Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Veja a carta que a Square Enix enviou para Marta Suplicy

Assim como todos os anos, 2013 não escapou de ter suas polêmicas relacionadas a video games. E no caso uma que ganhou destaque foi o fato da Ministra da Cultura, Marta Suplicy ter aprovado o vale-cultura, que é semelhante ao vale-transporte e vale-alimentação. No caso todos os trabalhadores brasileiros com até cinco salários mínimos tem direito a esse vale de 50 reais, permitindo que os créditos contidos nele sejam usados em cinema, teatro e também na compra de produtos culturais como livros e CD's.

Quando o presidente da Acirgames, Moacyr Alves,  viu isso, resolveu entrar em contato com a ministra para tentar inserir também os video games como um dos produtos que podem ser comprados com o vale cultura. No entanto a ministra disse que não acha que video games possam ser considerados cultura e isso gerou muito quebra pau com abaixo assinado e tudo mais. A declaração da ministra foi a seguinte:

“No caso dos jogos digitais, o assunto ainda não foi aprofundado o suficiente, mas eu acho que eu seria contra. Eu não acho que jogos digitais sejam cultura […] Mas a portaria é flexível. Na hora em que vocês conseguirem apresentar alguma coisa que seja considerada arte ou cultura, eu acho que pode ser revisto. No momento o que eu vejo é outro tipo de jogo. Encaminhem para o ministério as sugestões que vocês estão fazendo. Eu tenho certeza que talvez vocês consigam fazer alguma coisa cultural. Mas, por enquanto, o que nós temos acesso, não credencia o jogo como cultura. O que tem hoje na praça, que a gente conhece (eu posso também não conhecer tanto!) não é cultura; é entretenimento, pode desenvolver raciocínio, pode deixar a criança quieta, pode trazer lazer para o adulto, mas cultura não é! Boa vontade não existe, então, vocês vão ter que apresentar alguma coisa muito boa”.

Eiiita declaraçãozinha difícil DO CACETE de achar completa viu? Uahahaha, eu procurei bem uma hora na internet pra achar essa bagaça e só achava a parte do "NÃO É CULTURA" e a imagem aí em cima que fizeram pra zuar, mas não citavam nada do resto. E é exatamente por isso que acho que os gamers foram um tanto melodramáticos quanto ao assunto. Sim, eu considero video games arte, mas não acho que ela falou de um jeito tão "Vão se FUDEREM vocês são uns lixos!" acho que os Gamers se passaram demais por coitadinhos na história. Afinal ela falou de uma forma que demonstrou que é ignorante no assunto, mesmo sendo contra. Ela disse "Eu posso também não conhecer tanto" e ainda deixou claro que se apresentassem algo muito bom, poderia ser revisto.

Por isso, apesar de ser algo do meu interesse, acho que a choradeira foi demais enquanto o que realmente seria interessante no Brasil ia ser a diminuição dos impostos de jogos e assim dar acesso a mais gente e não essa esmola, afinal convenhamos né? Um jogo de 200 conto baixar pra 150 ajuda, mas nem de longe é considerado algo barato, SÃO CENTO E CINQUENTA CONTO MEU!

Mas bom, a Square Enix também acabou notando o caso e decidiu fazer algo um tanto interessante, enviou uma carta para a ministra com um livro de artes e um CD com a trilha sonora de Final Fantasy! Uahahahaha, acho que ela viu bem a parte de "Vocês vão ter que apresentar alguma coisa muito boa" e apresentaram mesmo. Confiram a carta:

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Nossa, é por essas e outras que eu te amo square *-*

    Queria ver o que a mulher achou.

    ResponderExcluir
  2. Ela deve ter ficado com a cara "quadrada".


    Ba dum tss

    ResponderExcluir
  3. ela deve ter ficado com a cara branca assutada,mas garanto que daqui a 2 dias ela vai aparecer falando
    "HUUUR DUUUR,AINDA NAO É CULTURA HUUUR DUUUR CULTURA É OQUE CRIA ISSO,A MUSICA E O DESNEHO HUUUR DUUUR"

    PS: cartinha+erótica+para+seduzir+marta+suplicy.jpg

    ResponderExcluir
  4. eu discordo de vc sky
    nós gamers ficamos puto com razão
    é começando por essa aí que estamos longe de fazer com que a imagem dos games evolua, para que assim finalmente eles encontrem importancia e diminuam o imposto das bagaças

    ResponderExcluir
  5. Eu não disse que não é necessário lutar por algo. Muito pelo contrário, é exatamente o que falei. A atitude que muitos gamers tomaram em cima disso foi só:

    "Buááá falou que é ruim!! falou que é ruim! vamos xingar! vamos xingar! Brasil é lixo!"

    Enquanto a atitude que deveriam tomar é "Ela disse que não considera e que é quanto adicionar jogos ao vale cultura, no entanto disse também que isso poderia ser mudado se apresentassem algo realmente bom e assumiu que pode não conhecer tão bem assim, então vamos lá, vamos mostrar pra ela." mas não, ao invés disso já começaram manipulando informação, a maioria dos sites coloca como se ela só tivesse falado "Jogos não são cultura, FALOU, to indo embora." e ela falou muito mais que isso, achei bem civilizado a forma dela de dizer. Não concordo, mas achei que ela declarou de mente aberta, nunca fui do tipo que acho que porque gosto de jogos, todos tem a obrigação de gostar também. Então muitos gamers falam mal da record por manipular informações e estão fazendo a mesma coisa, só pegando apenas a parte que lhe interessa e jogando o resto todo no lixo. Seria muito mais interessante um "Vamos começar selecionar coisas fodas de jogos e mandar pra ela, apresentar mesmo, fazer pressão" e não começar a ridicularizar só porque pisou no calo. A Square Enix sim achei foda a forma de agir, super elegante. Agora isso de "Só vejo o que quero e foda-se o resto" eu sou completamente contra.

    ResponderExcluir
  6. /\ sky mandou uma carta tbm XD...mas a square é foda d+ pqp

    ResponderExcluir
  7. Nao duvido nada que ela so aceite jogos que valorizam a cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  8. Nao duvido nada que ela so aceite jogos que valorizem a cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  9. Nao duvido nada que ela so aceite jogos que valorizam a cultura brasileira.

    ResponderExcluir