Existem muitos fãs que caem de amores por Soul Reaver. O jogo foi idolatrado em sua época, tanto por fãs de Playstation, tendo mecânicas inovadoras, quanto por fãs de PC, que foi o primeiro jogo original de muita gente, já que vinha grátis em uma revista de PC. E até um grupo menor de fãs de Dreamcast lembra com carinho. Isso leva a perguntar o motivo da franquia Legacy of Kain ter sido deixada de lado por anos.
Quando a Square Enix vendeu a sua divisão ocidental, mandando um monte de estúdios e franquias para as mãos da Embracer Group, muitas novas informações vieram à tona. Inclusive a Embracer já empolgou os fãs de primeira ao citar que pretendia ressuscitar Legacy of Kain. E Stephane D'Astous, fundador da Eidos Montreal, comentou que seu estúdio foi feito para dar suporte à Crystal Dynamics e trazer franquias de volta, sendo que Soul Reaver foi uma que cogitaram. Ele disse:
"Ficou claro que o principal objetivo da Eidos Montreal era aumentar a
capacidade de produção, ou capacidade de desenvolvimento, dentro do
grupo, porque a Crystal Dynamics foi marcada como um estúdio de projeto
único, assim como a IO Interactive. A Montreal estava lá para salvar o
catálogo antigo. Ficou claro que tínhamos ótimas IPs que estavam
adormecidas na prateleira. Legacy of Kain foi discutido, mas não era tão
forte quanto Deus Ex e Thief."
"A equipe de desenvolvimento de Deus Ex foi uma das mais fortes que eu
montei, e eles estavam realmente unidos. Eles conheciam os desafios. Com
Thief, eu não tinha o luxo de ter um grupo de pessoas com quem
trabalhei junto anteriormente, então fui recrutar pessoas fortes,
pessoas muito fortes, mas elas não tiveram a oportunidade de trabalhar
juntas nos jogos anteriores.
Fizemos o nosso melhor e batalhamos, e essa é a vida no desenvolvimento de jogos. Você não se dá bem o tempo todo. E estávamos perto, mas só faltava alguns retoques finais."
Isso faz eu me perguntar se Thief era realmente a escolha mais óbvia, pois eu nunca vi uma base de Thief tão grande quanto a de Soul Reaver. Será. Então talvez o motivo tenha sido mais alto estratégico... Talvez na época um jogo do gênero fizesse sentido na análise de mercado. Quem sabe? Enfim... Os fãs chegaram inclusive a fazer um demake do jogo e assim surgiu Soul Reaver 2D.
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