Você certamente conhece bem o horror japonês em meio aos vários filmes, mangás, games e outros locais onde é apresentado todo aquele estilo tão peculiar dos clássicos japoneses sobrenaturais. E entre os destaques do horror, a mais pura bizarrice é apresentada nos idolatrados mangás do Junji Ito. E uma coisa que nem todo mundo sabe, é que ele é fã de H.P. Lovecraft e que inclusive já o homenageou, sendo que aqui no Brasil temos uma penca de obras do autor americano, sendo destaque aquele livrão que brilha no escuro. Mas o que acontece quando se junta esses dois mestres do horror? Temos World of Horror do desenvolvedor polonês Panstasz.
A história se passa no Japão, no ano de 198X. A pequena cidade costeira de Shiokawa é um local simples, ficando em um cantinho bem isolado, aos pés de montanhas, mas em frente a um imenso mar. Tendo sua conexão com o resto do mundo via trem, é um ambiente que não tem nada demais. No entanto, um antigo mal desperta e horrores além da compreensão humana estão prestes a tomar o local. Você precisa investigar e resolver esses acontecimentos.Para fãs de terror, esse jogo é bastante atraente para fãs de horror, especialmente para quem gosta de terror japonês. Ele tem um charme muito próprio, criando algo atmosférico e nostálgico ao mesmo tempo, como se fosse um jogo esquecido que tenha rondado por alguns comparadores durante a década de 80. E isso não é apenas no visual que você vê nas screenshots, assim que você abre o game, já vê aquele prompt de comando indicando que é um jogo de 1981, recebendo versão em disco em 1985.
Depois tem todo esse visual, que embora muita gente ache uma velharia feia, não sendo um visual 2D mais modernos, como o visualmente fofíssimo My Little Blood Cult, tem aqueles que se atraiam pelo aspecto de coisas antigas. Esse é o meu caso, então já caiu nas minhas graças automaticamente assim que bati os olhos. Foi algo semelhante ao que senti quando vi o maravilhoso Bahnsen Knights, que tem um visual pixel art tão belo quanto.Falando em visuais, você pode escolher entre 1 ou 2 bits, que vão apresentar níveis de detalhes diferentes, sendo com sombreamento ou não, além da paleta de cores, que consegue gerar atmosferas diferentes, indo desde algo misto, até algo que direciona o clima para estilos diferentes. Por exemplo, colocar todo branco vai te fazer se sentir em um mangá, já a paleta vermelha deixa o clima muito mais carregado.
O que temos aqui é um jogo investigativo do gênero roguelike. Um visual novel que te colocará em uma viagem por um ambiente oriental, mas sem ser ser algo do tipo o maravilhoso Death Mark ou NG, que são histórias sobrenaturais no Japão. Aqui, você escolhe um caso, sendo que eles têm nível de complexidade, e então vai para um lugar investigar. Mas acontecem coisas diferentes, não existindo garantia de que algo que você encontrou em um lugar ainda vai estar lá.Além do mais, o seu personagem tem uma ficha de atributos que podem mudar durante a aventura, seja em combate, seja ao perder a "razão", que é um nível de sanidade tipicamente presente em obras lovecraftianas como o RPG de Mesa Cultos Inomináveis. Portanto pode ser que você morra com danos físicos, mas também pode ser que o contato com as criaturas de outros universos possam não fazer muito bem pra sua cabeça também.
Apesar de tudo, nem sempre a coisa é pura vantagem. Por exemplo, teve uma vez que eu fui até o telhado da escola e tinha uma vilã que eu tive que enfrentar fisicamente, já em outra, tinha uma entidade ancestral em forma de olho no céu da cidade, e ao invés de sair de mansinho, resolvi espiar e a sorte me favoreceu, enquanto em uma terceira jogatina, ele me observou também e gravou conhecimentos antigos na mente do meu personagem, fazendo aparecer uns símbolos em seu rosto, mas também adicionando junto a esse conhecimento, uma maldição.Você tem uma série de objetos que vão sendo adicionados ao seu inventário, assim como informações escritas que precisam ser consultadas e analisadas para fazer certas coisas do jeito certo. Em combate, dependendo do que você tiver equipado, poderá aplicar certos tipos de golpes. A coisa é feita toda em turnos. Existe uma barrinha que indica a quantidade de ações possíveis e cada ação custa uma certa quantidade de pontos. Você precisa encher ela com o que vai fazer, tipo mirar pra garantir acerto, usar uma arma, chutar, etc.
Esse é um daqueles jogos que passam uma atmosfera maravilhosa! Embora não faltem jogos genuinamente orientais com esse clima de horror colegial, como Yomawari: Midnight Shadows, Okaeri e The Coma 2: Vicious Sisters, existem certos jogos que parecem demonstrar o amor pelo Japão que gringos tem e assim surgem coisas super atmosféricas. Como Yakyosho, que é espanhol, assim como Yuppie Psucho, e o maravilhoso The Friends of Ringo Ishikawa, que não é de terror mas transmite bem a ideia de ambientação japonesa intensa. World of Horror é um game que consegue fazer isso de forma majestosa.Enfim, se você gosta de atmosfera de coisas antigas, se atrai por games em turno e ainda é fã de Lovecraft e Junji Ito, essa aqui é uma obra finalmente obrigatória! Um daqueles jogos indie muito especiais e que conseguem ter um charme bem único! Definitivamente vale demais a pena! Recomendo muito!
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Sobre o Horror Japonês
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