Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O jogo tão ruim que fez o estúdio falir 4 dias após o lançamento! Comunidade se revoltou!

O futuro nos encanta de uma forma inexplicável, indo desde ambientações com forte clima de aventura como "Steampunk Ladies", até ambientações psicológicas sufocantes, como "Está Tudo Bem". Mas se tem uma coisa que as pessoas realmente gostam é do caos e tem várias obras que tem se destacam, o sucesso monstro da edição especial de "Evangelion" no Brasil é uma amostra clara disso. Sendo assim, quando surgem novas obras de universos caóticos, a expectativa dispara. Mas às vezes a arte influencia a vida, e hoje vamos falar de um jogo tão desastroso, que seu mundo pós-apocalíptico não ferrou só com seus personagens, ferrou com os gamers, com os desenvolvedores e destruiu o seu estúdio!

O MMO The Day Before prometia um jogo de sobrevivência intensa ambientado em um mundo pós-pandêmico. Nele, os jogadores enfrentam desafios para sobreviver, lutando contra outros jogadores e os perigosos infectados. Com exploração de uma New Fortune City detalhada, incluindo arranha-céus, centros comerciais, estádios e áreas remotas, tudo com veículos realistas. Além disso, os jogadores deviam se unir à colônia de sobreviventes em Woodberry para reconstruir a sociedade, trocar itens e construir um lar seguro dentro da zona protegida.
Durante a sua campanha de marketing, The Day Before deixou muita gente enlouquecida com sua proposta, criando uma enorme expectativa. Certamente o que mais atraiu as pessoas foi o seu visual, com screenshots realmente muito bonitas apresentadas, assim como vídeos que conseguiam provocar os gamers.
 
Quando finalmente foi lançado em 7 de dezembro, a desenvolvedora FNTASTIC conseguiu a façanha de atingir notas EXTREMAMENTE NEGATIVAS na Steam. Assim como conseguir "Extremamente Positivas" é algo super difícil, já que sempre tem um falando mal e o peso de cada review negativa é pesadíssimo pra chegar nesse nível, o contrário também é válido. Sendo assim, o jogo tem que estar só a bagaceira louca, e esse era o caso.
As reclamações foram das mais variadas, desde bugs a quedas do servidor, falta de conteúdo completamente básico, má comunicação da empresa. E assim, em apenas 4 dias, o estúdio resolveu fazer uma surpresinha muito especial para os compradores e simplesmente declarou falência com a seguinte mensagem:

"Hoje, anunciamos o encerramento do estúdio Fntastic. Infelizmente, The Day Before falhou financeiramente, e não temos os fundos necessários para continuar. Toda a receita recebida está sendo utilizada para quitar dívidas com nossos parceiros."

"Investimos todos os nossos esforços, recursos e horas de trabalho no desenvolvimento de The Day Before, que foi nosso primeiro grande jogo. Realmente queríamos lançar novas atualizações para revelar todo o potencial do jogo, mas, infelizmente, não temos os recursos para dar continuidade ao trabalho."

"É importante notar que não recebemos dinheiro do público durante o desenvolvimento de The Day Before; não houve pré-vendas ou campanhas de financiamento coletivo. Trabalhamos incansavelmente por cinco anos, dedicando nosso sangue, suor e lágrimas ao jogo."

"No momento, o futuro de The Day Before e Propnight é desconhecido, mas os servidores permanecerão operacionais. Pedimos desculpas se não atendemos às suas expectativas. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas, infelizmente, calculamos mal nossas capacidades. Criar jogos é um empreendimento incrivelmente desafiador."

Apesar dela ter interrompido as vendas do jogo, deixou claro que não devolveria o dinheiro de ninguém, já que estava usando essa grana pra pagar as contas que ela devia. Obviamente o medo dos servidores fecharem tomou conta, assim como o ódio dos jogadores que se sentiram enganados. A treta aumentou quando os moderadores do Discord falaram que foi premeditado, afirmando que foram abandonados pra lidar com a comunidade sozinhos e não recebiam notícias há dias da desenvolvedora, sendo uma surpresa pra eles também.

Mas que loucura, ein? Enquanto algumas desenvolvedoras fazem coisas bem legais pra caramba, mas às vezes acontecem casos que a coisa é complicada. O que vocês acham? E se quiserem ver coisas que a comunidade fez existir sem auxílio de desenvolvedoras, tem umas muito boas. Por exemplo, fãs fizeram um remake 3D do clássico de Super Nintendo Mickey Magical Quest 3. Já teve um modder que fez uma dublagem de Starfield pra português via IA.
E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
(Sempre fique de olho na página inicial da loja, que frequentemente aparecem cupons de descontos!)

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 

Sobre estúdios de games

Os estúdios de desenvolvimento de jogos estão imersos em um mundo repleto de criatividade, inovação e paixão pela criação. No entanto, por trás das experiências imersivas e emocionantes oferecidas pelos jogos, esses estúdios enfrentam uma série de desafios complexos que podem transformar o processo de criação em um verdadeiro caos se não forem gerenciados com eficiência.

Pressão Temporal e Cronogramas Apertados

Um dos principais desafios para os estúdios de games é o tempo. Criar um jogo demanda um equilíbrio delicado entre qualidade e prazos. Frequentemente, os estúdios enfrentam pressões para lançar jogos dentro de prazos estritos para atender às expectativas do mercado ou de editoras. Essa pressão temporal pode resultar em longas horas de trabalho para os desenvolvedores, levando à exaustão e comprometimento da qualidade do produto final.

Orçamento e Recursos Limitados

O desenvolvimento de jogos requer uma combinação de talento humano, tecnologia avançada e recursos financeiros. Gerenciar um orçamento limitado enquanto se mantém a qualidade do jogo pode ser um grande obstáculo. Custos imprevistos, gastos excessivos em determinadas áreas ou falta de financiamento podem causar dificuldades financeiras para o estúdio, afetando o desenvolvimento e até mesmo a conclusão do projeto.

Diversidade e Gerenciamento de Equipe

A indústria de jogos é conhecida pela diversidade de habilidades e talentos envolvidos. Gerenciar equipes multidisciplinares e garantir uma comunicação eficaz entre designers, programadores, artistas, escritores e outros profissionais pode ser desafiador. Conflitos internos, falta de alinhamento na visão do jogo ou problemas de comunicação podem prejudicar a coesão da equipe e afetar negativamente o resultado final.

Mudanças Tecnológicas e Adaptabilidade

A rápida evolução tecnológica na indústria de jogos exige que os estúdios estejam constantemente atualizados com as mais recentes tendências e ferramentas. Adaptar-se a novas tecnologias enquanto se mantém a consistência na qualidade do jogo pode ser um desafio considerável. A falta de adaptação pode resultar em jogos obsoletos ou com baixa performance em plataformas modernas.

Falhas na Gestão de Projeto

Uma má gestão de projeto pode levar a problemas graves. A falta de um planejamento adequado, supervisão deficiente, má distribuição de tarefas e ausência de acompanhamento podem resultar em atrasos significativos, desperdício de recursos e, em última análise, no fracasso do jogo.

Consequências de uma Administração Ineficiente

Quando os desafios mencionados não são adequadamente enfrentados, as consequências podem ser desastrosas. O estúdio pode sofrer com altos custos, atrasos de lançamento, jogos de baixa qualidade, insatisfação da equipe, danos à reputação e até mesmo a falência do projeto ou da empresa.

Estratégias para Mitigar os Desafios

  • Planejamento Estratégico: Desenvolver um plano sólido, considerando prazos realistas, alocação de recursos e gerenciamento de riscos.
  • Gerenciamento de Equipe Eficiente: Cultivar um ambiente de trabalho saudável, incentivando a comunicação aberta, colaboração e resolução de conflitos.
  • Investimento em Tecnologia e Inovação: Manter-se atualizado com as últimas tecnologias e tendências para garantir a competitividade do jogo.
  • Controle Financeiro Rigoroso: Monitorar constantemente os custos e estabelecer orçamentos realistas para evitar surpresas financeiras.

Em suma, os estúdios de jogos enfrentam uma série de desafios que podem transformar o processo de criação em um caos se não forem enfrentados com estratégia e eficiência. Superar essas dificuldades exige um equilíbrio cuidadoso entre criatividade, gestão de projetos e uma compreensão profunda das demandas do mercado de jogos.

A capacidade de gerenciar esses desafios de forma eficaz é crucial para garantir não apenas a sobrevivência do estúdio, mas também o sucesso contínuo na indústria competitiva de desenvolvimento de jogos.

Postar um comentário

0 Comentários