Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Guts (Tripas) - Um conto que fez pessoas desmaiarem

Há muito tempo recebo recomendações para falar desse conto aqui no blog, mas venho adiando, pois estava com preguiça de ler. Acabei me esquecendo, mas com o e-mail do leitor Wagner Wingert, vi que era a hora de ler essa bagaceira. Decidi salvar como "não lido" para não ter saída e finalmente dei uma olhadinha. Agora é hora de trazer para vocês esse conto perturbador.

O autor Chuck Palahniuk acabou ficando realmente famoso com o lançamento do filme Clube da Luta, mas ainda assim muita gente nem ao menos soube que aquele filme era baseado em um livro, e que o autor inclusive tem várias obras publicadas. O estilo de narrar em suas obras exatamente o mesmo apresentado no filme, com aquele climinha de explicação detalhada sobre coisas curiosas, tudo com um baita toque cult.

Em 2005 o autor publicou o livro Haunted (Lançado no Brasil como Assombro), que é uma coletânea de contos. Para promover a obra, o autor acabou fazendo uma turnê um ano e meio antes, e assim falava um pouco sobre o livro, dava entrevista e tal, interagia com o público, algo bem bacana. Naturalmente dava um gostinho do que estava por vir, esse gostinho era ler o primeiro conto, chamado de Guts, ou "Tripas" como ficou no Brasil.
Vocês sabem muito bem que é natural alguns contos serem poderosos, como o racha-crânios "O ovo", o mais do que assustador "A mágica", e ainda tem contos que prendem mais pela sua narrativa intrigante, como o sombrio "A casa sem fim". Guts é um desses contos, que tem algo de muito especial e diferente.

Porém acabou se destacando pelo efeito que causou durante a turnê de lançamento. As pessoas tinham reações bizarras, muitos passaram mal e outros chegaram a até mesmo desmaiar. No fim das contas aconteceu isso com mais de 50 pessoas, o que naturalmente fez com que despertasse a curiosidade de muitos, afinal de contas o que tem nessa obra que mexe tanto com as pessoas?

Um documentário sobre o autor chamado Postcards from the Future, apresentavam muitos detalhes sobre seu trabalho. E uma das coisas colocada nesse documentário foram cenas de uma das plateias, além de entrevistas relacionadas a Guts, infelizmente está sem legendas, mas pra quem quer pular direto para as partes que interessam são de 0:45 a 1:05 onde aparece um cara passando entrando em desespero. Depois disso o autor pensa em parar e aos 3:21 faz uma votação para ver se o público vai aguentar e pergunta quem quer ouvir o resto da história.

Caramba ein? A sensação que tive foi de que existia um certo fator psicológico. Algumas pessoas são mesmo bem sensíveis, mas estar sentindo a pressão de uma obra e de repente ver alguém surtar do seu lado deve te deixar com um pé atrás. Nas entrevistas um dos carinhas fala que se sente aliviado dele não ter desmaiado também.

Isso acabou me lembrando do livro maldito apresentado no Rei de Amarelo, onde todo mundo que lia as palavras do livro acabava pirando. Apesar da coisa não ir tão longe assim, um conto fazer tantas pessoas desmaiarem é algo que naturalmente acaba sendo no mínimo poderoso né? Tem que escolher bem as palavras.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Esse Chuck é meio troll com esse lance de prender a respiração durante o conto. Acho que é por isso que tanta gente desmaia lendo isso. '-'

    ResponderExcluir