A The Game Awards 2024 reacendeu um debate que já é quase tradição entre os gamers: a escolha de indicados ao prêmio de Jogo do Ano. A decisão de incluir Elden Ring: Shadow of the Erdtree, uma DLC, como concorrente a GOTY, gerou revolta em boa parte da comunidade. Muitos consideraram que uma expansão, por mais aclamada que seja, não deveria competir com jogos completos, apontando que isso diminui a credibilidade da premiação e gera suspeitas sobre os critérios adotados.
Críticas também foram levantadas em relação à exclusão de jogos amplamente elogiados, como o remake de Silent Hill 2, que apareceu em várias categorias, mas não no principal prêmio. A sensação de "bagunça" aumentou ao lembrar que, no ano anterior, Dave the Diver, desenvolvido por um estúdio apoiado por uma publisher bilionária, foi indicado como jogo indie. Esses episódios alimentam uma percepção de favoritismo ou falta de clareza nas escolhas, especialmente em um ano com tantas opções.
Ainda assim, parte da comunidade defendeu a inclusão da expansão de Elden Ring, destacando que seu impacto foi comparável ao de um jogo completo. Por outro lado, o debate sobre a validade de incluir DLCs no mesmo nível de grandes lançamentos continua. Além disso, a ausência de outros títulos conhecidos, como Dragon's Dogma 2, Like a Dragon: Infinite Wealth e Tekken 8 reforçou a necessidade de colocar uma expansão no lugar de um jogo completo. Rolaram muitas acusações sobre a premiação frequentemente "esnobar" produções significativas. Esses foram os concorrentes:
Astro Bot
Sony Interactive Entertainment, Team Asobi
Metaphor Refantazio Ps5
Sega, Atlus, Studio Zero
Black Myth: Wukong
Game Science
Final Fantasy VII Rebirth
Square Enix
Elden Ring Shadow Of The Erdtree Collector ́s Edition
FromSoftware, Bandai Namco Entertainment
Balatro
LocalThunk, Playstack
Enquanto isso, a lista final seguiu gerando discussões acaloradas, levantando questões sobre a necessidade de critérios mais transparentes para evitar que escolhas controversas ofusquem o reconhecimento dos jogos que marcaram o ano. Mas e vocês, o que acham? Acreditam que é adequado colocar DLCs? Ou preferiam que a categoria Jogo do Ano fosse só com jogos completos?
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