O gênero terror gerou vários autores conhecidos em épocas diferentes e estilos diferentes. Muitas obras marcam de seu próprio jeito. Em Fragmentos do Horror, vemos Junji Ito tentando sair da ferrugem. Em Grandes Contos, temos H.P. Lovecraft completamente focado no Horror Cósmico. E até obras brasileiras como Noite na Taverna, publicado no século XIX, e mostra as mais variadas atrocidades da mente do Álvares de Azevedo. Claro que Stephen King teria que ter algo de destaque, e são várias as opções, entre elas, o seu primeiro livro! Afinal, todo mestre de terror tem que ter o primeiro passo, né?
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Carrie White é uma adolescente de 16 anos que é infernizada na escola.
Completamente ingênua, com uma mãe religiosa obcecada que acredita que
tudo é pecado, e com sua vida sendo um inferno tanto dentro quanto fora
de casa. Até que ela começa a manifestar poderes psíquicos que aparecem
apenas em momentos de muito estresse. Dessa forma precisa lidar com a
puberdade, e uma força poderosa e extremamente destrutiva. Publicado em 1974, e muito mais conhecido no Brasil pelo filme "Carrie, a Estranha" de 1976, esse foi um livro que quase não viu a luz do dia. Stephen King era professor de inglês e tinha complicações para pagar as contas, por isso escrevia contos para pegar uns extras que ajudavam muito. Até que, com as coisas apertando muito, sua esposa fez uma pressão pra que escrevesse um livro. Ele fez três páginas de Carrie, amassou e tacou no lixo. Sua esposa então recuperou as folhas, leu e disse que gostou e o incentivou a continuar. Ele fez mais pra agradar, e nem imaginava que se tornaria uma estreia estrondosa!
Um dos maiores destaques de Carrie, é o quanto esse livro consegue carregar uma sensação horrível de humilhação, revolta e satisfação de forma extremamente dolorosa. King se destacou exatamente por fazer o leitor sentir aquilo. É óbvio que os autores que conseguem passar isso é porque fizeram a obra de uma forma bastante pessoal o suficiente para transportar essa sensação para as palavras, e quem lê consegue sentir essa energia.E o motivo disso é explicado pelo próprio King. Sua experiência como professor lhe permitiu observar de forma prática os comportamentos de adolescentes em uma escola. O bullying, as brincadeiras, reações, alegria e sofrimento. Assim como também presenciou meninas sofrendo bullying em sua época de estudante. Somado isso, a algumas coisas interessantes, como um recorde de jornal sobre atividades paranormais, e a ideia de fazer um "Cinderela ao contrário", o resultado foi um livro de extremo impacto.
Então aqui temos uma obra que desde o início faz com que a pessoa sinta toda a revolta e rancor. Carrie não é uma personagem malvada em essência, mas é extremamente ingênua. Já na primeira parte é descrito ela no chuveiro compartilhado, tendo sua primeira menstruação de forma tardia. Em desespero, e sem a mãe fanática religiosa jamais ter comentado sobre, ela não sabe o que fazer. E as meninas começam a tacar absorvente nela e ridicularizar, xingar de nojenta, entre outras coisas.A construção em cima da injustiça da personagem, e a ideia de poder esmagador que ela pode manifestar faz com que um sentimento horrível seja desenvolvido dentro do leitor. Uma sensação de revolta, mas também perturbadora com a ideia de até onde nos seguraríamos para dar o troco antes de nós mesmos nos tornarmos o próprio monstro.
Carrie foi publicado no Brasil algumas vezes, sendo que a editora Suma de Letra lançou uma edição maravilhosa de luxo para a "Coleção Biblioteca Stephen King", que tem o padrão de ser super elegante. É um livro minúsculo em relação às obras exageradas do autor, tendo apenas 208 páginas. Mas a edição é tunada, em capa dura, com um forte efeito de rosa e sangue escorrendo. Simplesmente lindona demais. Apesar de ter esgotado por um tempo, atualmente essa edição está disponível. Confira:
💀VEJA A LISTA DE LIVROS EM PORTUGUÊS DE STEPHEN KING!💀
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado
todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram
hoje?
Confira no link de afiliado Amazon!
Sobre Stephen King
0 Comentários