Você com certeza já deve ter passado por algum sistema de proteção DRM, que são as formas que as empresas acharam para proteger suas criações e não deixarem à solta podendo ser replicadas sem parar. E claro, a pirataria está cheia de pessoas especializadas em quebrar DRM. E um sistema consegue se destacar entre todos, o Denuvo, que é muito mal falado e odiado por várias pessoas, mas fez sua fama no PC, porém surpreender ao anunciar sua proteção indo para o Nintendo Switch.
Uma coisa que fez esse sistema se destacar muito, foi o nível poderoso de proteção que ele oferece. Várias empresas passaram a contratar o serviço para lançar seus jogos sem enfrentar a pirataria. Muitos conseguiram ficar meses sem que fossem quebrada. E isso se tornou padrão, pois nesse tempo já tinham vendido o suficiente. Inclusive várias tiram o Denuvo depois que é quebrado.
Mas a ironia da coisa toda é que ele não é odiado exclusivamente por gamers que consomem pirataria e querem baixar por meios ilegais. A Denuvo conseguiu um ódio generalizado vindo inclusive daqueles que compram jogos no primeiro dia e fazem pré-venda. E o motivo disso é que um nível de proteção tão alto cobra o preço em performance.
Um exemplo foi o Resident Evil Village, que causou uma polêmica danada porque os jogadores piratas estavam tendo uma performance melhor do que aqueles que pagaram à Capcom para jogar. E assim a revolta aconteceu. O mesmo rola com vários jogos que não podem atingir seu potencial máximo porque tem um pesado sistema anti-pirataria rodando o tempo todo.
Porém essa proteção foi lançada inicialmente como algo exclusivo de computadores. Então foi uma surpresa imensa o anúncio da empresa para sua chegada ao Nintendo Switch, e não contra consoles desbloqueados, mas contra algo ainda mais inusitado, que é a emulação dos jogos nos computadores. Ou seja... Como?
No anúncio, colocaram em seu site: “A emulação de qualquer game de Nintendo Switch no PC é fácil. E há quase 4.500 deles disponíveis atualmente. Alguns jogadores emulam títulos no dia do lançamento, jogando-os sem gastar um centavo. Ao proteger seu game com nossa solução, você força todos os jogadores a comprar”.
E naturalmente, a gritaria começou de imediato! Muitos dos donos de Nintendo Switch não ficaram nem um pouco felizes com o anúncio, embora a empresa tenha prometido que isso não iria prejudicar a performance, mas apenas matar a emulação, ao menos nos primeiros meses para que as empresas pudessem lucrar mais.
Por outro lado, boa parte da comunidade da emulação recebeu a notícia com escárnio, dizendo duvidar muito que consigam fazer algo desse tipo, já que a emulação não é uma mera versão adaptada de um jogo separado para PC, mas sim uma simulação completa do console em um PC que roda jogos. De qualquer forma a caça às bruxas da Denuvo contra a emulação se mostrou confiante. E vocês, acham que uma empresa é capaz de matar a emulação? Confira também Mario Odyssey recriado dentro de Mario 64.
0 Comentários