O mundo dos mangás é vasto e oferece uma infinidade de obras que às vezes até deixamos passar. Tipo o inusitado
Dragon Ball Gaiden, com sua proposta tão provocativa, mas pouquíssimo comentado. O mesmo para
Resident Evil: Marhawa Desire, que chegou a sair no Brasil, mas foi algo bem discretinho e pouquíssimas pessoas têm. E, temos clássicos como
Vampiros, que mostrou o lado sombrio de Osamu Tezuka. Mas em meio a tantas opções e tantas coisas underground, um dos mestres simplesmente sumiu por um tempo, e isso acabou gerando uma obra que se torna peculiar exatamente por simbolizar bem a coisa.
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No começo do milênio, tivemos
a obra de Junji Ito que o fez estourar no mundo inteiro. Aquela bizarrice colocou o autor no palco mundial. Chamou muito a atenção e criou uma legião de fãs. Como estávamos no início da era da internet, não foi uma surpresa tão grande ele não ter o destaque que teria se fosse uma personalidade descoberta em tempos modernos. Mas ainda assim, com a quantidade monstra de publicações, foi um autor que não teve a atenção que merecia, e foi diminuindo, diminuindo, até virar só "Aquele autor que fez o fantástico Uzumaki!".
E isso aconteceu porque em 2006 ele publicou
Contos Esmagadores, e depois disso, foi fazendo outras trabalhos e quando menos esperou, se passaram oito anos e ele simplesmente não notou que o tempo passou tão rápido, até retornar. E quando retornou, estava enferrujado! Tanto que a primeira história não é a que foi publicada, ela era bem diferente. Isso porque, ao enviar para o editor, ele achou uma desgraça e o mangaká reescreveu tudo.
Fragmentos do Horror é uma obra que mostra claramente a tentativa de um artista em tentar retornar ao que já foi. Um volume que reúne obras interessantes, mas também obras que notavelmente foram criadas em sua tentativa de retornar ao ritmo e exercitar sua criatividade. Lançado em 2014, após um hiato de 8 anos, essa obra vendeu feito água, e marcou o retorno dele em vários locais, inclusive no Brasil, que foi lançado pela Dark Side. Até então o autor só se destacava por Uzumaki, e o público ficou maravilhado de ter mais.
É notável que ele conseguiu "ficar em forma" novamente graças a essa obra. Isso porque, ao contrário de muitos artistas que ficam decadentes com o passar dos anos, ele continuou escrevendo, e tivemos
Declínio de um Homem, considerado por muitos como uma obra prima, e inclusive fugindo do padrão do autor.
No Brasil, o acabamento feito foi fenomenal, em capa dura, e com um efeito muito peculiar, que é um verniz transparente com figuras fantasmagóricas que só podem ser vistas quando a luz bate em determinados ângulos. Também tem um preço que atrai muito mais do que boa parte das obras do autor, sendo a porta de entrada perfeita para quem quer conhecer.
Enfim, tá aí um mangá que acaba sendo uma obra peculiar mais pela história de como foi feita, do que pelas histórias em si. É o tipo de item que fãs do autor precisam ter, já que não é apenas mais uma coleção do mangaká, mas algo que têm uma "essência" da jornada de seu criador como autor de terror, apresentando altos e baixos. Atualmente é possível achar cópias no Brasil ainda. Confira:
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Sobre Junji Ito
Junji
Ito, nascido em 31 de julho de 1963 na prefeitura de Gifu, Japão, é um
renomado autor de mangás e um dos mestres do horror no mundo dos
quadrinhos. Com uma carreira que se estende por décadas, Ito ganhou
reconhecimento internacional por suas histórias únicas, perturbadoras e
muitas vezes surrealistas. Seus trabalhos são conhecidos por explorar os
limites do horror psicológico e do grotesco, levando os leitores a um
universo sombrio e fascinante.
A
carreira de Junji Ito começou a ganhar destaque na década de 1990,
quando suas histórias começaram a ser publicadas em revistas de mangá
japonesas. Seu estilo distintivo, combinando um traço detalhado e
realista com elementos grotescos, chamou a atenção dos leitores e
críticos. Em 1998, Ito lançou uma de suas obras mais icônicas,
"Uzumaki," que significa "espiral" em japonês.
"Uzumaki"
é uma obra-prima do horror mangá que mergulha os leitores em uma cidade
assombrada por uma obsessão bizarra com espirais. Ito explora a
transformação física e psicológica dos habitantes de Kurôzu-cho à medida
que eles são consumidos pela espiral, transformando o cotidiano em
pesadelos surreais. A narrativa é intensa e inquietante, com Ito
habilmente construindo uma atmosfera de horror cósmico que é única em
sua execução.
Além de "Uzumaki,"
Junji Ito produziu uma série de obras impactantes que solidificaram sua
posição como um mestre do horror. Entre elas, "Tomie" explora a natureza
macabra da imortalidade, enquanto "Gyo" apresenta uma história de
invasão marinha surreal e aterrorizante. Cada obra de Ito oferece uma
experiência única, mas todas compartilham a assinatura inconfundível do
autor.
O traço de Junji Ito é distintivo e
reconhecível à primeira vista. Sua habilidade em retratar detalhes
realistas é combinada com uma imaginação surreal e monstruosa. Os
personagens de Ito muitas vezes enfrentam transformações grotescas e
perturbadoras, refletindo os temas de horror corporal e psicológico que
permeiam suas histórias. Seus cenários são meticulosamente desenhados,
criando uma sensação de realismo que intensifica o horror.
A
influência de Junji Ito se estende muito além das fronteiras do Japão.
Suas obras foram traduzidas para vários idiomas, permitindo que fãs ao
redor do mundo apreciem o talento único do autor. Além disso, suas
histórias inspiraram cineastas, escritores e artistas em diversas
mídias, consolidando seu status como um dos maiores nomes no mundo do
horror.
Junji Ito é uma figura lendária no mundo do mangá e do
horror. Seu impacto transcende fronteiras culturais, e suas obras
continuam a cativar e aterrorizar leitores ao redor do mundo. Com sua
habilidade única de transformar o cotidiano em pesadelos surrealistas,
Junji Ito permanece como um mestre do gênero, cujo legado continuará a
influenciar gerações futuras de criadores de horror.
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