Existem alguns jogos que inventam elementos inovadores e isso os deixa especial, porém existem outros que se tornam especiais por usarem elementos que todo mundo ama, e esse é bem o caso de Gateways, um jogo onde você vê diversas possibilidades que já viu antes, porém o fato de poder usá-las juntas acaba tornando uma experiência realmente maravilhosa.
A história do jogo apresenta um inventor que tem o seu laboratório invadido repentinamente e acaba ficando preso no lugar, ele não tem ideia de quem fez isso e nem o motivo, mas logo percebe que várias invenções foram roubadas e ele passa a procurá-las, ao mesmo tempo que enfrenta diversos inimigos e tem que arrumar formas de conseguir atravessar locais, resolvendo quebra cabeças variados.
A jogabilidade inicialmente pode parecer padrão de um simples jogo de plataforma, por isso você vai atravessando lugares enquanto salta, se cair em espinhos morre e para matar inimigos é necessário pular na cabeça deles e isso pode acabar fazendo parecer que se trata apenas mais um jogo desse gênero.
No entanto você percebe logo o que esse jogo tem de tão especial assim que acha a primeira
arma, e acho que se torna impossível não comparar com o jogo Portal, pois a arma faz exatamente o mesmo que o jogo da valve, você atira um portal em uma parede, teto ou chão e outro em um outro lugar e assim pode atravessar de um portal a outro diretamente. Isso também causa um efeito interessante que inicialmente pode acabar sendo confuso para alguns, pois quando você abre um portal e está em frente a ele, o jogo apresenta o que tem dentro, fazendo com que a tela pareça distorcida e podendo confundir, mas mesmo assim criando um efeito bem legal. E essa é só a primeira arma, pois você vai achando novas que causam diferentes efeitos, você poderá andar nas paredes, viajar no tempo e alterar o tamanho do seu personagem.
Os quebra cabeças naturalmente são bastante inteligentes também e você terá que usar as suas nnovas habilidades para conseguir atravessar certos momentos, por exemplo você pode abrir um portal em uma parede para que o laser que bate ali, atravesse esse portal e o leve a outro lugar, batendo em cima de um botão que abre uma porta e assim te permitindo passar, esse é apenas um exemplo simples, existem alguns lugares que realmente são complexos. Uma coisa que achei muito interessante no jogo é o fato de que você coleta alguns itens azuis e os usa como um tipo de moeda para comprar a respostas para quebra cabeças, por isso se você não consegue passar de um lugar e já tentou muito, pode tentar ir a um painel e pagar o preço da resposta do enigma.
Os gráficos são em 2D e adotam um estilo retro, portanto as coisas são um pouco pixelizadas e certamente isso irá atrair muito principalmente aqueles que amam esse tipo de visual à moda antiga, acredito que podem ser classificados como gráficos da era 16-bits.
Enfim, esse é um jogo que achei muito divertido e que acredito que é ótimo para aqueles momentos em que você quer jogar algo sem compromisso de forma bastante relaxada. Quem se interessou pode dar uma olhada no site oficial do jogo.
1 Comentários
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir