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Guardians of Holme | Tower Defense clássico com elementos de roguelike

Alguns estilos simplesmente não envelhecem. Enquanto muita gente investe cada vez mais em imersão e pegam coisas como aquele volante fenomenal da Logitech ou ficam fascinadas com as características especiais do PS5, tem outros que se maravilham com a simplicidade mesmo, e assim temos aquele celular da Samsung que atraiu o público da emulação, jogando tudo quanto é clássico. E um gênero que atravessou  gerações foi o Tower Defense.

Guardians of Holme é um jogo de estratégia envolvente que oferece uma experiência desafiadora para os jogadores exatamente por não ser meramente um Tower Defense, mas sim adotar um formato híbrido com um gênero desafiador. Estou falando de jogos roguelike, ou nesse caso, o subgênero roguelite, que acaba dando aquela vontade ainda maior de reiniciar.
Com uma ampla variedade de recursos e mecânicas, o jogo convida os jogadores a enfrentarem criaturas de diferentes características e poderosos Chefões. A constante mudança do territórios e a diversidade de inimigos exigem que os jogadores adaptem suas estratégias para sobreviver e prosperar na medida em que avançam.
 
Já vimos que o gênero roguelike tem múltiplas faces, podendo ir desde experiências híbridas absurdamente viciantes como Dave The Diver, até proposta com universos completamente inusitados, como é a realidade alternativa que temos em Liberté ou o mundo tenebrosos sombrio de Darkest Dungeon 2. Mas o que temos aqui é algo que parece ter se tornado um tipo de subgênero, já que vimos muitas coisas semelhantes em seus elementos.
Estou falando de jogos como Wildfrost, Pirates Outlaws, Poker Quest, Inscryption e Deck of Ashes. Ao contrário da proposta roguelite que temos em obras como GunSuit Guardians, onde a experiência é contínua e você pode ir do começo até o fim, aqui temos um mapa com pausas e encontros. Um estilo jogo de tabuleiro onde você vai andando as "casas" e cada uma tem um desafio, que se você passar, pode seguir em frente.

Guardians of Holme te oferece a capacidade de utilizar diferentes artefatos e desenvolver estratégias através de um baralho de cartas. Essas cartas permitem que os jogadores posicionem totems, preparem armadilhas, invoquem guardiões e até conjurem feitiços para atacar diretamente certos grupos de inimigos. Essa mecânica dá aquela opção de táticas personalizadas, independentes das unidades, permitindo que os jogadores improvisem no meio do combate.
A possibilidade de pausar ou acelerar o jogo oferece aos jogadores a oportunidade de implementar as melhores táticas e reagir rapidamente às situações em constante evolução. Essa flexibilidade no ritmo de jogo é uma adição bem-vinda, permitindo que os jogadores ajustem o desafio de acordo com sua preferência e nível de habilidade. Você pode ir pausando e fazendo aos poucos, ou pode por em velocidade 3 e ir direto ao ponto em meio ao caos.
 
Então é aquele tipo de jogo que dá pra jogar com calma naquele maravilhoso dia da pizza, te permitindo analisar com cuidado o que quer fazer, não é algo descontroladamente rápido como Slipstream, que até opção de rebobinar tem pra você tentar conter um pouco do estrago feito pela rapidez. Mas como existe o controle de velocidade, pode ser uma experiência contínua tipo o que jogos do gênero RTS como o nostálgico The Hive oferecem.
À medida que os jogadores progridem, eles têm a chance de desbloquear gradualmente novas habilidades para os heróis e armadilhas mais poderosas. Cada herói oferece talentos, habilidades e cartas únicas, proporcionando uma variedade de estilos de jogo para explorar. Essa progressão constante mantém os jogadores envolvidos e incentiva a experimentação com diferentes combinações e estratégias, ficando mais fácil recomeçar do zero após morrer, característica marcante do gênero roguelite.

A dificuldade crescente de Guardians of Holme é um destaque para os jogadores que buscam um verdadeiro desafio. À medida que as ondas de inimigos se tornam mais intensas, os jogadores devem refinar suas estratégias e tomar decisões cada vez mais cruciais. Aqueles que estão dispostos a enfrentar um verdadeiro pesadelo encontrarão em Guardians of Holme uma experiência gratificante, até porque você tem a opção de adicionar desafios extras às fases, mas também ganhando recompensas extras.
Em termos de apresentação visual e sonora, Guardians of Holme entrega um ambiente bastante simples em 2D. Os gráficos são obscuros e tem um certo charme, e os efeitos sonoros e trilha sonora contribuem para a atmosfera do jogo. 

Enfim, Guardians of Holme é um jogo bastante bacana para passar o tempo e tem um grande foco em viciar o jogador, afinal de contas junta dois gêneros que são marcados realmente por conseguir causar isso nas pessoas. Não dá pra dizer que tem algo de inovador, mas certamente é um jogo que pode causar muita diversão.
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Tower Defense e Roguelike casa muito bem!

Tower Defense e Roguelike são dois gêneros de jogos que possuem elementos viciantes e conquistaram os corações dos jogadores ao redor do mundo. Esses gêneros combinam estratégia, desafio e progressão de maneiras únicas, oferecendo uma experiência cativante e envolvente.

Tower Defense, como o próprio nome sugere, tem como principal objetivo a defesa de uma área específica, normalmente representada por um mapa ou labirinto, contra ondas de inimigos. Os jogadores devem utilizar suas habilidades estratégicas para construir e aprimorar torres de defesa, colocar armadilhas e posicionar personagens de forma estratégica, a fim de deter os avanços dos monstros e proteger seu território. A cada nível, novos desafios são apresentados, aumentando a complexidade do jogo e exigindo uma abordagem estratégica ainda mais refinada.

Por outro lado, Roguelike é um gênero conhecido por sua alta dificuldade, exploração e perma-death. Os jogos Roguelike apresentam níveis gerados de forma procedural, ou seja, cada nova partida oferece uma experiência única, com mapas, inimigos e itens aleatórios. A sobrevivência é essencial, já que a morte do personagem resulta na perda permanente de todo o progresso. Os jogadores devem explorar masmorras, enfrentar hordas de monstros e cumprir objetivos específicos, utilizando habilidades estratégicas e táticas para sobreviver e progredir.

Uma das razões pelas quais Tower Defense e Roguelike são tão viciantes é a sensação de crescimento e melhoria contínua. Ambos os gêneros permitem que os jogadores desbloqueiem upgrades para suas torres, habilidades para seus personagens e power-ups para enfrentar desafios cada vez mais difíceis. A progressão é recompensada com pontuações mais altas, recompensas valiosas e a possibilidade de desbloquear novos recursos, personagens ou modos de jogo. Essa progressão constante cria uma sensação de satisfação e incentiva a rejogabilidade, pois os jogadores desejam experimentar diferentes estratégias e alcançar pontuações ainda melhores.

Além disso, tanto Tower Defense quanto Roguelike são conhecidos por sua jogabilidade viciante e imersiva. A combinação de estratégia, ação e tática mantém os jogadores envolvidos durante toda a experiência de jogo. A atmosfera dos jogos é muitas vezes complementada por arte e gráficos atraentes, trilhas sonoras envolventes e narrativas cativantes. Alguns títulos exploram estilos retro ou desenhos animados, enquanto outros são desenvolvidos por estúdios independentes (indie) que conseguem surpreender o público com suas ideias inovadoras.

Tower Defense e Roguelike são gêneros que demonstraram grande sucesso no mercado de jogos. A combinação de elementos viciantes, como a progressão, desafios estratégicos, rejogabilidade e gerenciamento, tem atraído cada vez mais jogadores. Esses gêneros oferecem experiências únicas e memoráveis, que mantêm os jogadores entretidos por horas a fio. Portanto, se você está em busca de jogos que proporcionem uma dose de desafio e vício, não deixe de experimentar os jogos Tower Defense e Roguelike, e descubra por si mesmo o que os torna tão especiais.

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