Existem diversas obras que quando vêm para o Brasil, têm o mesmo visual lançado lá fora, como os livros de World of Warcraft, ou ainda coisas que são padronizadas mundialmente, como as edições especiais de Evangelion. No entanto, no Brasil a ideia de "Não julgue o livro pela capa" não funciona muito bem, porque se tem uma coisa que muitas editoras daqui conseguem, é investir PESADO em capas. Você vê isso com coisas maravilhosas como relançar a capa original de Drácula por aqui. E a saga das Crônicas de Gelo e Fogo geram inveja nos estrangeiros com o visual de nossas capas.
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
É verdade que existem muitos livros que têm capas horrorosas que dão aquela sensação de livro chatíssimo. Porém chegou a um ponto em que no Brasil as editoras notaram que impacto visual é importante e que um investimento em uma capa maravilhosa vai trazer um retorno incrível. Isso porque as pessoas querem ter estantes bonitas, e quando estão por aí e olham aquela capa linda, a chance de pegarem pra dar uma olhada é muito maior.
E assim foi com vários livros, incluindo As Crônicas de Gelo e Fogo, que é a série de livros que deu origem à série da HBO, Game of Thrones. E para isso, a editora Leya contratou o artista francês Marc Simonetti para fazer as capas brasileiras da coisa. Ao contrário do que muitos pensam, essas não são as capas francesas, apenas foram encomendadas por uma editora brasileira, não é uma prática incomum. Confira:
Não é incrível como esse artista consegue capturar a mais pura essência da beleza e do horror ao mesmo tempo? Isso combina tão bem com Westeros e Essos, essa sensação de que é algo grandioso e que consegue encantar, mas que ao mesmo tempo é algo perigoso e medonho, cheio de traição e horrores ocultos.A imagem da Muralha, por exemplo, mostra muito bem a grandiosidade da coisa, um ambiente congelado com personagens minúsculos vistos de longe, uma vastidão de terras perigosas no horizonte, e uma mistura do natural e de uma estrutura enorme feita por mãos humanas. Simplesmente o cara tava muito em sintonia com a coisa. Talvez esse tenha sido o motivo da editora Suma ter lançado a sua versão belíssima do livro de Sangue & Fogo, com capa do Jean-Michel Trauscht, sendo esse o livro que deu origem à série "A Casa do Dragão".
Naturalmente as capas chamaram a atenção lá fora, e é fácil ver gringos elogiando e perguntando se não vão sair na língua deles. Mas, como foi um trabalho encomendado pela Leya, e não uma capa padrão da editora americana, que é simplesmente reproduzida em outros países, acaba tendo um processo mais burocrático pra isso, e as editoras de outros locais do mundo certamente teriam que negociar com a Leya pra lançar esses visuais. Atualmente os livros estão à venda no Brasil, confira:
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado
todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram
hoje?
Confira no link de afiliado Amazon!
0 Comentários