Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Sengoku Dynasty | Simulador de vida no Japão Feudal com modo cooperativo

O Japão é um daqueles países que nos encanta demais com sua cultura, e não é algo que está limitado à modernidade. Enquanto ficamos fascinados ao desvendar seus segredos em obras como Tóquio Proibida: Uma viagem perigosa pelo submundo japonês, é fácil mergulhar em outros elementos completamente diferentes, como os Clássicos Japoneses Sobrenaturais, ou somente a arte, como o caso do quadro mais reproduzido do mundo, que muita gente tem em casa, ou já viu por aí, e nem ao menos sabe que é uma obra japonesa. E claro, temos os samurais! E se você sempre sonhou em viver nessa época, hoje vamos falar de um simulador de vida no Japão Feudal.
 
A história é ambientada na idade média japonesa, mais precisamente durante o período Sengoku, quando uma série de guerras caiu sobre o Japão. Muitas vilas foram destruídas e pessoas se espalharam sem ter para onde ir. Você é um desses sobreviventes, e decide criar um povoado para liderar pessoas e protegê-las.
Talvez você já tenha ouvido falar do Wild West Dynasty, que te coloca em um mundo aberto no Velho Oeste e é preciso criar uma cidade, ou do famoso Medieval Dynasty, que é um baita simulador de vida medieval. Ambos são da mesma série que Sengoku Dynasty, mas nenhum deles é feito pela mesma desenvolvedora, portanto você pode esperar peculiaridades. O que as liga é a distribuidora, a  Toplitz Productions.

Mas no geral, todas as obras têm a mesma premissa, que é oferecer um imenso mundo aberto natural onde é misturado o gênero survival com o gênero administração de cidade. E aqui o que temos é isso, um game em que você precisa fazer uma vila funcionar, mas também tem que lidar com os perigos que rodeiam as suas terras.
O que temos aqui não é um survival do tipo V Rising ou ICARUS, que só tem os recursos para você coletar e inimigos para vencer. Existem pessoas vagando pelo universo de Sengoku Dynasty, e você vai conhecê-las, conquistar sua amizade e fazer missões pra elas. Isso acaba fazendo com que ele tenha elementos de RPG também.

Você pode entrar nesse mundo sozinho ou pode chamar um amigo para se aventurar com você. Em conversas com NPCs existe inclusive a opção de colocar o amigo para participar e imediatamente ele começar a ouvir o que vocês estão conversando. Ou é possível que um converse, enquanto o outro vá fazer outra coisa, como coletar recursos.
O foco inicial é construir um assentamento, que começa com algo básico, uma tenda e uma fogueira. Mas depois disso, você vai crescendo, deixando as coisas mais sofisticadas. Faz uma casa e logo começa a expandir. Da mesma forma, você passa a atrair pessoas para a vila e as coloca para trabalhar, mantendo o lugar.

Assim como survivals em geral, existe a coleta de recursos brutos, mas você precisa ir refinando o material para fazer coisas variadas. Então é preciso criar ferramentas (que se quebram com o tempo), e as usar para a coleta e, assim como refino. De pouco em pouco você vai vendo as coisas crescendo, podendo ser com a ajuda do seu amigo ou com cada um focando na sua.
Logo o senso de aventura aparece e vocês começam a adentrar no mundo para ver o que ele tem a oferecer. Nós ficamos muito empolgados quando vemos games do tipo Trek to Yomi, ou filmes como Sugata Sanshiro, que apresentam aquele climinha agradável de jornada pelo Japão antigo, com aquelas simpáticas vilas. E aqui você tem a opção de liberdade em vagar por todo esse mundo.
 
Acaba sendo impossível não notar o belo ambiente de simulação do Japão da era medieval, com flores de cerejeiras e toda a vegetação que tanto aparece em obras que representam aquele país. Você certamente vai se sentir tentado a mudar sua vila para um local que agrade mais e que seja mais próximo de certos recursos.
Você escolhe o seu jeito de jogar, pode ser que queira focar na caça, mas também na plantação, no desenvolvimento de itens essenciais, ou mesmo em criar armas para poder enfrentar os inimigos e proteger a sua cidade. Ainda é possível jogar em primeira ou terceira pessoa, para que você possa ficar mais à vontade.

Sengoku Dynasty é um jogo que é perfeito para quem se maravilha com obras do Japão Feudal. Se você ficou maravilhado com a ambientação fantasmagórica de filmes como Contos da Lua Vaga, o universo mitológico de Sekiro, ou a mais pura beleza de obras como Okami, aqui é apresentada uma opção maravilhosa de ficar livre nesse ambiente.
Enfim, apesar de seus bugs, esse é um jogo que com certeza pode gerar muita diversão, apresentando uma opção bastante diferenciada de survival. E, para quem tiver paciência, pode ser realmente um daqueles jogos que sempre vão ser reinstalados para experimentar uma aventura nova, já que as coisas podem ser guiadas para caminhas bem diferentes.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha nos preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos!)

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 

Sobre o Período Sengoku

O Período Sengoku, também conhecido como a "Era dos Estados Combatentes", foi um período tumultuado na história do Japão que se estendeu do final do século XV até o início do século XVII. Essa era foi marcada por intensos conflitos militares, rivalidades feudais e significativas mudanças sociais e políticas. Vamos explorar os eventos e as características que definiram essa época fascinante na história japonesa.

Contexto Histórico:

O Período Sengoku teve início no final do século XV, quando o Shogunato Ashikaga, que havia governado o Japão por mais de 200 anos, começou a enfraquecer devido a conflitos internos e à falta de autoridade central. Esse declínio levou a um vácuo de poder, abrindo caminho para conflitos entre daimyos (senhores feudais) regionais que disputavam o controle do país.

Guerras e Conflitos:

A característica mais marcante do Período Sengoku foi a frequência e intensidade das guerras civis. Daimyos rivais e clãs guerreiros, como os Takeda, os Uesugi, os Oda e os Tokugawa, lutaram por território, poder e supremacia. Batalhas icônicas, como a Batalha de Sekigahara (1600), foram decisivas para a formação do futuro Japão unificado.

Inovações Militares:

O Período Sengoku testemunhou avanços significativos nas táticas militares e armamentistas. A introdução de armas de fogo, como arcabuzes e mosquetes, alterou a dinâmica dos campos de batalha. Além disso, a ascensão dos samurais como forças profissionais e a ênfase na cavalaria foram mudanças notáveis na estratégia militar.

Unificação sob Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi:

Do caos emergiu a figura notável de Oda Nobunaga, que conseguiu consolidar o poder em grande parte do Japão antes de ser assassinado em 1582. Seu sucessor, Toyotomi Hideyoshi, continuou a obra de unificação, concluindo-a após a Batalha de Sekigahara em 1600.

Estabelecimento do Xogunato Tokugawa:

A Batalha de Sekigahara marcou o início do período Edo, durante o qual Tokugawa Ieyasu emergiu como o líder supremo do Japão. Ele estabeleceu o Xogunato Tokugawa, que durou até meados do século XIX, trazendo uma era de paz relativa conhecida como "Pax Tokugawa". Durante esse período, houve uma significativa estabilidade política, mas também um isolamento quase total do Japão em relação ao resto do mundo.

Transformações Sociais e Culturais:

O Período Sengoku não foi apenas uma época de guerra; também viu mudanças profundas na sociedade japonesa. A mobilidade social aumentou, e as classes mercantes ganharam influência econômica. Além disso, o desenvolvimento do chanoyu (cerimônia do chá), ikebana (arranjo de flores) e outras formas artísticas floresceu nesse contexto de incerteza.

Legado do Período Sengoku:

O legado do Período Sengoku permanece evidente na cultura japonesa moderna. As histórias de coragem e estratégia dos líderes militares desse período são celebradas em lendas, peças teatrais, filmes e obras literárias. Além disso, a estrutura social e política estabelecida durante o Xogunato Tokugawa influenciou o Japão por séculos.

O Período Sengoku foi uma época tumultuada e desafiadora na história japonesa, mas também foi um período de inovação, transformação e formação de uma identidade nacional. O conflito constante moldou o Japão de maneiras profundas, deixando um legado duradouro que ainda é sentido e apreciado nos dias de hoje. Essa era de guerras e mudanças é um capítulo essencial na rica tapeçaria da história japonesa.

 

Postar um comentário

0 Comentários