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Portal 64 | Um demake tão incrível, que parece ter feito a Valve ficar com medo da Nintendo

Não há dúvidas de que gamers não se esquecem outras épocas e uma das maiores provas disso é a emulação. É enorme a quantidade de pessoas que pega o GameSir X2 exclusivamente pensando em emuladores, mesmo ele suportando o Geforce Now e Game Pass pra jogos modernos. Da mesma forma vemos coisas como aquele Mini Playstation com 93 mil jogos emulados de vários consoles, ou a demonstração mais pura de que o povo quer relembrar, com a versão moderna do controle do Super Nintendo, que tanta gente tem. Porém a coisa vai a outro nível com os demakes, e mais ainda quando esses demakes rodam em seus consoles originais, e assim foi com Portal 64! Projeto fenomenal com fim drástico.

Se você não conhece, o fantástico mundo dos demakes apresenta jogos atuais refeitos como se tivessem sido lançados para consoles antigos. Afinal de contas, imagina o tanto de ideias boas modernas que poderiam ter chegado há anos atrás? Tem coisas que são maravilhosas e com certeza funcionariam em consoles antigos, portanto temos obras como Pixel Souls Demastered, Bloodborne PSX, Nier: Automata Demake, Minecraft 8bits, Grand Theft Audio 3, Low Knight, e mais!
Porém no geral, demakes são na verdade engines modernas apenas simulando o visual e jogabilidade. Isso porque fazer algo em uma engine antiga que rode em um console dos anos 90 é muito mais complexo do que só mostrar um visual e limitar a jogabilidade. Mas não quer dizer que isso não exista, e é por isso que temos Elden Ring GB, que funciona de verdade em um Game Boy, e 204863, que é um demake de Silent Hills também para o portátil da Nintendo.

E no Nintendo 64 também temos variações! Enquanto Dark Souls 64 é um jogo de PC simulando o visual do console, Super Mario Odyssey 64 e Super Mario Maker 64 são modificações de Mario 64 que funcionam no console exatamente por serem mods, há coisas que foram feitas do zero, tendo que construir modelos e mecânicas em cima de um outro jogo sem se dar ao luxo de já ter algo pronto, como os do Mario! E esse é o caso do ambicioso Portal 64! Confira:
O game pode ser emulado, mas também pode ser rodado em um Nintendo 64 mesmo! O desenvolvedor James Lambert refez 13, das das câmaras do Portal Original. Infelizmente ele ficou proibido de fazer o resto, pois a Valve entrou em contato e pediu para ele cancelar o projeto. Isso soa muito bizarro, visto que a Valve sempre foi liberal a ponto de deixar os fãs fazerem um remake de Half-Life e ganhar dinheiro com isso, como foi o Black Mesa Source. E o motivo é que pelo jeito foi medo da Nintendo.

Pra quem não lembra, em 2023 a Nintendo atacou a Valve pra não permitirem o lançamento de um emulador lá, e a coisa deve ter sido mais traumática do que o normal. Isso porque a dona da Steam entrou em contato com o desenvolvedor e pediu para que ele parasse porque o projeto tinha que "depender das bibliotecas de propriedade da Nintendo". Bizarro, né? Até porque se desse ruim, não ia ser pra Valve. O que será que a mãe do Mario fez?
 
Já, sobre o projeto, sinceramente, eu nem imaginava que seria possível fazer a mecânica de portais em um console tão antigo. Considero um verdadeiro milagre o que o cara fez com isso. Lembrando que você precisa de um emulador como o Prokect64 pra rodar. Você pode fazer o download aqui:


Essa não é a primeira vez que vemos um demake de Portal, já tivemos algumas coisas realmente muito curiosas, indo desde o inesquecível e extremamente viciante Portal 2D, que é fácil se maravilhar, até o crossover inusitado Mari0, que é uma pequena obra prima, misturando Mario e Portal com puzzles fantásticos. E também tivemos uma outra obra tão grandiosa quanto Portal 64, que foi a Aperture Science, um demake pra Nintendo DS! Mas e você, o que achou?

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Sobre Portal

Desenvolvido pela Valve Corporation, Portal é um jogo que revolucionou a forma como encaramos os desafios de resolução de quebra-cabeças e a narrativa nos videogames. Lançado em 2007 como parte da coletânea "The Orange Box", o jogo recebeu aclamação crítica e se tornou um fenômeno de culto. Sua abordagem única de jogabilidade e enredo cativante continuam a influenciar a indústria de jogos até hoje.

Enredo e Personagens

Portal mergulha os jogadores em um ambiente controlado por uma inteligência artificial conhecida como GLaDOS (Genetic Lifeform and Disk Operating System). A protagonista, Chell, é uma cobaia humana nos testes de laboratório de GLaDOS, enfrentando desafios que exigem o uso criativo do "Aperture Science Handheld Portal Device" - um dispositivo que cria portais interdimensionais.

Apesar de sua simplicidade aparente, a narrativa de Portal é marcada por humor negro e uma atmosfera única. GLaDOS, com sua voz robótica, fornece comentários sarcásticos e desdenhosos enquanto guia Chell pelos testes. A falta de outros personagens humanos cria uma sensação de isolamento, intensificando a atmosfera misteriosa e opressora do jogo.

Jogabilidade Inovadora

O principal destaque de Portal é sua jogabilidade inovadora baseada na criação de portais. Os jogadores podem abrir portais em superfícies específicas e atravessá-los para resolver quebra-cabeças desafiadores. Essa mecânica introduz um novo nível de criatividade e estratégia, permitindo que os jogadores pensem em três dimensões de uma maneira totalmente nova.

À medida que o jogo progride, novos elementos são adicionados, como gel que altera a física e comportamento dos portais, proporcionando uma variedade crescente de desafios. A simplicidade do conceito contrasta com a complexidade dos quebra-cabeças, incentivando os jogadores a pensar fora da caixa.

Estilo Visual e Trilha Sonora

Portal apresenta um estilo visual limpo e minimalista, com ambientes estéreis e futuristas que contribuem para a atmosfera única do jogo. A paleta de cores frias e a iluminação eficaz realçam a sensação de confinamento e experimentação. O design dos portais em si é icônico, com a distorção visual característica que ocorre ao atravessar essas passagens interdimensionais.

A trilha sonora, composta por Mike Morasky, é igualmente notável. Canções como "Still Alive" e "Want You Gone" são não apenas parte integrante da experiência, mas também alcançaram reconhecimento fora do jogo. A música contribui para a atmosfera peculiar e memorável de Portal.

Impacto Cultural e Legado

Portal não apenas recebeu elogios da crítica, mas também influenciou significativamente outros jogos. A abordagem única de resolução de quebra-cabeças e a narrativa envolvente abriram caminho para uma nova era de design de jogos.

O sucesso do jogo levou ao lançamento de uma sequência, Portal 2, que expandiu ainda mais a história e a jogabilidade. Além disso, elementos de Portal foram incorporados em outros títulos da Valve, como Half-Life 2: Episode Two.

Portal é mais do que apenas um jogo; é uma experiência que desafia a mente e cativa os jogadores com uma narrativa peculiar e mecânicas de jogo inovadoras. Sua influência duradoura na indústria de jogos e a adoração contínua dos fãs atestam sua posição como um clássico moderno. Ao explorar os portais da imaginação, a Valve proporcionou uma jornada única e inesquecível que continuará a ser lembrada e apreciada por muitos anos.

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