Normalmente o horror com elementos muito extremos costuma ter uma tendência a ser voltado para algo sobrenatural, como vemos em obras como Cidade das Lápides, com todo o seu estilo chocante ou mesmo Twin Peaks: Arquivos e Memórias, que apesar do elemento psicológico, ainda é sobrenatural. Porém a ficção científica consegue ser algo equivalente e mais pés no chão. É um gênero que se mostra extremamente versátil, tanto que temos obras como aquele idolatrado livrão de Star Wars, e ao mesmo tempo a verdadeira Bíblia Nerd, que obviamente é de sci-fi. Mas indo além da aventura, o medo pode estar presente.
Felizmente no Brasil temos escritores tão versáteis tanto, indo desde o gênero fantasia que pode ser visto da forma mais pura em Kyaron— A esperança carmesim, o gênero horror psicológico que está presente em livros como O Invasor de Sonhos, e claro, o nosso bom sci-fi! O livro 8:32 mostra o Rio de Janeiro futurístico em uma trama investigativa, Sertãopunk apresenta um nordeste cyberpunk, enquanto Histórias do Passado e do Futuro podemos contemplar folclore brasileiro e um ambiente super tecnológico. E assim a autora Sarah Madeline Cassidy Price criou "Miyake: uma distopia brasileira".
"Miyake se trata de uma distopia que se passa em 2117 no Brasil,
nela vemos a primeira aventura do revolucionário Julio, que com sua
trupe de malandros fica sabendo de uma fábrica que está usando seres
humanos como baterias vivas e precisa dar um jeito de acabar com isso."
Com a disponibilidade de aplicativos de leitura digital e leitores dedicados, como o Kindle, Kobo e Nook, a leitura digital se tornou uma realidade para muitas pessoas. Através de dispositivos como tablets e smartphones, é possível ter acesso a uma biblioteca completa em um único aparelho, economizando espaço físico e recursos naturais, como papel e tinta.
Além da praticidade, a leitura digital também é ecologicamente sustentável, já que reduz o transporte e a logística de livros físicos. As facilidades de pagamento, promoções e descontos também tornam os ebooks uma opção econômica em relação aos livros tradicionais. É bem raro achar livros grátis quando são físicos, mas ebooks grátis são frequentes.
A segurança e privacidade também são garantidas, já que os livros digitais estão protegidos por DRM (Digital Rights Management) e podem ser baixados com facilidade, sem preocupações com roubos ou perda de livros. Você tem um tipo de estante digital, onde cada livro novo fica lá armazenado e se você precisar, é só baixar em qualquer dispositivo!
A versatilidade dos dispositivos digitais também é um fator importante. É possível ler ebooks em diferentes dispositivos e sincronizar a leitura, permitindo que você comece a ler em um dispositivo e continue em outro sem perder o seu progresso. Os aplicativos de leitura digital também permitem personalizar a sua experiência de leitura, como a escolha de fontes e tamanho de texto, além de oferecer interatividade através de recursos como notas e marcações.
A variedade de catálogo também é uma grande vantagem dos ebooks. É possível encontrar livros em diferentes idiomas e gêneros, muitas vezes com preços mais acessíveis do que as versões físicas ou até mesmo livros gratuitos. Além disso, as promoções e descontos frequentes incentivam o consumo de ebooks. Muitas obras raras só podem ser acessadas pelo grande público graças a ebooks, incluindo livros que se perderam no tempo.
Sendo assim, os ebooks são uma opção moderna, prática e sustentável para consumir conteúdo digital. Com a variedade de dispositivos disponíveis e a facilidade de acesso através da internet, a leitura digital se tornou uma realidade acessível a todos. Se você ainda não experimentou os ebooks, vale a pena considerar essa opção e descobrir todos os benefícios que ela pode oferecer.
0 Comentários