Achar um título mais ou menos ideal para essa matéria foi complicado, algumas pessoas tem um pensamento bem fixo sobre Aleister Crowley. É fácil achar títulos como "O homem mais Maligno do mundo", assim como "Um gênio incompreendido". Ou seja, o cara é amado e odiado... No entanto acho que quase todos que conhecem concordam que ele tem um certo toque sombrio, então acho que macabro é uma boa classificação (Ou não hahaha).
Quando penso em Crowley, é como ver um personagem de H.P. Lovecraft vivendo na vida real, e chega a ser engraçado pensar que os dois viveram na mesma época e poderiam ter se conhecido. Imagino o quanto Lovecraft não teria achado inspirador uma fonte tão pesada de informações sobre magia real e com todo aquele negócio de ligação ao Egito, acho que sairiam obras incríveis.
Para quem não tem ideia de quem seja Crowley, ele é considerado o maior Mago do "mundo moderno" visto da maneira fofa da coisa, mas para outros é o maior Satanista mesmo. Sendo assim, normalmente pessoas ligadas ao lado místico da coisa, o acham uma pessoa admirável e bem fora de seu tempo, enquanto cristãos o odeiam com todas as forças.
Ele nasceu em 1875 na Inglaterra e seu nome era Edward Alexander Crowley, mas durante a universidade acabou mudando, pois não gostava de como as pessoas o chamavam de "Alick" e ao pesquisar, viu uma fórmula dos nomes mais prováveis a se tornarem famosos, acabou por escolher Aleister, que era a forma gaélica do nome "Alexander".
Os pais dele eram de uma daquelas subdivisões do cristianismo bem reservada, chamada "Irmãos de Plymouth", e ele cresceu muito bem informado sobre isso, pois ainda criança era obrigado a ler um capítulo da bíblia por dia. O pai era dono de uma cervejaria e podre de rico, dando uma vida luxuosa.
Na universidade ele começou um curso de filosofia, mas não gostou tanto e pediu permissão para mudar para Literatura Inglesa. Até então ele sempre foi muito crítico, mas foi nesse ponto da sua vida, em que conheceu o outro lado cristão e começou a ver de uma maneira bem severa a coisa, achando super hipócrita e começando a criticar as atitudes dos cristãos.
Com 21 anos é que ele começou a se interessar pra valer por coisas envolvendo ocultismo e misticismo, passando a ler muitos livros de alquimia, místicos e qualquer tipo de magia. Com uma doença que teve no ano seguinte, ele passou a refletir de forma intensa sobre a vida e como é algo pequeno e frágil. Isso o incentivou a esquecer uma carreira diplomática e se dedicar apenas ao que amava, ficando assim com seus estudos ao ocultismo e abandonando a faculdade.
É preciso lembrar que ele era podre de rico, herdeiro de uma baita de uma herança, então no fim das contas não precisava se preocupar mesmo com isso. Crowley também conheceu um homem chamado Herbert, e passaram a ter um relacionamento, tudo indica que a experiência tão próxima à morte foi o que realmente o influenciou a viver a vida da forma mais intensa. Portanto mesmo sendo 1897, fez algo tão ousado, como se relacionar com um homem.
Mas a relação durou pouco, pois o cara era bem cético, enquanto ele era muito ligado ao misticismo, a declaração de Crowley sobre o assunto foi "Eu disse pra ele francamente que eu tinha devotado minha vida a religião e que ele não se enquadrava no esquema. Agora eu vejo como eu fui imbecil, como terrivelmente errado e fraco é rejeitar qualquer parte da personalidade de uma pessoa.".
Essa frase inclusive o define muito, pois uma coisa que ele defendia era viver como você é, ser como você é. Sendo assim ele não ligava de chocar a sociedade e se metia em polêmicas constantemente. Portanto o fato dele ter rejeitado alguém por ser como era, acabava indo contra seus futuros princípios, por isso que ele diz que foi um imbecil. Apesar de tudo Aleister não era homossexual, mas sim bissexual, já que teve várias relacionamentos com mulheres também.
Ele foi um membro destaque da Ordem Hermética da Aurora Dourada, e muitos o acusam de ter sido o responsável pela destruição da ordem, por ser muito mal visto pela sociedade. A mídia descia o cacete no cara, e ele estava sempre no meio de pessoas influentes como políticos. Dizem que ele incentivou muita gente a entrar em sociedades secretas e assim se ocultar e mexer com forças de outra dimensão, e esse é mais um detalhe que deixa muita gente irritada, já que ninguém quer que gente influente escondendo segredos e podendo estar com algum plano maléfico de domínio global.
Crowley naturalmente era um usuário da magia em sua forma mais pura, ou seja, ele fazia sim algumas poções e outras coisinhas simples. Mas fazia magia negra, mexia com coisas pesadas, ia atrás dos mais variados tipos de rituais como invocação e maldições, algumas coisas macabras que atualmente é equivalente a conteúdo da Deep Web.
Sendo assim, toda sua vida foi baseada em magias variadas, muitos famosos o conheceram e o consultaram. Ele viajou pelo mundo todo, conheceu de tudo e fazia críticas pesadas quanto a cristãos. Começou a ironizar a igreja e sua posição social fazia a mídia ver tudo, assim se declarou como "A besta", o que deixou as pessoas chocadas.
Levando em consideração as magias pesadas que fazia constantemente e não tinha a mínima vergonha de falar sobre o assunto e expor seus pensamentos, e um apelido tão forte, as pessoas começaram a pensar que ele era o próprio Anticristo.
Ele fazia experimentos pesados com magia, tentava coisas novas e assim usava algumas ervas para fazer testes, o que fez com que a mídia o taxasse de viciado em drogas. Devido aos rituais bizarríssimos que ele fazia, é claro que para os que acreditam, ele invocou tudo quanto é entidade. Algumas pessoas tem até medo de olhar suas fotos ou ouvir gravações com sua voz, temem serem amaldiçoados, criarem alguma ligação com as entidades macabras que o cercavam.
Ele fazia experimentos pesados com magia, tentava coisas novas e assim usava algumas ervas para fazer testes, o que fez com que a mídia o taxasse de viciado em drogas. Devido aos rituais bizarríssimos que ele fazia, é claro que para os que acreditam, ele invocou tudo quanto é entidade. Algumas pessoas tem até medo de olhar suas fotos ou ouvir gravações com sua voz, temem serem amaldiçoados, criarem alguma ligação com as entidades macabras que o cercavam.
Mesmo após a morte de Crowley em 1945, ele continuou a chamar a atenção, tem vários livros que escreveu e pessoas interessadas em magia correm para buscar sabedoria. Ao mesmo tempo que alguns cristãos também se interessam bastante, para entender o que se passava na cabeça desse satanista.
Crowley foi também completamente influente na cultura pop e underground, começando pela música dos anos 60 e 70 que foi extremamente influenciada com roqueiros que o valorizavam e citavam. Os Beatles mesmo foram os primeiros a fazer isso, colocando-o na capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band junto a um monte de personalidades importantes. Tente achar ele na imagem aí em baixo:
E a mensagem diabólica em Stairway to Heaven do Led Zeppelin em parte o "culpado" foi o Crowley. Mas ele foi bem além da influência na música, o Crowley do seriado Supernatural também é uma homenagem. No filme A herança de Valdemar, ele aparece como um dos personagens, inclusive é curioso porque me fez pensar de imediato exatamente naquilo que falei sobre Lovecraft no início da matéria, pois esse filme é completamente baseado na obra do autor. Uma coisa engraçada é que o incrível conto O cão de Caça me lembra demaaais Crowley, será que aconteceu alguma influência? Será que Lovecraft ouviu falar dele? Porque dá pra substituir fácil o protagonista pelo Crowley.
Então é isso aí, esse é Aleister Crowley, a matéria é só um breve resumo da vida do cara, mas tem uma quantidade imensa de detalhes da vida do cara que podem ser pesquisados, alguns o chamam meramente de um rico excêntrico, enquanto outros afirmam que é um verdadeiro exemplo de satanista que deve ser odiado por ter mexido com forças hediondas e influenciado a tantos, e claro, há os que tem um enorme respeito e acham que é uma pessoa bem a frente de sua época. E você, já conhecia Crowley? Já viu alguma referência em algum lugar?
Quer aumentar seus conhecimentos sobre espíritos? O autor Allan Kardec explica detalhadamente isso em "O livro dos espíritos" de 1857 que foi lançado em diversas versões através dos séculos, a obra pode dar arrepios em muita gente com seu conteúdo, mas também tem muito conhecimento interessante. Clique aqui para conferir as diversas versões em preços variados (Se mandar organizar por preço tem um de 3 reais kkk).
Quer aumentar seus conhecimentos sobre espíritos? O autor Allan Kardec explica detalhadamente isso em "O livro dos espíritos" de 1857 que foi lançado em diversas versões através dos séculos, a obra pode dar arrepios em muita gente com seu conteúdo, mas também tem muito conhecimento interessante. Clique aqui para conferir as diversas versões em preços variados (Se mandar organizar por preço tem um de 3 reais kkk).