Não faltam fãs de cultura japonesa, às vezes temos coisas de lá que nem ao menos sabemos, um exemplo é o quadro mais reproduzido do mundo, que tem pessoas que usam e não fazem a mínima ideia de onde vem. Na cultura pop então, nem se fala, obras como Nas Montanhas do Terror, atraem exatamente por mostrar a visão japonesa da coisa. Mas o nosso país tem uma ligação que pode parecer um tanto inusitada e às vezes surpreendem até os japoneses. Tivemos o caso do autor de Gash Bell se surpreendendo com brasileiros e comentando sobre, mas também temos ligações bem sinistras, e existe inclusive um mangá que fala sobre o tema, o Brasil e a Yakuza!
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Pensar na ideia da máfia japonesa em terras nacionais é algo que pode parecer bem ridículo a principal, sendo semelhante àqueles filmes americanos que colocavam ninjas andando por aí na cidade de Nova Iorque. No entanto, é uma coisa que foge bastante da ficção exatamente por não se tratar meramente de algo inventado para surpreender e chamar a atenção, mas algo real e registrado.Para quem não sabe, apesar da popularidade enorme dos Estados Unidos e a quantidade monstra de imigrantes que aparecem por lá, nem eles e nem nenhum país do mundo supera o Brasil na quantidade de japoneses. O nosso país é a segunda maior nação do mundo com quantidade de habitantes japoneses, perdendo apenas (e obviamente) para o próprio Japão. Isso começou em 1908, e de lá pra cá essas pessoas se estabeleceram e formaram comunidades. Sendo assim, se a Yakuza for estender seus dedos de forma internacional, qual é o local mais óbvio em que ela iria agir?
Em 2022 tivemos a condenação de dois brasileiros que participaram do sequestro e morte de um empresário japonês em 2001, na cidade de Nagoya, no Japão. Levou mais de duas décadas para Alexandre Miura e Marcelo Yokoyama foram sentenciados, a pena foi 30 anos de prisão. E, apesar de serem brasileiros, eram ligados à Yakuza.
E foi baseado nesse submundo do crime tão pouco falado, que o autor Danilo Beyruth lançou o universo de Samurai Shirô, uma história em quadrinho que apresenta a máfia japonesa, mas ao invés de ser algo completamente no Japão, acaba colocando suas ações em terras nacionais, agindo nas sombras e obviamente fazendo coisas brutais e chocantes.A história apresenta uma garota chamada Akemi, que apesar de ser japonesa, vê a sua vida se tornar um verdadeiro caos quando o seu avô morre. E a guerra entre Yakuzas acaba respingando nela, e a forma de se distanciar é indo para um lugar distante. Enquanto isso, um homem com amnésia aparece nas ruas da cidade empunhando uma katana, mas que não larga de jeito nenhum e logo as coisas começam a desabar mais uma vez.
Samurai Shirô foi publicado originalmente em 2018 pela DarkSide Books com aquele acabamento monstruoso que ela faz em todos os seus produtos, colocando capa dura e um visual que chama muito a atenção. A coisa chamou muito a atenção e em 2019 rendeu o prêmio HQMIX, e isso só a deixou a HQ ainda mais em destaque. Atualmente ainda tem cópias disponíveis e está com desconto, confira:
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado
todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram
hoje?
Confira no link de afiliado Amazon!
Sobre a Yakuza
0 Comentários