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A evolução dos Controles de PC Gamers! De gambiarra a item essencial dos jogadores!

Para alguns gamers de PC mais novos, certamente pode parecer completamente bizarra a ideia de que existiu um tempo em que controle no PC era a coisa mais louca. Embora hoje qualquer um que tenha um computador, costume ter no mínimo um joystick de camelô, nem sempre as coisas foram tão fáceis, e a falta de um "Dono oficial do PC", complicava, com cada um inventando um controle diferente em uma época onde USB não era normal. Mas assim como muitos Gamers abandonaram o PC Gamer pra ir pra Notebooks Gamers, os tempos mudaram para o mundo dos controles!
 
Antigamente, o mouse e o teclado eram a opção padrão, mas os controles de PC eram uma verdadeira gambiarra e muitas vezes não funcionavam corretamente. A porta de entrada usada para conectar impressoras antigas também era usada para conectar controles, o que era muito inconveniente. Além disso, a incompatibilidade de drivers tornava a experiência ainda mais frustrante. O meu primeiro controle em 2000 era branco e tinha o visual do controle do Mega Drive, mas dois botões não funcionavam e era conectado nessa porta da impressora, já que naquele tempo, ninguém tinha USB, era uma entrada pra cada dispositivo específico. Então imagina a bagaceira, né?

Muito provavelmente a coisa começou a "estabilizar" no fim da era do Windows XP quando começaram a surgir de montão uns controles genéricos de PS2 que todo gamer da época teve e que atraíram demais por já serem com entrada USB e reconhecimento mais fácil. No entanto, apesar de ter demorado, felizmente a Microsoft percebeu o potencial dos controles para jogos de PC e oficializou o controle do Xbox 360, que tinha entrada USB e era reconhecido automaticamente no Windows 7, coisa que o fez popularizar muito, além de logo chamar a atenção dos desenvolvedores de jogos. Isso fez com que não apenas a própria Microsoft Game Studios, mas também outras desenvolvedoras também adotassem o controle do Xbox 360 e a sua popularidade cresceu rapidamente.
Mas não apenas isso, como também a própria popularidade de jogos de PC cresceu muitos, os desenvolvedores indie sempre tiveram como casa principal, os computadores, já que não era qualquer um que poderia ter um dev kit de console. Já um computador, qualquer pessoa com uma máquina bem vagabunda já podia criar seu próprio jogo com o conhecimento certo. 
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E com o crescimento de engines gratuitas com a Unity e a Unreal Engine, os desenvolvedores fizeram de tudo pra chamar a atenção ao máximo, indo desde uma simples legenda em português, até suporte a controle. E com tanto jogo novo funcionando tão bem, isso fez com que donos de PC mais antigos passassem a se acostumar a usar controles em alguns títulos e também começou a chamar a atenção de jogadores que se negavam a jogar no PC.
 
E logicamente que isso fez a coisa crescer pra outro nível, que foram as próprias empresas ficando melhor preparadas para lançar acessórios que vão desde Headset Gamers, até mouses gamers, teclados gamers... E obviamente, controles variados, afinal de contas quem disse que todos eram obrigados a usar o de Xbox?
O mercado de PC mostrou o potencial dos consumidores, indo desde aqueles que parecem ter dinheiro infinito e gastam descontroladamente, até aqueles que procuram focar nos produtos com custo/benefício e assim aproveitar o melhor dos dois mundos. Isso é o que fez aquele SSD da Kingstom vender feito água, com seu preço ótimo e benefício que faz a pessoa nunca mais querer voltar para o HD, e não preciso nem comentar sobre aquele processador baratinho da AMD que consegue rodar jogos sem placa de vídeo, né? Simplesmente um item que se tornou muito atraente.

Hoje em dia esse mercado se expandiu a extremos absurdos, e existem controles de todos os tipos para jogos de PC. O melhor é que os controles genéricos também passaram a ter uma facilidade muito maior. A plataforma Steam, por exemplo, já reconhece uma quantidade enorme de controles, inclusive genéricos. Os próprios jogadores podem mapear e deixar online o mapeamento para que donos dos mesmos controles possam rapidamente ter seus aparelhos reconhecidos.

Um exemplo de um controle que inusitadamente teve uma explosão no PC e que recebeu suporte em seus jogos, foi o DualSense da Sony, com o seu design ergonômico e tecnologia inovadora que permite uma maior imersão nos jogos. Suas funcionalidades únicas, como o feedback háptico e os gatilhos adaptáveis, são reconhecidas em vários jogos e proporcionam uma experiência de gameplay ainda mais precisa e divertida. Esse controle dividiu os fãs, com muita gente finalmente abandonando o controle de Xbox pra ir pra ele, já que não é qualquer controle que simula pingos de chuvas, né?
Além disso, outra coisa que popularizou os controles, foi que muitos jogos são simplesmente feitos com ele em foco, e tem até desenvolvedoras que não têm a mínima vergonha. Um exemplo foi o primeiro Dark Souls, que era praticamente injogável no PC sem um controle e é cheio de reviews na Steam com gente descendo o pau.
 
Os controles se tornaram item essencial para gamers e não só mais um extra. Essas maravilhas oferecem uma maior comodidade e conforto dependendo da jogabilidade, como jogos de corrida, esporte, luta, plataforma, mas se tornaram tão comuns, que a adaptação de jogos normalmente pra teclado e mouse, muitas vezes saem incríveis e assim vemos muito suporte a gêneros como RPG, estratégia, simulação e jogos online. 
 
A personalização e configuração dos controles também são interessantes para uma maior adaptação do jogador à jogabilidade e para a obtenção da melhor performance possível ou simplesmente uma experiência peculiar própria. Por exemplo, tem muita gente que tem vários controles e os usam em ocasiões diferentes, como pessoas que têm o controle USB de Super Nintendo e o usam na hora de jogar jogos retro.
Porém a coisa vai de pessoa pra pessoa e outros fatores importantes para um controle de PC são a durabilidade, design e estilo, compatibilidade, simplicidade de conexão e bateria pra versões sem fio. A performance dos controles é essencial para uma maior integração com os games, proporcionando uma atmosfera imersiva com a sensação de estar mais diretamente conectado ao jogo.
 
E você? É do tempo em que controles eram bem complicados no PC? Ou não tinha a mínima ideia que esse acessório tão comum em dias modernos já foi realmente algo que fazia muita gente comer o pão que o diabo amassou? Qual foi o seu primeiro controle? Atualmente tem várias opções interessantes disponíveis. Fiz uma lista, confira no link de afiliado Amazon:

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