De vez em quando acaba sendo impossível não postar alguma treta aqui no Blog Nerd Maldito, não é mesmo? E hoje é dia! Você já deve ter visto que existem muitas obras parecidas. Por mais que fãs idolatrem sintam aquele orgulho em olhar para Bleach Remix na estante, sabe bem o tanto de acusações de ser um clone de Yu Yu Hakusho, e não preciso nem falar do tanto de gente que fica chocada ao ler aquela obra da Agatha Christie que foi copiada e continua sendo sugada até hoje, décadas depois. É o famoso "Nada se cria, tudo se copia!".
E no caso da Netflix, você já deve ter visto que tem uma penca de lançamentos na plataforma todo mês, e quando a série sul-coreana, Black Knight, foi lançada, os fãs imediatamente notaram que tinha algo de familiar demais nesse mundo sombrio apresentado. O negócio é que a história também se passa em um mundo pós-apocalíptico e também tem foco em um entregador que tem que atravessar ambientes perigosos com o ar tóxico. Acaba sendo necessário usar equipamentos especiais para se conseguir respirar.
O jogo Death Stranding por sua vez, se passa em um mundo pós-apocalíptico que a raça humana tem que se esconder em cidades protegidas, pois aconteceu um evento chamado Death Stranding, onde começaram chuvas onde as gotas aceleram o tempo, e ao mesmo tempo que fazem plantas crescerem e morrerem rapidamente, também consegue destruir a pele de um ser humano, algo horrível digno das mortes bizarras de Heart of Darkness. O protagonista é um entregador que precisa de equipamentos de proteção pra atravessar esses ambientes.
Não foi a primeira vez que uma série da rede de streaming se envolveu em polêmica assim, a série 1899 foi acusada por uma quadrinista brasileira, que afirmava ser simplesmente idêntica à sua obra. Em meio à polêmica, a Netflix se manifestou dizendo que não tinha como ela ter copiado com essa série, pois foi uma adaptação do webtoon criado por Lee Yun-kyun em 2016.
Apesar de tudo, alguns dos fãs não deram atrás e afirmaram que, apesar do jogo ter saído somente em 2019, os teasers foram lançados em 2016. Por outro lado, ao analisar o primeiro teaser, é notável que não tem anda que indique do que se trata o jogo. Era basicamente uma esquisitice imensa que deixou todo mundo confuso na época, apresentando o Norman Reedus pelado com um bebê em uma praia cheia de peixes mortos.
Esse provavelmente é um daqueles casos em que elementos foram sugados da mesma fonte e acabaram ficando parecidos sem querer. Por exemplo, um fã que se maravilha com aquela HQ tunada de Lovecraft, pode facilmente pensar "Eu já vi isso em algum lugar...", mesmo sendo basicamente uma história real (por mais bizarro que seja) e que rolou nos anos 30, mas as ideias apresentadas já foram tão usadas e abusadas em Hollywood e outras mídias, com elementos lovecraftianos, que a coisa se tornou familiar e mesmo o material de origem pode ser taxado de clone.
E vocês? Chegaram a assistir Black Knight? Acham que a coisa ficou mesmo parecida? Ou acreditam que não é tanto a ponto de ser considerada plágio? E se for tão parecida, acha que foi plágio mesmo com as datas ficando dificultando essa possibilidade? Confiram mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.
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A criatividade de Hideo Kojima e admiração dos fãs
Hideo Kojima é um renomado diretor de jogos eletrônicos que conquistou uma legião de fãs ao longo de sua brilhante carreira. Como desenvolvedor, ele é conhecido por sua visão artística, inovação e narrativas cativantes, que o tornaram uma figura icônica na indústria dos games. Seu estilo único e tendência revolucionária fizeram com que seus jogos fossem aguardados ansiosamente pelos jogadores e críticos.
Kojima começou sua jornada no mundo dos jogos eletrônicos com títulos como "Metal Gear Solid", "Snatcher" e "Policenauts". Esses jogos já mostravam seu talento para criar enredos complexos, personagens memoráveis e gameplay envolvente. Com "Metal Gear Solid", em particular, ele estabeleceu um novo padrão para a narrativa nos jogos, incorporando cinematografia, trilha sonora e um enredo repleto de simbolismo e surpresas.
A capacidade de Kojima de desafiar convenções e oferecer experiências provocativas e socialmente conscientes ficou evidente em seu projeto cancelado, "Silent Hills". A colaboração com o cineasta Guillermo del Toro e o ator Norman Reedus gerou grande expectativa na comunidade de jogadores, mas, infelizmente, o projeto não se concretizou. Apesar disso, a influência e o impacto cultural de Kojima continuaram a se expandir.
Em um de seus trabalhos mais admirados, "Death Stranding", Kojima mais uma vez demonstrou sua filosofia única e sua habilidade de explorar a interseção entre tecnologia de ponta, estética visual e narrativas envolventes. O jogo apresenta protagonistas carismáticos, tensão emocional e uma análise profunda da sociedade e da condição humana. Com "Death Stranding", Kojima desafiou as convenções de gameplay tradicionais e ofereceu aos jogadores uma experiência de jogo única.
Além de sua mente criativa e experimentação constante, Kojima é conhecido por sua conexão com a comunidade de jogadores e seus admiradores. Ele é um desenvolvedor que valoriza seus fãs e muitas vezes presta homenagens a eles em seus jogos. Sua abordagem interativa e participativa cria uma relação especial entre ele e sua base de fãs, que está sempre ansiosa por suas criações inovadoras.
As obras de Hideo Kojima têm recebido críticas positivas por sua capacidade de desafiar o status quo da indústria dos games. Seus jogos são frequentemente descritos como desafiadores, misteriosos e provocativos. Eles levantam questões filosóficas e sociais, levando os jogadores a uma jornada intelectualmente estimulante. Kojima constantemente busca elevar o nível dos jogos eletrônicos como uma forma de arte, proporcionando experiências imersivas e significativas.
O legado de Hideo Kojima na indústria dos jogos eletrônicos é indiscutível. Sua inovação, criatividade e impacto cultural continuam a inspirar gerações de desenvolvedores e jogadores. Ele deixou uma marca duradoura ao desafiar as convenções, oferecer narrativas profundas e explorar os limites do que é possível nos jogos eletrônicos. Seu legado é um testemunho de sua visão artística e seu papel como um dos mais influentes e respeitados diretores da indústria dos games.
Kojima começou sua jornada no mundo dos jogos eletrônicos com títulos como "Metal Gear Solid", "Snatcher" e "Policenauts". Esses jogos já mostravam seu talento para criar enredos complexos, personagens memoráveis e gameplay envolvente. Com "Metal Gear Solid", em particular, ele estabeleceu um novo padrão para a narrativa nos jogos, incorporando cinematografia, trilha sonora e um enredo repleto de simbolismo e surpresas.
A capacidade de Kojima de desafiar convenções e oferecer experiências provocativas e socialmente conscientes ficou evidente em seu projeto cancelado, "Silent Hills". A colaboração com o cineasta Guillermo del Toro e o ator Norman Reedus gerou grande expectativa na comunidade de jogadores, mas, infelizmente, o projeto não se concretizou. Apesar disso, a influência e o impacto cultural de Kojima continuaram a se expandir.
Em um de seus trabalhos mais admirados, "Death Stranding", Kojima mais uma vez demonstrou sua filosofia única e sua habilidade de explorar a interseção entre tecnologia de ponta, estética visual e narrativas envolventes. O jogo apresenta protagonistas carismáticos, tensão emocional e uma análise profunda da sociedade e da condição humana. Com "Death Stranding", Kojima desafiou as convenções de gameplay tradicionais e ofereceu aos jogadores uma experiência de jogo única.
Além de sua mente criativa e experimentação constante, Kojima é conhecido por sua conexão com a comunidade de jogadores e seus admiradores. Ele é um desenvolvedor que valoriza seus fãs e muitas vezes presta homenagens a eles em seus jogos. Sua abordagem interativa e participativa cria uma relação especial entre ele e sua base de fãs, que está sempre ansiosa por suas criações inovadoras.
As obras de Hideo Kojima têm recebido críticas positivas por sua capacidade de desafiar o status quo da indústria dos games. Seus jogos são frequentemente descritos como desafiadores, misteriosos e provocativos. Eles levantam questões filosóficas e sociais, levando os jogadores a uma jornada intelectualmente estimulante. Kojima constantemente busca elevar o nível dos jogos eletrônicos como uma forma de arte, proporcionando experiências imersivas e significativas.
O legado de Hideo Kojima na indústria dos jogos eletrônicos é indiscutível. Sua inovação, criatividade e impacto cultural continuam a inspirar gerações de desenvolvedores e jogadores. Ele deixou uma marca duradoura ao desafiar as convenções, oferecer narrativas profundas e explorar os limites do que é possível nos jogos eletrônicos. Seu legado é um testemunho de sua visão artística e seu papel como um dos mais influentes e respeitados diretores da indústria dos games.
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