Na cultura pop temos muitas obras adaptadas para outros tipos de mídia e que acabam sendo uma verdadeira surpresa pra muita gente. Às vezes por pouca divulgação, como o livro de Quantum Break, que inclusive saiu em português, às vezes por parecerem ser algo meio diferente do estilo da pessoa que adapta, como Declínio de um Homem, que colocou o Junji Ito pra encarar uma história realista. Porém tem vezes que essa inspiração surpreende ainda mais por ser algo surreal inspirado em uma história real. E em 1971, o mundo ficou chocado com as sensações ruins causadas pelo livro de "O Exorcista", que se popularizou mais com o filme. No entanto esse livro foi inspirado em um acontecimento real!
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Hoje em dia temos uma tonelada de filmes sobre exorcismo que saem de montão. No fim das contas todo mundo sabe que essa moda só pegou por causa do filme de "O Exorcista", porém é sinistro saber que a fonte do filme foi uma história de algo bastante bizarro que aconteceu no final da década de 40 e foi tão cabuloso que acabou saindo no jornal. E foi desse acontecimento que veio a ideia do filme que deu origem ao filme.
Em "Exorcismo", o jornalista Thomas B. Allen, apresenta o resultado de uma pesquisa extremamente profunda sobre esse sinistro caso de 1949. Ele fez entrevistas com pessoas que estavam ligadas ao caso, usou o diário detalhado do padre que praticou o exorcismo, e foi atrás das mais variadas fontes de onde pudesse extrair mais informações e respostas.
As páginas relatam o que aconteceu com um menino de 14 anos que a igreja católica documentou com os pseudônimos Robert Mannheim, Roland Doe e Robbie Mannheim, pra preservar a identidade do horror que aconteceu com o garoto e passou a ser um caso conhecido como "Exorcismo de Roland Doe".
Esse menino tinha ma tia chamada Harriet, que o presenteou com uma tábua de ouija. Esse garoto passou a brincar com a tábua com frequência, sendo parte de seu dia a dia, e como se tratava da década de 40, sem um forte apelo de filmes de terror pra dar asas à imaginação, ele fazia isso com tranquilidade. Como se fosse uma atividade diferenciada divertida, tipo "Vou conversar com um fantasma".
Mas após a morte da tia, começam a acontecer coisas estranhas na casa, ele ouve passos perto dele toda vez que vai dormir, luzes acendem e apagam na casa e surge um cheiro de fezes forte pela casa inteira. E não demora para a coisa começar a acontecer além da casa. Na escola, a cadeira do menino se move com força a ponto do professor chamar a atenção.
Isso faz com que a família chame um padre, e ele documenta de forma detalhada os acontecimentos. Logo o menino começa a se comportar de um jeito estranho. Fala com uma voz diferente e parece ficar fora do controle. Não é algo exagerado como girar a cabeça, igual aparece no filme, mas algo que é bem sinistro com uma pessoa agindo de forma bizarra.
O livro é bonitão, com um acabamento super luxuoso em capa dura. Além do mais a Dark Side Books resolveu colocar um detalhe que certamente vai deixar muitos leitores tentados, ou simplesmente nervosos. Assim que você abre o livro, se depara com uma tábua de ouija, apenas te esperando para ver se você tem coragem de jogar, ainda mais depois que vê o que acontece com o menino.
Então se você gosta de terror, mas também acha interessante acontecimentos macabros que foram documentados, certamente vai adorar esse aqui. A forte ligação com a cultura pop e a influência que essa história causou em obras de terror é realmente algo que a torna bastante notável e que talvez te faça querer ver todas as bizarrices que rolaram. Apesar de já ter sido lançado há algum tempo, ainda existem cópias disponíveis. Confira:
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado
todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram
hoje?
Confira no link de afiliado Amazon!
0 Comentários