O Resenha Digital Clube realizou uma pesquisa por meio da plataforma Opinion Box e percebeu que mais de 75% dos entrevistados afirmaram que o futebol é o esporte que eles acompanham.
Além disso, o futebol ainda conseguiu o patamar de esporte preferido de 58% das pessoas entrevistadas pela Opinion Box. A distância desse esporte para as outras modalidades esportivas fica ainda mais evidente quando se analisa o segundo colocado no estudo.
Pelos dados publicados pelo Resenha Digital Clube, o vôlei de quadra e a Fórmula 1 aparecem com 35% e 28% de votos de brasileiros afirmando que acompanham essas modalidades. O que esses números evidenciam é a elevada popularidade do futebol no Brasil.
Uma das plataformas pelas quais os fãs de futebol acompanham o esporte é pelo meio digital. Apesar da televisão ainda ter uma ampla cobertura de eventos esportivos, mais alternativas têm sido exploradas por empresas do ramo de tecnologia.
As plataformas digitais têm ganhado espaço entre fãs de esportes e jogos ao longo dos últimos anos. Prova disso é a possibilidade do brasileiro ver a transmissão de eventos em tempo real e ainda jogar em apps como o do MPL Jogos online, tudo em apenas um único dispositivo.
Esse avanço nas plataformas digitais estão sendo observados de perto pelos clubes brasileiros que já buscam investir em uma experiência otimizada para os seus torcedores com foco no engajamento da sua torcida.
Clubes disponibilizam aplicativos para download
Uma das iniciativas adotadas pelas equipes de futebol do Brasil e do mundo foi a oferta de aplicativos para download. Qualquer torcedor que acessar a Google Play ou Apple Store encontrará a possibilidade de baixar múltiplos apps.
Os aplicativos de futebol variam entre apps de pagamentos, notícias das equipes e muito mais. Cada time tem a sua abordagem. O Vasco da Gama, por exemplo, conta com um aplicativo que permite o pagamento com um cartão digital.
Já o Flamengo, rival do clube cruzmaltino, apresentou um app voltado para notícias, calendários, acompanhar o resultado da equipe carioca e muito mais. A ideia de um time que oferece essa alternativa para os seus torcedores é fazer com que a torcida se sinta engajada a todo o momento com a equipe.
Outro ponto que também tem papel fundamental na oferta de aplicativos para torcedores de clubes de futebol é a possibilidade de conhecer o perfil de quem torce para o time em questão. Assim, as equipes conseguem traçar um perfil e fazer campanhas de marketing voltadas para perfis diferentes.
Fan Token também é iniciativa frequente das equipes
Uma outra iniciativa que também ganhou força e faz parte das plataformas digitais é a presença do Fan Token. Esse ativo funciona como uma moeda virtual que os torcedores podem adquirir.
Ao adquirir o Fan Token, o torcedor dos 10 times mais ricos do Brasil, ou de qualquer outra equipe, consegue ter acesso a vantagens que quem não tem a moeda virtual não pode acessar. Isso envolve participação nas decisões do time, voto em enquetes e muito mais.
Diversas equipes do futebol mundial elevaram a experiência do Fan Token para outro nível. Um ótimo exemplo foi o que aconteceu com o token da Juventus, tradicional clube do futebol italiano.
No caso da Juventus, os seus torcedores que tinham a Fan Token puderam votar no design da camiseta do clube italiano. Anteriormente, essa decisão só poderia ser tomada por integrantes da diretoria da Velha Senhora, como é conhecida a equipe pela torcida.
A chegada do Fan Token rompeu a barreira de só permitir que a diretoria tome decisões e transformou a experiência da torcida. Esse é outro exemplo de como as plataformas digitais têm impulsionado a experiência dos torcedores.
Ainda mais inovações são esperadas
Um estudo sobre a transformação do futebol na era digital foi produzido pela International Football Arena em parceria com a PWC e a Exozet. Na publicação, as organizações apresentam 3 eras digitais as quais o mercado já passou.
O comércio digital foi a primeira onda digital, seguido pelo consumo online e depois pelas identidades digitais. Ainda no mesmo documento, os pesquisadores se perguntam qual seria a próxima onda que romperia com o formato atual do mercado de futebol.
No lado das tendências, a publicação aponta que existe uma maior demanda da torcida por uma experiência como torcedor que seja realmente de alta qualidade. Além disso, a possibilidade de acompanhar os interesses dos torcedores é um ponto essencial para que os times consigam criar conteúdos que sejam de interesse da sua torcida.
A análise de dados no futebol pode ser o caminho para que as equipes consigam entender o perfil de seus torcedores e criem conteúdos com o objetivo de deixá-los ainda mais engajados. Enquanto isso, as plataformas digitais seguem evoluindo e apresentando ainda mais oportunidades para as equipes se modernizarem.
0 Comentários