Quem não sabe o que é um videogame ou quem nunca jogou pelo menos uma vez na vida um desses? O mercado de videogames está em grande expansão. Existem muitos consoles, para muitos tipos de jogos. Como vocês sabem os lançamentos normalmente custam muito caros pra caramba, por exemplo o PS3 quando foi lançado, que saiu mais de 1.000 reais. Ainda bem que no Brasil, hoje em dia, é possível comprar de tudo parcelado porque se não a coisa ia ficar preta para nossa carteira... A única vantagem é que para quem deseja comprar um console que não seja de última geração, o preço melhora muito. Outra vantagem são os sites de classificados online onde é possível comprá-los com o preço muito acessível, para a nossa alegria! Eita sufoco que passamos pra ter um pouco de diversão ein? Mas afinal, onde começou tudo isso? Por incrível que pareça, ela começou muito antes do que a maioria imagina, vindo direto dos anos 50! Dá pra imaginar?
A história dos videogames é bem antiga, ao que tudo indica o primeiro videogame foi criado por um físico chamado William Higinbotham, que fazia parte da equipe que produziu a primeira bomba atômica, em 1958. Para ampliar o número de visitantes do Brookhaven National Laboratories, ele inventou um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, se chamava Tennis Programming ou Tennis for Two e era processado em um computador analógico. Inconsciente da sua obra-prima essa produção não foi patenteada. Em 1962, Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz colegas do MIT, desenvolveram o que depois seria conhecido como o primeiro videogame da história. Era um jogo de batalha espacial arcaico rodado nos computadores DEC-PDP-1: o space war!
Em 1966, o mundo dos videogames, ganhava um novo importante capítulo, o engenheiro eletrônico Ralph Baer, alemão refugiado nos EUA durante a segunda guerra mundial, percebeu a oportunidade de criar um equipamento que processava jogos por meio da televisão. Com a ajuda de amigos e companheiros de trabalho em 1967 ficava pronto o rústico game de ping pong, chasing games eram duas figuras no formato quadrado manuseadas pelo jogador e assim se moviam ao longo da tela. Essa invenção foi patenteada, e um ano depois ficava pronto o primeiro modelo de videogame para a Brown Box. Consistia em partidas de futebol, vôlei e tiro.
Já no quesito comercial mesmo, ou seja o video game como conhecemos, que podemos comprar e levar para casa para nos divertirmos por horas, o primeiro videogame foi Odissey no ano de 1972, portanto pode ser dito que a história dos video games começou nos anos 70 se estiver se referindo ao sistema que conhecemos e não ao ato de jogar em si, o Odissey foi elaborado pela Magnavox. Logo depois surgiu o fenômeno que todos conhecem como o vovô dos videogames, o Atari 2600.
Depois disso, muitos impérios foram erguidos graças a esses consoles, Nintendo com Mario e Donkey Kong, Sony com a nova geração de consoles e etc...
Uma coisa é certa esse mercado cresce cada vez mais e a prova disso é que de 1999 a 2004 o faturamento dos jogos, bateu em mais de duas vezes o lucro dos filmes de Hollywood! Então imaginem o quanto essa belezinha não vende? Enfim, fico feliz em tudo ter dado certo, e imaginar que as coisas começaram como um mero "acidente" ein? Espero que no futuro, mais invenções magníficas surjam assim. E você? Qual foi o seu primeiro video game?
2 Comentários
meu primeiro foi um Mega Drive mas aqueles mini games de um milhão de jogos de tetris sempre foram constantes na minha infância.
ResponderExcluirRalph Baer pra mim será sempre o pai dos videogames. com certeza ele deveria ser canonizado e adorado por todos nós. com o Oddissey parece que ele já adivinhou todo o mundo que estaríamos vivendo hoje..
ResponderExcluir