrever essa matéria pra tirar umas screensshots, qual não foi a minha surpresa ao zerar em minutos de teste? E enquanto ia escrevendo, ia jogando pra pegar uns ângulos legais e acabei zerando DE NOVO.

Isso porque você é colocado para sair da estação Aldercour, mas logo percebe que cada vez que vira o corredor, parece estar no mesmo lugar. A mesma mulher de roupa executiva, os mesmos quadros. A não ser por uma coisa que é completamente fora do normal... Mas afinal de contas, que coisa é essa? Aí é que está a graça do jogo!
É preciso identifica anomalias, que podem ser as coisas mais discretas, ou podem ser as bizarrices mais espalhafatosas. Você precisa ficar atento a tudo, pois algumas coisas são até possíveis, mas muito fora da realidade para serem prováveis. Enquanto outras, claramente são impossíveis e você deve se afastar o mais rápido possível.
 
Assim que você identificar uma anomalia, deve dar a volta e ir embora correndo. As vezes são coisas sinistras, como o surgimento de uma entrada para uma sala toda escura com uma piscina, uma criatura, monitores que mostram a morte andando pelos corredores e indo em sua direção, um alienígena te observando em uma porta semi-aberta, e assim vai.
Mas não é um jogo de terror super pesado e desesperador. Por isso às vezes você vai ter que lidar com situações hilárias, como um gato fazendo movimentos de capoeira, a gravidade deixando de afetar itens, uma pessoa vestida ao estilo Pink Guy (FilthyFrank), entre outras coisas. Você realmente não sabe o que esperar. Mas se não notar a anomalia e voltar, você retornará ao nível zero. Se não me engano são 9 níveis, e existem dezenas de anomalias, o que aumenta muito a jogabilidade.

Algo curioso sobre o jogo, e que chego a comentar na live (tá ali embaixo), é que o jogo tem uma dualidade muito esquisita entre o horror e o relaxante. É um ambiente muito iluminado e com música muito tranquila. Pode passar uma sensação realmente muito relaxante, mas com um toque de horror. A maioria das coisas é meio discreta.
Apesar disso, algumas anomalias são realmente sinistras, como uma porta estourando e deixando um vão obscuro que te tenta a chegar mais perto, ou de repente o chão começando a inundar completamente. A ambientação pode lembrar um pouco Magrunner, que também tem essa sensação de ambiente muito claro, mas com toque de horror. Porém o jogo tem elementos de Layers of Fear, com seu ambiente se modificando.

Enfim, esse é um jogo que tem o seu charme e que certamente você vai achar interessante. Pra quem gosta de um terror mais suave, esse inclusive tem a sensação de relaxamento. A rejogabilidade é altíssima, visto que você não vê todas as anomalias em um jogo só se for uma pessoa muito observadora. Mas você pode ficar preso pela eternidade se não consegue olhar detalhes mais discretos.
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Sobre Backrooms

No vasto e diversificado universo dos jogos, o horror interdimensional tem emergido como uma categoria envolvente e intrigante. Uma das expressões mais vívidas e perturbadoras desse subgênero são as Backrooms. Estas espaçosas, monótonas e infinitas instalações não parecem pertencer a nenhum mundo familiar. Em vez disso, elas são retratadas como lugares desolados e desprovidos de sentido, onde o perigo espreita em cada canto. Vamos explorar as origens e a apelação das Backrooms, bem como seu papel como um atrativo significativo no mundo dos games.

O Fenômeno das Backrooms

As Backrooms se originaram na cultura da internet, mais especificamente nos fóruns de creepypasta e comunidades de jogos. A ideia básica por trás das Backrooms é a de que, ao noclip (atravessar paredes) fora de um ambiente digital, os jogadores seriam transportados para um espaço estranho e perturbador, conhecido como as Backrooms. Estes espaços são caracterizados por uma estética dilapidada, com paredes amareladas, carpetes gastos e um zumbido constante de luzes fluorescentes.

O que torna as Backrooms particularmente assustadoras é a sensação de desolação e abandono que permeia esses espaços. Não há objetivos claros, nem inimigos óbvios, apenas a angustiante sensação de estar perdido em um labirinto sem fim. Essa falta de estrutura e propósito contribui para uma atmosfera de constante tensão e paranoia, onde cada porta aberta pode levar a mais perigo ou desespero.

A Apelação do Horror Interdimensional nos Jogos

O horror interdimensional, como representado pelas Backrooms, tem uma apelação única nos jogos. Em vez de confiar em sustos baratos ou monstros grotescos, o horror interdimensional joga com os medos mais profundos da psique humana: o desconhecido, o inexplicável e a insignificância diante do vasto cosmos.

Em um mundo onde a tecnologia permite a criação de mundos virtuais cada vez mais realistas, a ideia de ser transportado para uma dimensão alienígena e desolada pode ser genuinamente aterrorizante. Além disso, as Backrooms desafiam as convenções tradicionais dos jogos de horror, subvertendo as expectativas dos jogadores e criando uma experiência verdadeiramente única e imersiva.

O Papel das Backrooms nos Jogos

Nos últimos anos, as Backrooms se tornaram um tema popular em jogos independentes e mods de comunidade. Os desenvolvedores são atraídos pela liberdade criativa que esses espaços oferecem, bem como pela capacidade de criar uma atmosfera de horror genuinamente única e perturbadora.

Alguns jogos exploram as Backrooms como uma ambientação secundária, adicionando elementos de horror interdimensional para aumentar a tensão e o suspense. Outros, como "The Backrooms Game", colocam os jogadores diretamente no papel de exploradores perdidos, forçando-os a navegar por esse labirinto surreal enquanto lutam para manter a sanidade.

Além disso, as Backrooms têm sido uma fonte de inspiração para designers de jogos de horror mais convencionais, influenciando o design de níveis e a narrativa para criar experiências mais inquietantes e imersivas.

As Backrooms representam uma faceta fascinante do horror interdimensional nos jogos. Sua atmosfera desoladora, falta de propósito claro e ênfase no desconhecido as tornam um atrativo significativo para os jogadores que procuram uma experiência verdadeiramente aterrorizante. Enquanto o fenômeno das Backrooms continua a crescer e evoluir, é provável que continuemos a ver sua influência nos jogos de horror e além, desafiando e perturbando os jogadores de novas maneiras inovadoras.

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