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Preço de jogo aumentou na Steam e dev disse que quem não gostou, que vá piratear!

Existem alguns jogos que são tão famosos, que geram outros tipos de mídia. Temos os livros dos anos 90 de Resident Evil, o mais do que viciante Orlog, que era um mini-jogo de Assassin's Creed tão fantástico que virou algo real, e até coisas esquisitas até demais, como aquele Pato de Dark Souls. Mas a questão é, existe um verdadeiro mar de games e se tem jogos Triplo A que não fazem sucesso algum, imagina os indie? Mas e quanto um indie faz muito sucesso? O desenvolvedor deveria aumentar o preço pra ganhar mais?

Iron Lung é um jogo de notas muito positivas daqueles de terror curtinhos pra zerar em menos de duas horas. O desenvolvedor David Szymanski lançou ele em março de 2022 por US$ 5,99 (R$12,39 no Brasil), sendo assim um jogo curto, porém baratinho e que acabou caindo na graça da comunidade. Porém, com as vendas muito altas, em novembro de 2022 o dev decidiu aproveitar o sucesso pra aumentar um pouco as suas margens de lucro, e assim subiu pra US$ 7,98 (R$ 24,78 no Brasil). Se lá fora ele subiu menos de 2 dólares, aqui ele duplicou de preço.
Mas a reação foi mundial, e as pessoas começaram a reclamar dele ter subido, especialmente porque tem muita gente que espera jogos baixarem poderem comprar, e muitos desses são bem pacientes, sendo capaz de esperar anos. Para o azar dessas pessoas, às vezes acontecem coisas que inutilizam a espera e fazem as coisas piorarem. 
 
Um exemplo foi quando Dark Souls 3 subiu tanto o preço, que ficou mais caro que Elden Ring. Tivemos a subida de preços de até 1003% em 2022, que irou a comunidade. Não podemos esquecer da moda dos preços abusivos de alguns devs. E, claro... Temos o fato de que Blasphemous 1 subiu tanto de preço, que mesmo o 2 foi lançado mais barato. Essas coisas dão o que falar, e devs indie costumam sentir mais diretamente o impacto da comunidade. Mas no caso desse, ele parece não gostar de levar desaforo pra casa e ser bem sincero sobre o motivo. Ele respondeu o seguinte:
"Já que as pessoas continuam tentando me pegar por causa disso... mais uma vez, o preço do Iron Lung subiu porque o jogo vale US$ 8, então quero cobrar US$ 8, porque quero ganhar mais dinheiro. Se você não concorda com esse preço, não quero seu dinheiro. Vá piratear ou algo assim."

" 'Ele só está fazendo isso por dinheiro'. Sim, não me diga, eu ganho a vida fazendo jogos. Se eu não quisesse ganhar dinheiro com eles, não cobraria por eles. Gosto do modelo de negócios de 'Quero dinheiro, então faço algo que acho que vale dinheiro, e você me paga esse dinheiro e recebe o produto, e ficamos todos felizes' É isso. Não há nada complicado ou escondido aqui.

Se você não acha que as coisas que faço valem o dinheiro que cobro, tudo bem. Não os compre, ou espere por uma grande promoção, ou siga o caminho sorrateiro e obtenha-os de graça ou o que quer que seja, e por favor me diga isso para que eu possa ajustar os preços para o que quer que eu lance a seguir.

Esta será a última coisa que tenho a dizer sobre a mudança de preço do Iron Lung. Não espero fazer nenhum ajuste de preço após o lançamento no futuro, então espero que isso nunca precise ser discutido novamente."


Ele é um rapaz bem sincero e direto ao ponto, não acham? A comunidade recebeu isso de forma mista. Alguns falando que vão piratear mesmo por causa disso, e outros falando que ao menos ele não inventou o papo de fazer as coisas por amor, que muitas desenvolvedoras sempre comentam. E você, o que achou? Não deixe de conferir o jogo tão ruim que fez a desenvolvedora falir 4 dias após o lançamento.

E se quer comprar games sem gastar muito, dá pra conseguir keys baratinhas de diversos jogos da Steam, recomendo sempre dar uma olhadinha nos preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui:
 
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Sobre Iron Lung

"Iron Lung" é um jogo de terror submarino movido pelo suspense, desenvolvido pelo criador de DUSK, The Moon Sliver e Squirrel Stapler. É uma experiência curta, porém intensa, projetada para mergulhar os jogadores em um cenário de horror onde os sentidos são limitados e o desconhecido espreita a cada momento.

A jogabilidade experimental e minimalista é o coração deste jogo, onde a sua percepção é reduzida e qualquer coisa pode estar à espreita ao seu redor. Você se encontra dentro de um submarino claustrofóbico apelidado de "Iron Lung", navegando às cegas por um oceano de sangue para fotografar locais-chave, torcendo para que o que quer que habite esse ambiente hostil não o encontre.

Com apenas um único portal no submarino, que precisa ser mantido fechado devido à pressão das profundezas, você precisa se orientar puramente por meio de um mapa incompleto, sensores de proximidade, som e uma câmera externa primitiva, usada para capturar as fotos necessárias para concluir sua missão ou para obter uma visão granulada e de baixa resolução do que está acontecendo do lado de fora.

O jogo se baseia no horror construído pela crescente ansiedade e paranoia. A trilha sonora original, inspirada no trabalho de Aubrey Hodges (Doom 64), intensifica a atmosfera de tensão e medo constante. É uma experiência curta, com o objetivo de ser concluída em menos de uma hora, mas que exige dos jogadores engenhosidade e paciência para sobreviver aos perigos desconhecidos que se escondem nas profundezas do oceano de sangue.

A narrativa de "Iron Lung" se desenrola em um contexto futurista, onde décadas atrás, todas as estrelas e planetas habitáveis desapareceram misteriosamente, deixando um universo vazio de asteroides e luas sem vida. Os únicos vestígios da humanidade são aqueles que estavam em estações espaciais ou naves na época do desaparecimento. Com suprimentos diminuindo gradualmente e a infraestrutura em colapso, os sobreviventes passaram anos procurando freneticamente por qualquer vestígio de recursos naturais restantes, sem sucesso.

Então, uma anomalia misteriosa conhecida como "Blood Ocean" (Oceano de Sangue), foi descoberta em uma lua aparentemente desolada. Embora não seja o primeiro Blood Ocean encontrado desde o desaparecimento, varreduras iniciais mostraram uma coleção de locais anômalos potencialmente úteis em uma profunda trincheira submarina que exigem investigação adicional.

E é você, o azarado, quem recebe a missão de investigar essa anomalia em um submarino envelhecido montado a partir de peças enferrujadas de estações espaciais. Seu objetivo é encontrar os locais marcados, fotografar o que encontrar lá e tentar terminar antes que o submarino entre em colapso ao seu redor ou antes que seja descoberto por qualquer coisa que se esconda no sangue que preenche esse ambiente hostil.

"Iron Lung" desafia os jogadores a enfrentarem o desconhecido, a aguçarem seus sentidos limitados e a sobreviverem em um ambiente de terror implacável, onde a descoberta dos mistérios escondidos nas profundezas do oceano de sangue pode custar-lhes a própria vida.

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