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Silent Hill no Japão feudal? Conheça Labyrinth Of The Demon King, saiu uma demo!

Embora histórias nipônicas medonhas estejam em grande parte concentradas em tempos modernos, como em Montanhas do Terror, quem viu os Clássicos Japoneses Sobrenaturais, sabe muito bem que desde os tempos antigos, o horror reina em histórias japonesas. Isso costuma ser apresentado de um jeito mais suave, como em The Witcher Ronin. Mas algumas histórias resolvem ir direto ao ponto e apresentam o medo em tempos antigos.

Em 2025 vamos finalmente poder experimentar Labyrinth Of The Demon King, um jogo que tem chamado a atenção por sua temática de horror no Japão Feudal e atmosfera ao clássico da Konami. E saiu uma demo, que você pode baixar aqui.

Labyrinth Of The Demon King é um jogo de terror no Japão Feudal com estilo de Silent Hill

Em "Labyrinth Of The Demon King", temos uma obra de terror com estilo bem macabro, apresentado em um mundo medonho baseado no Japão Feudal e com uma atmosfera semelhante a obras como Silent Hill. O estilo é de horror analógico, com gráficos muito poluídos e as criaturas presentes são extremamente bizarras.
Veja também JDM: Japanese Drift Master, jogo de corrida em mundo aberto ambientado em cidadezinhas do interior do Japão. Já Promise Mascot Agency, apresenta uma cidade japonesa amaldiçoada onde o jogador precisa administrar um negócio. Porém se você quer continuar em algo do mesmo estilo, em The Spirit of Samurai, temos um Japão Feudal medonho com visual de animações em stop motion!
 
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Sobre Horror Oriental
 
O horror oriental sempre teve uma presença marcante na cultura pop, especialmente através de suas entidades macabras e histórias arrepiantes. A mistura de mitologia, lendas urbanas e uma boa dose de criatividade trouxe uma atmosfera única para o terror. A cultura japonesa, em particular, é rica em histórias de fantasmas, demônios e espíritos vingativos, conhecidos como yūrei e onryō. Esses elementos permeiam desde filmes e séries até jogos de videogame, criando experiências que mexem com o psicológico e o emocional dos fãs.

Quando pensamos em horror oriental nos jogos, é impossível não mencionar "Fatal Frame", também conhecido como "Project Zero" em algumas regiões. Neste jogo, os jogadores utilizam uma câmera para capturar e exorcizar espíritos, mergulhando em cenários sombrios e narrativas que exploram a tragédia e o sobrenatural. O uso da câmera obscura, uma arma que permite ver e capturar os espíritos, torna a experiência única e ainda mais aterrorizante. A ambientação dos jogos, muitas vezes em mansões assombradas e locais isolados, é profundamente influenciada pelas lendas e mitos japoneses.

Outro título marcante é "Kuon", um jogo ambientado no período Heian do Japão, onde o jogador enfrenta espíritos e criaturas demoníacas usando habilidades místicas e armas tradicionais. A atmosfera do jogo é sombria e o enredo é recheado de referências à mitologia japonesa, com destaque para rituais macabros e maldições antigas. O jogador é imerso em um mundo onde a linha entre os vivos e os mortos é tênue, e cada esquina pode esconder um novo horror.

"Siren" é outro exemplo de como o horror oriental se traduz de forma eficaz nos jogos. Conhecido por sua narrativa não-linear e pela habilidade de "ver" pelos olhos dos inimigos, este jogo aumenta o suspense e a tensão, colocando os jogadores em situações de puro pavor. A história se passa em uma vila isolada no Japão, onde uma maldição transforma os habitantes em criaturas aterrorizantes. O uso de múltiplos personagens e a necessidade de explorar diferentes perspectivas tornam o jogo uma experiência imersiva e angustiante.

Além desses, "Yomawari: Night Alone" e sua sequência "Yomawari: Midnight Shadows" são exemplos perfeitos de como o horror japonês pode ser adaptado para diferentes estilos de jogo. Nestes títulos, os jogadores controlam jovens garotas que exploram suas cidades à noite, enfrentando espíritos e criaturas aterrorizantes. A estética adorável dos personagens contrasta fortemente com o terror dos encontros sobrenaturais, criando uma atmosfera única e perturbadora.

A influência do horror oriental também se estende a outras mídias. Filmes como "O Chamado" (Ringu) e "O Grito" (Ju-On) são exemplos de como o terror japonês conseguiu conquistar o público ocidental. Esses filmes foram adaptados para o mercado americano, mas mantiveram a essência do horror japonês: uma presença maligna que assombra e destrói vidas de forma inexorável. As narrativas geralmente focam em maldições que são passadas de pessoa para pessoa, criando uma sensação de desespero e inevitabilidade.

A eficácia do horror oriental reside em sua habilidade de combinar o sobrenatural com o psicológico. As histórias não se limitam a sustos baratos, mas exploram temas profundos e perturbadores. As entidades macabras são mais do que simples monstros; elas são representações de medos e traumas que assombram a humanidade. Essa abordagem rica e multifacetada continua a cativar e assustar o público ao redor do mundo, consolidando o horror oriental como um pilar importante na cultura pop global.

O sucesso desses jogos se deve em grande parte à maneira como eles incorporam a cultura e as tradições do horror oriental. Os desenvolvedores não apenas criam monstros assustadores, mas também constroem histórias envolventes que muitas vezes refletem medos profundos e traumas psicológicos. A utilização de elementos como maldições, vingança e espíritos inquietos ressoa com o público, pois são temas universais que transcendem barreiras culturais.

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