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Aumento cabuloso do Xbox Series S no Brasil fez até a imprensa internacional falar sobre

Se por um lado nós temos vários celulares a preços acessíveis para todos os públicos no Brasil, por outro, é óbvio que tem alguns eletrônicos que não se tem variação e o jeito é pegar algo caro. E isso explica o estouro de vendas do Steam Deck no Brasil, que mesmo caro, ainda vendeu feito água. E, quando foi apresentado o custo/benefício impressionante do Xbox Series S, se tornou uma opção bem interessante pra gamers pobres que queriam consoles. Mas isso mudou em 2023 de forma tão escandalosa, que até lá fora começou a ser falado.
 
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Quando foi lançado no Brasil em novembro de 2020, o Xbox Series S custava R$ 2.999. Naturalmente, a tendência das coisas é ficar cada vez mais baratas. E assim foi ficando, e com descontos, era possível achar na faixa de R$2000 em 2023, mas no fim desse ano, a Microsoft fez uma surpresa nada agradável a muitos gamers. Um aumento cabuloso!
Embora o preço oficial (Sem descontos), estivesse R$ 2.649, a mãe do Xbox decidiu dar uma aumentada nada modesta de 35.89%! O que foi quase mil reais a mais, subindo o preço oficial para R$ 3.599. Isso foi escandaloso o suficiente para não ser algo falado apenas localmente. E assim, mas chamar a atenção da mídia internacional. E assim o site americano Windows Central fez um artigo.

O site foi atrás da própria Microsoft pra tentar entender o motivo do preço ter ficado tão caro quanto um Playstation 5 Digital Edition. E comentam sobre nossos impostos surreais e desafios. A empresa comentou que “Embora o console continue sendo uma parte importante do ecossistema Xbox, continuaremos a oferecer ótimos jogos, habilidades e opções para os jogadores no Brasil, para que possam jogar como e onde quiserem.”.
A resposta pareceu meio despreocupada em relação à coisa, provavelmente indicando que os tempos mudaram e se referindo ao ecossistema Xbox. Por exemplo, é possível jogar jogos triplo A sem precisar de videogame naquela TV da Samsung. O mesmo é possível com celulares ou ainda em PCs velhos, graças ao Xbox Cloud Gaming. Então certamente é a isso que se refere quando comenta sobre. Mas não parece ter deixado o criador do artigo menos chocado, que concluiu com:

“Estou ciente de que a economia ao redor do mundo está enfrentando problemas e diferentes regiões têm questões específicas, mas isso parece um erro. A diferença entre o Xbox Series X e o Xbox Series S foi drasticamente reduzida, então parece muito provável que a maioria dos jogadores que queiram um console Xbox simplesmente economizará um pouco mais e optará pelo modelo de ponta”

E vocês, o que acharam? Curioso, né? Antigamente um dispositivo velho só diminuía de preço. Mas a indústria gamer é diferente. Coisas como aumento na Steam e consoles é algo que se tornou normal. Ainda assim, assumo que sempre vou achar um charme a ideia de ter um Xbox Series S, é uma caixinha tão bonitinha pra ficar do lado da TV. Atualmente tem uma penca de itens de Xbox que concorrem entre si para se tornar os mais vendidos. Confira:

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Mas é isso aí... Mais um dia no mundo do entretenimento, né? E se você curte um escândalo, não deixe de conferir o Elon Musk oferecendo 1 bilhão pra trocar o nome da Wikipédia pra Dickpédia, ou se quer ver a Nintendo irada, veja a Big N irritada com o mod das flores que xingam em Mario.

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A Indústria dos Videogames é uma Verdadeira Máquina de Fazer Dinheiro

A indústria dos videogames se tornou uma das mais poderosas e lucrativas do mundo. Com uma ascensão meteórica nas últimas décadas, ela provou ser uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, superando muitas outras formas de entretenimento. Hoje, os videogames não são mais vistos como um simples passatempo, mas como um negócio multibilionário que impacta economias globais, cultura e a vida de bilhões de pessoas.

O Crescimento Exponencial

Nos primórdios dos videogames, quando o Pong, o primeiro jogo eletrônico, foi lançado em 1972, poucos poderiam prever o quão longe essa indústria chegaria. Desde então, houve uma evolução incrível. Jogos simples de arcade deram lugar a mundos virtuais expansivos, gráficos de última geração e narrativas complexas. Esse crescimento, no entanto, não se limita apenas à qualidade dos jogos, mas também ao seu alcance.

O número de jogadores cresceu de forma exponencial. Atualmente, existem mais de 2,7 bilhões de jogadores em todo o mundo, incluindo aqueles que jogam em consoles, computadores, dispositivos móveis e até mesmo nas redes sociais. Isso representa uma fatia significativa da população global, o que torna a indústria dos videogames uma das mais acessíveis formas de entretenimento.

Uma Diversidade de Plataformas e Modelos de Negócios

Uma das razões pelas quais os videogames são uma máquina de fazer dinheiro é a diversidade de plataformas e modelos de negócios disponíveis. Não se trata apenas de comprar um jogo em uma loja e jogá-lo em um console. Hoje em dia, os jogos podem ser gratuitos para jogar (compras no aplicativo), baseados em assinatura, vendidos em lojas digitais, e em uma variedade de outros modelos.

Os jogos móveis, por exemplo, frequentemente usam um modelo "freemium", no qual o jogo é gratuito para baixar, mas os jogadores podem gastar dinheiro em compras dentro do aplicativo para melhorar a experiência. Os jogos de PC e consoles também têm modelos de negócios variados, incluindo edições de colecionador, expansões, pacotes de personagens e muito mais. Isso significa que os desenvolvedores têm várias maneiras de monetizar seus jogos, o que impulsiona ainda mais os lucros da indústria.

Esportes Eletrônicos: Uma Indústria em Ascensão

Uma das áreas que mais contribui para a máquina de fazer dinheiro dos videogames é o cenário de esportes eletrônicos, ou eSports. Os eSports envolvem competições de jogos de vídeo em nível profissional, com equipes e jogadores que ganham dinheiro através de patrocínios, premiações em dinheiro e publicidade. Os eventos de eSports atraem milhões de espectadores em todo o mundo, tornando-se uma forma significativa de entretenimento esportivo.

Grandes empresas e marcas investem pesadamente nos eSports, reconhecendo o potencial de exposição e retorno financeiro que essa forma de entretenimento proporciona. Isso é apenas mais uma prova do quão lucrativa a indústria dos videogames se tornou.

Impacto Cultural e Econômico

Além do aspecto financeiro, os videogames também têm um impacto cultural profundo. Eles influenciam a música, a moda, a arte e até a linguagem. Personagens icônicos, como Mario, Lara Croft e Master Chief, se tornaram parte da cultura popular global. A narrativa dos jogos muitas vezes rivaliza com a de filmes e livros em complexidade e profundidade.

Em termos econômicos, a indústria dos videogames também é uma fonte de empregos e investimentos significativos. Os desenvolvedores de jogos, artistas gráficos, roteiristas, testadores e outros profissionais contribuem para uma indústria que movimenta bilhões de dólares anualmente. Além disso, a venda de consoles, computadores e acessórios relacionados aos videogames também representa uma parte substancial da economia.

A indústria dos videogames é verdadeiramente uma máquina de fazer dinheiro, com um crescimento constante e um impacto global impressionante. Sua capacidade de se adaptar a novas tecnologias e modelos de negócios, juntamente com o seu papel cultural e econômico, a coloca em uma posição de destaque no mundo do entretenimento. O que começou como uma forma simples de diversão se transformou em uma potência econômica, e é improvável que sua influência diminua tão cedo. Portanto, a próxima vez que você jogar um videogame, lembre-se de que está participando de uma das indústrias mais lucrativas do planeta.

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