O mundo dos super-heróis é tão clichê, que os próprios gigantes tentam fazer versões alternativas pra fugir do clássico herói puro impecável de bom coração que JAMAIS mata ninguém e tudo dá certo. Por isso fica tão interessante quando surgem obras como o
Mundo Adulto de Batman, ou ficamos vidrados em proposta como
Zumbis Marvel. Mas existem alguns heróis nos quadrinhos que já surgem de forma intrigante e sombria, normalmente sendo anti-heróis. E se em
Hellboy Omnibus temos a chance de ver a saga completa do zero, também temos duas opções de conhecer o Spawn.
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Tá aí um personagem que eu amo demais! Eu lia quando era criança, nos anos 90, sem internet. A atmosfera que me causava era maravilhosa. Isso porque todo esse ambiente urbano em locais periféricos, com mendigos e algo diabólico acontecendo, distante da segurança do lar, me deixava simplesmente encantado. Conseguia me absorver muito com sua atmosfera, já que a ideia de misturar super-herói com terror e adicionar elementos religiosos era bom demais!
A história é sobre Al Simmons, um assassino extremamente bem treinado do governo, que é traído, morre e obviamente vai para o inferno. Porém, Malebolgia, o Senhor do Oitavo Círculo do Inferno, faz um pacto com ele. Se ele se liderar suas legiões, lhe dará uma nova chance na terra. Ele aceita, mas não sabe a maldição que é. Volta deformado, anos depois, quando sua esposa já se casou e sua filha já cresceu, sendo destinado a viver uma vida de horror, com um simbionte em seu corpo que se torna um traje e outros formatos. Ao tentar quebrar o pacto, começa a ser perseguido, enquanto vive no lixo em um beco da cidade onde apenas mendigos demonstram um pouco de bondade.
Lançado em 1992, Spawn foi feito pelo Todd McFarlane, co-criador do Venom, e lançado pela Image Comics, que é exatamente uma editora que foi criada pra tentar facilitar o lançamento de obras independentes. O resultado é que Spawn se tornou a publicação independente mais longeva da história. Não foi só mais uma HQ que surgiu e morreu, conseguiu estourar e criar fãs fieis, ansiosos por uma história diferenciada.
Infelizmente, se a HQ foi publicada na década de 1990 por aqui, mas no começo dos anos 2000, a editora Abril cancelou. Porém, em 2024 a Panini decidiu relançar o herói no Brasil, mas com as centenas de edições, e o fato de que muita gente não conhece o personagem, ficou um pouco complicado. Afinal de contas, se por um lado os fãs que acompanhavam em inglês queriam algo moderno em nosso idioma, as outras pessoas precisariam entender melhor esse universo.
E foi assim que ela decidiu fazer dois lançamentos de uma vez, dando duas oportunidades para o público começar a colecionar. O primeiro é
Spawn Origens, contendo ao menos 7 edições da publicação original em cada volume. Já a outra HQ se chama apenas
Spawn, e o volume 1 apresenta a edição 296 a 300. Essa segunda publicação também pode ser colecionada por quem não conhece o anti-herói. Isso porque apresenta os pontos-chave, resumindo tudo até então.
Ou seja, dá pra colecionar os dois de uma vez, já que com Spawn, você tem uma noção mais moderna da coisa, enquanto Spawn Origens serve como "flashback", apresentando de forma completa tudo o que aconteceu. Acaba sendo uma forma para agradar os dois públicos de uma vez, e perfeito também para relembrar os velhos tempos, se você for um fã antigo.
Quando a Panini abriu a pré-venda, foi um daqueles itens com estouro monstruoso, e depois a cada edição só cresceu. Pra ter uma ideia, Spawn Origens, se tornou o item que mais disparou nas vendas antes mesmo de ser lançado. Mas não apenas o item da categoria quadrinhos, mas sim da categoria LIVROS, que tem tudo quanto é item impresso presente. Caso você tenha interesse, confira:
💀COMPRE SPAWN EM PORTUGUÊS💀 O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado
todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram
hoje?
Confira no link de afiliado Amazon!
Sobre o universo de Spawn
Spawn, o icônico anti-herói dos quadrinhos, emergiu das profundezas do inferno para se tornar um dos personagens mais cativantes e duradouros da cultura pop. Criado pelo lendário escritor e ilustrador Todd McFarlane, Spawn fez sua estreia em maio de 1992, nas páginas da revista "Spawn" #1, publicada pela Image Comics. Desde então, ele tem encantado e intrigado leitores com sua complexa história, sua moral ambígua e seu visual distintivo. Vamos mergulhar na história desse anti-herói sombrio e explorar sua jornada através dos quadrinhos.
O Nascimento de Al Simmons:
A história de Spawn começa com Al Simmons, um agente do governo dos Estados Unidos que é traído e assassinado por seu próprio chefe. Devido à natureza cruel de suas ações durante sua vida, Simmons é enviado ao inferno. No entanto, ele faz um pacto com o demônio Malebolgia para retornar à Terra e ver sua esposa novamente. Em troca, Simmons se torna um Hellspawn, um soldado infernal encarregado de liderar as hordas demoníacas na batalha contra o Céu.
A Transformação em Spawn:
Ressuscitado como Spawn, Al Simmons retorna à Terra, mas descobre que anos se passaram desde sua morte e sua esposa, Wanda, agora está casada com seu antigo melhor amigo, Terry Fitzgerald. Preso em um corpo desfigurado e com poderes sobrenaturais, Spawn luta para encontrar seu lugar no mundo e recuperar sua humanidade perdida. Sua jornada o leva a confrontar uma variedade de inimigos, incluindo demônios, anjos e figuras do submundo do crime.
O Universo Expandido de Spawn:
Ao longo dos anos, o universo de Spawn foi expandido para incluir uma série de personagens e histórias interligadas. Personagens como Violator, Malebolgia, e Cogliostro desempenham papéis significativos na mitologia de Spawn, enquanto figuras como Angela e Redeemer acrescentam complexidade ao mundo do anti-herói. Além disso, spin-offs e séries derivadas, como "Sam and Twitch" e "Hellspawn", exploram diferentes aspectos do universo de Spawn, enriquecendo ainda mais sua narrativa.
A Evolução do Personagem:
Uma das características mais marcantes de Spawn é sua evolução ao longo do tempo. Inicialmente retratado como um anti-herói sombrio e vingativo, ele gradualmente desenvolve uma consciência moral e começa a lutar contra as forças do mal que o transformaram. Sua jornada de autoconhecimento e redenção o coloca em conflito com sua própria natureza demoníaca e levanta questões profundas sobre livre arbítrio, responsabilidade e redenção.
O Legado de Spawn:
Ao longo de suas três décadas de existência, Spawn se estabeleceu como um dos personagens mais duradouros e influentes dos quadrinhos. Sua popularidade se estendeu para além das páginas dos quadrinhos, inspirando uma série animada de sucesso na década de 1990, bem como uma série de brinquedos, jogos e uma adaptação cinematográfica em 1997. Além disso, a perseverança de Todd McFarlane em manter o controle criativo sobre o personagem estabeleceu um modelo para criadores independentes na indústria de quadrinhos.
Spawn é muito mais do que apenas um anti-herói de quadrinhos; ele é um ícone cultural cuja influência se estende por décadas. Sua história de redenção, luta e autodescoberta ressoa com os leitores, enquanto seu visual distinto e seu universo rico continuam a cativar a imaginação. Enquanto o mundo dos quadrinhos continua a evoluir, Spawn permanece como uma presença formidável, lembrando-nos das complexidades da condição humana e da eterna batalha entre o bem e o mal.
2 Comentários
massa demais, joguei muito Spawn: Armageddon no ps2, e Spawn - In The Demon`s Hand no Dreamcast (era meu jogo favorito do dream, nostalgia...) li bastante também nas bancas pq não podia comprar na época, e o rapaz deixava eu ler as HQ kakaka
ResponderExcluirNossa, que rapaz bacana hahaha. Nas banquinhas vez ou outras tinham umas pessoas legais pra caramba mesmo. Por outro lado tinha outros que eram verdadeiros capetas kkkkk. XD
Excluir