A ideia de explorar um casarão antigo é naturalmente assustadora e muito antiga. Quem escolhe mergulhar no
tenebroso mundo de Drácula, já percebe que em outra era esse tipo de trama já era explorada e assustava. Da mesma maneira, humanos sendo infectados por seres que ameaçam a humanidade, como o surpreendente
livro de Eu Sou a Lenda, também provam o quão essa ideia é clássica. Portanto foi natural o estouro de Resident Evil, e quando vemos aquelas
roupas baseada na saga atrair tanta gente, apenas reflete os fãs. Naturalmente, fãs às vezes fazem algo parecido e "You Will Die Here Tonight" é uma homenagem com um toque próprio Spiral Bound Interactive LLC.
O ano é 1996 e a equipe especial ARIES é enviada para a Breckenridge Estate, uma mansão construída no século XIX, onde algo terrível aconteceu. No entanto, assim que chegam, são atingidos por um misterioso artefato que os faz desmaiar para acordarem sozinhos. E à medida em que exploram, descobrem corredores enorme, calabouços, e outros locais sinistros com resíduos de experimentos e humanos que mesmo após morrerem, continuam andando.
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse jogo foi o visual, sendo claramente um clone de Resident Evil, porém com visão aérea e como charme principal, a mudança no ângulo durante o combate. Então você explora o jogo como algo 2D, para encarar inimigos com uma visão 3D em primeira pessoa. É um game que dá uma certa agonia com os zumbis, mas é uma obra onde se dá pra pensar um pouco melhor, não é frenético como obras do tipo
Ghostrunner 2 e nem tão discreto como
Thief Simulator 2.
Eu sempre acho um charme enorme quando jogos 2D apostam no horror. Isso porque com certeza é necessário habilidade pra conseguir manter a tensão assim. Tanto que é raro na era clássica, vermos jogos de terror 2D (Que dê sustos de verdade). Sendo um dos raros exemplos o maravilhoso
Clocktower de 1995. Mas na era dos jogos indie, isso mudou e vimos obras como
Touch of Madness,
204863,
The Coma 2,
NG,
Darkwood,
Yuppie Psycho,
Fear & Hunger,
Yomawari,
2Dark,
Neverending Nightmares,
Claire,
The Last Door,
Lone Survivor, e mais uma tonelada de jogos que usam técnicas variadas pra criar tensão ou mesmo dar sustos.
O próprio Resident Evil já provou que funcionou bem no mundo 2D, e não estou nem falando de
Residentvania, que é um crossover com Castlevania focado na ação. Existem versões realmente focadas no horror, é só você olhar o demake
Bio Evil. E a Capcom inclusive já fez versões oficiais não lançadas, tendo o "quase 2D",
Resident Evil 2 de Game Boy Advance, e a pérola que vazou na internet
Resident Evil 1 de Game Boy.
Mas embora vendo de primeira, "You Will Die Here Tonight" seja facilmente comparado a
Resident Evil 1, a verdade é que ele parece sugar mesmo de um jogo oficial da saga e em 2D, o não tão falado Resident Evil Gaiden de Game Boy. Nele você também tinha essa visão aérea, e quando ia entrar em combates, mudava para primeira pessoa.
Esse jogo acaba sendo perfeito para se jogar em uma noite chuvosa. Até porque a própria história se passa em uma noite chuvosa (Você vê ao se aproximar das janelas). Existe uma trilha sonora misteriosa hipnotizante e constante, que mantém um clima ao mesmo tempo medonho, mas também nostálgico enquanto você admira os gráficos à moda antiga.
A primeira forma que o jogo apresenta pra te dar sustos, é a aparição repentina de inimigos. Enquanto a maioria são lentos e vagam de forma previsível, às vezes acontecem coisas do nada como uma porta estourar, ou um zumbi sair correndo de quatro, vindo de dentro de um local escuro. Isso pode te dar aquele susto.
Já a segunda forma, é durante os próprios combates, que lembram um outro clássico, o
The House of the Dead. A estética é muito semelhante, com os inimigos andando se balançando, e pode rolar de dois modos. O primeiro é o inimigo te tocar, nesse caso ele já vai aparecer em cima de você. Já o segundo modo é você apontar a arma e apertar o botão de tiro, isso vai fazer o combate iniciar com ele distante.
O que se tem de medonho no combate, é que são ambientes 3D bem escuros, e você é colocado no centro do combate, podendo apontar a arma em 360º e isso te faz às vezes descobrir que enquanto você se dedicava a um inimigo, já tem um bem atrás de você, pronto pra te agarrar. Você pode apertar o botão pra se livrar deles, mas tomando dano, e existe limite de balas, o que às vezes te fará ter que usar a faca.
Existe uma mecânica muito divertida das portas, em que você pode só chegar e abrir, ou pode olhar pela fechadura pra ter uma ideia do que vai encarar. Mas além disso, também é possível fugir e usá-las para bloquear zumbis que você deixou pra trás. Porém fica aquele som de pancadas, já que eles te viram entrar ali, até que uma hora elas estouram e eles partem pra cima se você ainda estiver no lugar.
Seu personagem também pode ser infectado e existe uma quantidade limitada de soro pra você se curar. Isso adiciona um toque a mais no elemento survival horror, já que você sabe que se gastar com o soro em um momento, pode ser que no outro fique sem. Por outro lado, existe uma contagem regressiva enquanto você estiver infectado. Então se você não tomar o soro, vai morrer de qualquer jeito. E assim, pode ser inteligente usar o tempo que tem pra fazer o máximo de coisas possíveis antes de tomar o soro.
Morrer faz parte da mecânica do jogo e é um de seus maiores charmes, sendo assim o "Você vai morrer aqui hoje à noite" é literal. Existem seis personagens, você escolhe um e avança até onde conseguir, se ele morrer, você terá que escolher entre os restantes. Mas todo o progresso feito pelo anterior continua, e isso inclui manter em seu corpo todo o equipamento e peças chaves.
Ou seja, se você tinha munição e itens de missão com aquele membro da Aries, vai ter que localizar ele, enfrentá-lo e vencer pra então poder pegar de volta. Outra coisa muito bacana, é que dependendo dos quebra-cabeças que o personagem fazer, ele pode facilitar bastante para o que vier depois, ou pode dificultar demais. Por exemplo, fechando uma porta para fazer algo e morrendo ali dentro com a porta fechada.
O jogo é repleto de quebra-cabeças que podem acabar te matando. São coisas que vão desde pegar itens que abrem buracos aos seus pés, te fazendo cair em uma armadilha mortal, até ter que observar bem um grupo de damas de ferro enquanto se movem rápido e lembrar em qual delas está o item que você precisa, sendo necessário entrar pra pegar.
Enfim, esse jogo é mais um fruto de Resident Evil, como
Daymare 1994, ou o viciante e brasileiríssimo
Save Room. Mas apesar de tudo, consegue criar uma essência própria que com certeza o torna bastante único em seu gameplay. Recomendo! Acho que pode trazer muita diversão e um ótimo clima de mistério para quem gosta de jogos de terror.
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Sobre jogos Survival Horror
O gênero de videogame "Survival Horror" é uma categoria fascinante e aterrorizante que tem cativado jogadores ao redor do mundo há décadas. Mergulhando os jogadores em mundos sombrios e repletos de perigos, o survival horror é conhecido por evocar uma sensação de medo, ansiedade e tensão como nenhum outro gênero de videogame. Vamos explorar as raízes e a evolução do survival horror, suas principais características, os jogos icônicos que definiram o gênero e seu impacto duradouro na cultura gamer.
As Raízes do Survival Horror
O survival horror teve origem nos anos 90, quando o gênero começou a ganhar força graças a títulos pioneiros como "Alone in the Dark" (1992) e "Resident Evil" (1996). Esses jogos estabeleceram as bases do gênero, introduzindo elementos que seriam fundamentais para criar uma experiência autêntica de horror e sobrevivência.
Um dos elementos-chave do survival horror é a limitação de recursos. Os jogadores frequentemente se encontram com munição escassa, itens de cura limitados e ferramentas essenciais em falta. Isso os força a fazer escolhas difíceis e a considerar estrategicamente como usar seus recursos, criando um ambiente tenso de escassez e desespero.
Características do Survival Horror
O survival horror é definido por várias características distintas:
Ambiente Assustador
Os jogos de survival horror geralmente se passam em ambientes escuros, opressivos e ameaçadores. Eles usam iluminação dramática, trilha sonora atmosférica e design de cenário detalhado para criar uma atmosfera que mantém os jogadores alerta e inseguros.
Inimigos Sobrenaturais ou Mutantes
Absolutamente qualquer tipo de inimigo pode estar presente em um survival horror, o que inclui não apenas humanos, mas Monstros, zumbis, criaturas sobrenaturais e mutantes são comuns no survival horror. Esses inimigos aterrorizantes desafiam os jogadores, muitas vezes sendo difíceis de derrotar e capazes de aparecer de surpresa.
Quebra-Cabeçaspresentes no gameplay
Para avançar na história, os jogadores não apenas vão andar e matar inimigos. Frequentemente os gamers são confrontados com quebra-cabeças desafiadores. Esses quebra-cabeças adicionam uma camada de complexidade ao jogo, incentivando os jogadores a pensar de forma estratégica e a explorar minuciosamente o ambiente.
Narrativa Complexa
O survival horror muitas vezes é acompanhado por uma narrativa profunda e envolvente. Personagens complexos, reviravoltas surpreendentes e mistérios a serem desvendados mantêm os jogadores imersos na história.
Ameaça à Vida
Diferentemente de outros gêneros de jogos, o survival horror frequentemente enfatiza a vulnerabilidade dos personagens jogáveis. Os jogadores não são super-heróis, e a morte de seus personagens é uma ameaça real, adicionando um elemento de medo e urgência ao jogo. Então não são apenas monstros feios vindo te pegar. Você sabe que pode perder tudo se vacilar, e pra manter isso, tem um estoque bem mais limitado de kits médicos e munição do que em outros jogos.
Jogos Icônicos do Survival Horror
Alguns jogos se destacam como marcos do gênero e moldaram sua evolução ao longo dos anos:
"Resident Evil" (1996)
O primeiro jogo da série "Resident Evil" é frequentemente considerado um dos títulos que definiu o gênero. Ele combinou elementos de horror, ação e quebra-cabeças de maneira inovadora.
"Silent Hill" (1999)
A série "Silent Hill" é conhecida por sua atmosfera opressiva e narrativa psicológica complexa. Ela explorou temas de culpa e trauma, tornando-se um clássico cult do gênero.
"Amnesia: The Dark Descent" (2010)
Este jogo independente moderno se destacou ao colocar os jogadores em uma posição de total vulnerabilidade, sem a capacidade de lutar contra os inimigos. Ele enfatiza a fuga e o esconde-esconde como principais mecânicas.
"Resident Evil 7: Biohazard" (2017)
Este título da série Resident Evil trouxe a franquia de volta às suas raízes de horror, oferecendo uma experiência aterrorizante em primeira pessoa e uma narrativa envolvente.
O Impacto Duradouro do Survival Horror
O survival horror transcendeu o mundo dos videogames e teve um impacto duradouro na cultura pop. Filmes, séries de TV e literatura foram influenciados por esse gênero, incorporando elementos de horror e sobrevivência em suas histórias. Além disso, o sucesso contínuo de séries de jogos como "Resident Evil" e "Silent Hill" demonstra o apelo duradouro do survival horror entre os jogadores.
Em conclusão, o survival horror é um gênero que continua a cativar e aterrorizar jogadores com suas narrativas envolventes, ambientes assustadores e a constante ameaça à vida dos personagens. Sua capacidade de evocar emoções intensas e de contar histórias profundas torna-o um dos gêneros mais impactantes e duradouros da indústria de videogames. Se você está disposto a enfrentar o medo e a sobreviver aos horrores que esperam nas sombras, os jogos de survival horror são uma experiência que vale a pena explorar.
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