O gênero visual voxel é algo que consegue demonstrar a mais pura simpatia, como vemos bem em coisas como
Lego Minecraft, que se tornou um dos brinquedos mais vendidos da atualidade. Porém imagine voxel com elementos folclóricos de terror. Coisas como a
Mitologia Eslava ou mesmo o
Grimório das Bruxas nos mostra que tem uma tonelada de entidades que conseguem surpreender. E foi com essa base que foi criado "The Penjikent Creature".
A história do jogo é sobre um arqueólogo que identifica detalhes uma relíquia sogdiana, uma antiga civilização da Ásia Central. Trata-se de um quadro que foi encontrado por uma família décadas antes e ao perceber que essa relíquia está nas mãos de uma mulher que é tataraneta do homem que conseguiu o item, ele parte para Penjikent, uma cidade do Tajiquistão. Ela vive em uma fazenda a mais de 100km da cidade, e ao começar sua investigação, coisas estranhas passam a acontecer no lugar.
Esse é definitivamente um jogo que consegue impressionar pela quantidade de detalhes. Tanto pelos gráficos, quanto pela história. É definitivamente incrível como o pessoal da CampTeam Games conseguiu provar que é possível fazer um jogo indie gratuito que é bastante robusto nas pequenas coisas, quebrando o esteriótipo que tantos games de terror criaram onde apresentam algo focado apenas nos sustos, mas sem alma em relação ao universo.
Certamente o visual é a primeira coisa que chama a atenção, tendo aquele estilo voxel, com muitas coisas quadradinhas, porém bem charmosas. Só que o que se destaca mesmo é em como temos uma penca de objetos que deixam o ambiente muito completinho. Não chega ao nível de
Shadows of Doubt, mas claramente é uma coisa que vai pra aquele rumo.
O mesmo pode ser dito em relação a pequenos detalhes da movimentação. Por exemplo, o personagem tem corpo mesmo, e se você olhar pra baixo, vai ver. Não é só uma câmera levitando, e vão ser mostrados pequenos detalhes como abrir a porta do quarto ou bater à porta da casa. A sombra do protagonista também reage à iluminação. É muito detalhadinho.
Agora a história, essa sim é de alto nível! Eu acho uma pena que ainda tenho que me impressionar com algo tão básico hoje em dia. Afinal de contas enquanto você precisa programar detalhes como gráficos em um jogo, a história é algo que uma pequena pesquisa pode trazer muita coisa boa. E o pior de tudo é que histórias genéricas não são exclusividades de games indie. Mesmo jogos "Triplo A" costumam ter só histórias bem normais, sem o mínimo de esforço para tentar fazer algo grande.
Aqui, ao invés do tradicional "Tinha um monstro no lugar assombrado", adicionaram toda uma série de elementos folclóricos, misturaram com o trabalho de um arqueólogo, e posicionaram a coisa em um local super exótico, que é o Tajiquistão. Uma coisa que eu tinha reclamado em
The Chaput's Baby, que é brasileiro, foi o fato de que o cara perdeu a chance de fazer o jogo ambientado no Brasil, e resolveu colocar em um local gringo genérico.
Apesar de tudo esse é um jogo que é bastante rápido, então a coisa tem uma apresentação tão grandiosa, com introdução em um carro, cutscenes, visual bacana, história monstra, e conduções dos sustos são maravilhosas. Realmente os caras fizeram algo que você nota a elegância, e com isso tudo, a rapidez em que você zera pode ser um tanto decepcionante, pois isso faz gerar também uma expectativa absurda de ter algo grande.
Não chega a ser algo curto como
Rusty Barrel ou o cooperativo de horror gratuito
A Hell of Two Exorcists, mas ainda assim é curto. Só que, assim como
The Devil's Route, esse jogo conta com múltiplos finais. E você precisa explorar os pequenos detalhes pra conseguir fazer coisas diferentes, e também para resolver o mistério. No meu gameplay ali embaixo eu fiz dois dos finais.
Enfim, tá aí um joguinho que consegue impressionar e que mostra muito o potencial criativo da equipe por trás, fazendo desejar uma versão maior. Sem sombra de dúvidas é o tipo de coisa que poderia ser uma baita obra prima se os desenvolvedores recebessem grana pra fazer algo um pouquinho maior, já que com tão pouco eles conseguiram impressionar. Você pode baixar de graça aqui:
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Sobre games indie de terror
Nos
últimos anos, os jogos de terror indie gratuitos emergiram como uma
força dominante na cena dos videogames, criando ondas de entusiasmo
entre os jogadores e influenciando significativamente a cultura da
internet. Esses jogos, muitas vezes desenvolvidos por pequenas equipes
ou até mesmo por desenvolvedores individuais, oferecem experiências
únicas e emocionantes que cativam tanto os jogadores quanto os
espectadores online. Com o advento das plataformas de compartilhamento
de vídeo, como YouTube e Twitch, o fenômeno dos jogos de terror indie
gratuitos atingiu um novo patamar de popularidade, com criadores de
conteúdo e jogadores comuns se aventurando em mundos assustadores em
busca de emoções.
O Surgimento dos Jogos de Terror Indie Gratuitos
Nos
últimos anos, houve uma proliferação de jogos de terror indie
gratuitos, impulsionados pela acessibilidade de ferramentas de
desenvolvimento, como o Unity e o Unreal Engine, e pela facilidade de
distribuição por meio de plataformas digitais, como Steam, Itch.io e
Game Jolt. Esses jogos muitas vezes contam com orçamentos modestos, mas
compensam isso com narrativas envolventes, atmosferas arrepiantes e
mecânicas de jogo inovadoras.
O Papel dos Youtubers e Streamers
Os
jogos de terror indie gratuitos foram particularmente favorecidos pelos
criadores de conteúdo online, como Youtubers e streamers, que os
utilizam como material para seus vídeos e transmissões ao vivo. A
natureza muitas vezes imprevisível e assustadora desses jogos
proporciona momentos de tensão e suspense que são extremamente
cativantes para o público. Muitos criadores de conteúdo se
especializaram em jogos de terror, desenvolvendo uma base de fãs
dedicada que busca suas reações autênticas e engraçadas às situações
assustadoras que encontram.
O Impacto na Cultura da Internet
O
fenômeno dos jogos de terror indie gratuitos teve um impacto
significativo na cultura da internet, moldando memes, piadas e
referências que ressoam através de fóruns, redes sociais e comunidades
online. Jogos como "Slender: The Eight Pages", "Among the Sleep" e "Five
Nights at Freddy's" se tornaram verdadeiros ícones da cultura de jogos
de terror, inspirando fan art, teorias de conspiração e análises
detalhadas.
Além disso, os jogos de terror indie gratuitos têm
sido elogiados por sua capacidade de explorar temas e narrativas mais
complexos e perturbadores do que os jogos de terror mainstream. Muitos
desses jogos abordam questões como ansiedade, isolamento, trauma e perda
de uma maneira que ressoa profundamente com os jogadores,
proporcionando experiências emocionais profundas e duradouras.
O Futuro dos Jogos de Terror Indie Gratuitos
À
medida que a indústria de jogos continua a evoluir, é provável que os
jogos de terror indie gratuitos continuem a desempenhar um papel
significativo, oferecendo experiências únicas e inovadoras que desafiam
as convenções do gênero. Com o apoio contínuo de criadores de conteúdo e
jogadores entusiastas, é provável que vejamos uma nova geração de
desenvolvedores emergir, criando jogos de terror ainda mais ambiciosos e
arrepiantes.
Em suma, os jogos de terror indie gratuitos
representam uma emocionante fronteira na indústria de jogos, oferecendo
experiências assustadoras e inesquecíveis que ressoam com jogadores e
espectadores em todo o mundo. Com sua capacidade de evocar emoções
intensas e explorar narrativas profundas, esses jogos continuam a
cativar e inspirar uma comunidade apaixonada de jogadores e criadores de
conteúdo online.
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