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Multiversus se tornou uma verdadeira arapuca pra fãs da cultura pop

Aquela edição super elegante do Nintendo Switch com Super Smash Bros não foi uma febre de vendas no Brasil apenas por ser bonita, mas porque se trata de uma franquia muito amada. Mas, se todas as cópias desse jogo focaram em personagens de franquias próprias com alguns poucos convidados especiais, seria difícil imaginar alguma empresa com poder o suficiente pra pegar coisas sombrias como os livros de Game of Thrones e juntar com personagens super fofos. É certo que o universo adulto de Batman provou que o herói pode ter duas faces, mas Multiversus é uma obra que passa dos limites com a vantagem que tem.
 
Multiversus parece uma arapuca de atrair gamers para o gênero e encantou ao atrair fãs dos gêneros mais variados. Muitos games já tentaram copiar o sucesso de Super Smash Bros, mas pouquíssimos conseguiram se destacar como Multiversus. Esse jogo, desenvolvido pela Player First Games e distribuído pela Warner Bros Games, conseguiu conquistar a atenção de jogadores de diferentes gostos e idades. O segredo? A inclusão de personagens icônicos de diversas franquias que, muitas vezes, atraem jogadores que não se interessariam pelo gênero de luta.

Em 2024, o jogo adicionou personagens como Agente Smith de Matrix, Jason Voorhees de Sexta-Feira 13, e o Coringa de Batman. Essa variedade é um grande atrativo, pois quem poderia imaginar Arya Stark lutando contra o Salsicha? É esse tipo de combinação inusitada que faz Multiversus se destacar. Os fãs de DC Comics, por exemplo, encontram em Multiversus uma nova forma de interagir com seus super-heróis favoritos, enquanto outros se atraem pela nostalgia ou pela curiosidade de ver personagens tão distintos em combate.
O grande diferencial dele em relação a outras obras que reúnem personagens famosos, é que a Warner tem uma PENCA de direitos. Dessa forma, enquanto outros jogos estão limitados a personagens que a empresa detém ou parcerias limitadas de um nicho, como Brawlout, que tem personagens de jogos indie, Multiversus acaba tendo a vantagem de pegar coisas de mídias variadas.

Outro ponto que contribui para o sucesso de Multiversus é sua gratuidade. Disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC, ele permite que qualquer pessoa com um notebook ou console possa entrar na diversão. O fato de ser gratuito e frequentemente ter eventos da comunidade como incluir Twitch Drops em transmissões na Twitch só aumenta seu apelo. A comunidade no Reddit e os dados no SteamDB mostram uma base de fãs engajada e ativa, sempre discutindo estratégias e novas adições ao jogo.

No entanto, nem tudo são flores para Multiversus. Apesar de ter sido um estouro no lançamento e atingido notas "Muito Positivas" na Steam, mostrando o quanto foi valorizado, as análises no Metacritic refletem um cenário diferente. Com uma nota de "tarja amarela", que indica uma recepção mediana, fica claro que há aspectos do jogo que não agradam a todos. Questões de balanceamento de personagens, bugs ocasionais e a necessidade constante de atualizações são algumas das críticas apontadas pelos jogadores. Inclusive rolou uma treta pouco após o lançamento com gente falando que o jogo foi abandonado e não souberam aproveitar o estouro, apesar de mais pra frente começarem atualizações mais constantes.
Mesmo com esses pontos negativos, Multiversus continua sendo uma verdadeira arapuca para atrair novos gamers. A estratégia de incluir personagens famosos funciona como um chamariz eficiente. Nem sempre mantém o povo lá, mas ao menos dá aquela movimentada na coisa, né? Muitas pessoas acabam experimentando o jogo exclusivamente por causa de um personagem específico e, ao descobrirem a diversão que ele proporciona, permanecem jogando. Isso é potencializado pelo suporte da WB Games e pela constante adição de novos conteúdos, mantendo o interesse dos jogadores sempre renovado. Por outro lado tem a galera também que depois de dar uma olhada, nunca mais volta.

Então, apesar das tretas, seja com um headset gamer de última geração ou com um simples controle, Multiversus consegue cativar e manter uma base de jogadores diversa. O engajamento na Twitch, as discussões fervorosas no Reddit e as análises positivas na Steam são provas de que, mesmo com alguns tropeços, o jogo da Warner Bros Games tem um impacto significativo no mundo dos videogames. E essa mistura de nostalgia, curiosidade e acessibilidade é uma fórmula no mínimo interessante.

No meu caso, eu não consigo me manter tanto tempo em jogos, já que eu tenho que trabalhar kkkk, mas assumo que quando joguei ainda no acesso antecipado, lá na live da Twitch, foram dias bacanas. Não é o tipo de jogo que consegue me manter pra sempre, mas eu consigo facilmente entender o vício que alguns têm (Assim como o ódio que alguns colocam em cima). E vocês? Jogaram? O que acham?
E se você quiser colocar a fofura de lado e ver um combate focado no brutal e no horrível, Leviathan é um mangá com proposta chocante que imita Battle Royale de um jeito bem peculiar e intrigante. Mas se tá afim mesmo é de ver uma TRETA, veja o CEO da Epic Games ridicularizando a Microsoft sobre compra da Steam por 16 bilhões de dólares. E se busca um controle tunado, confira a versão mais cabulosa do DualSense e como o povo tá usando ela no PC.

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Sobre clones de SSB
 
No mundo dos videogames, Super Smash Bros é um dos títulos mais icônicos e influentes quando falamos de jogos de luta em plataforma. Desde o seu lançamento, muitos desenvolvedores tentaram recriar a mágica que fez de Smash Bros um sucesso, lançando jogos que claramente se inspiram na fórmula criada pela Nintendo. Um desses jogos é PlayStation All-Stars Battle Royale, que tentou trazer a fórmula de Smash Bros para os fãs da Sony. O jogo reuniu personagens icônicos do PlayStation, como Kratos, Nathan Drake, e até mesmo personagens mais inusitados como o Big Daddy de Bioshock. Apesar do esforço e do apelo nostálgico de ver esses personagens lutando juntos, PlayStation All-Stars Battle Royale não conseguiu alcançar o mesmo sucesso de Smash Bros, ficando aquém nas vendas e na crítica.

Outro exemplo é Brawlhalla, um jogo free-to-play que conseguiu conquistar um público considerável ao adotar uma abordagem semelhante à de Smash Bros. Brawlhalla oferece uma grande variedade de personagens originais, além de colaborações com outras franquias, como Adventure Time e WWE. O estilo de jogo é similar, com lutas frenéticas e uma grande ênfase na física dos personagens. Apesar de não ter o mesmo charme dos personagens icônicos da Nintendo, Brawlhalla se estabeleceu como uma alternativa viável e popular, especialmente por ser acessível em diversas plataformas, incluindo PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.

Um terceiro título que merece menção é Rivals of Aether, que, embora não tenha a fama de Smash Bros, conseguiu conquistar uma base fiel de jogadores. Rivals of Aether se destaca por sua mecânica refinada e seu foco em combates mais técnicos. O jogo apresenta um elenco de personagens originais, cada um com habilidades únicas que adicionam profundidade às batalhas. Ele foi bem recebido pela comunidade de jogos de luta, especialmente por aqueles que buscam um desafio mais competitivo.

Não podemos deixar de falar de Nickelodeon All-Star Brawl, que tentou pegar carona na popularidade de Smash Bros ao trazer personagens queridos dos desenhos animados da Nickelodeon, como Bob Esponja, Tartarugas Ninja e Avatar: A Lenda de Aang. O jogo conseguiu gerar bastante hype antes do lançamento, principalmente por conta da nostalgia envolvida. No entanto, ao ser lançado, ele enfrentou críticas mistas devido à falta de polimento e à ausência de vozes para os personagens, o que tirou parte da magia que um crossover desse tipo deveria ter.

Por fim, temos jogos indie como Slap City e Indie Pogo, que, embora sejam menos conhecidos, também seguiram os passos de Smash Bros. Slap City é elogiado por sua jogabilidade fluida e por seu humor peculiar, enquanto Indie Pogo oferece uma mecânica de pulo única que dá um toque diferente ao estilo de jogo. Ambos os títulos, apesar de modestos, mostram como a influência de Super Smash Bros se estende por todo o espectro dos jogos de luta em plataforma.

A verdade é que, mesmo que muitos jogos tentem copiar a fórmula de Super Smash Bros, poucos conseguem capturar a mesma essência que fez do jogo da Nintendo um fenômeno. Cada tentativa traz algo novo para a mesa, mas alcançar o equilíbrio perfeito entre jogabilidade divertida, personagens cativantes e apelo nostálgico é uma tarefa difícil. No entanto, essas tentativas são valiosas, pois enriquecem o gênero e oferecem aos jogadores mais opções para explorar.

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