Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dark Forces - Um jogo lindo que não consegui jogar!

História

Kyle Katarn é um mercenário que é contratado pela aliança rebelde para conseguir os documentos de construção da estrela da morte, facilitando assim a destruição da perigosa nave.

Sobre o jogo

Bom, tenho uma longa história com esse jogo, primeiramente porque trata-se de um jogo de Star Wars, então o conheço há muito tempo e a primeira oportunidade que tive de jogar, foi em uma demo há séculos atrás e foi nessa época que eu decidi que não queria jogar esse jogo nem a pau. Afinal o gráfico era horroroso, o jogo era de 1995 e eu era um adolescente descolado que gostava de gráficos super modernos tipo o de Half Life 1.

Mas bom, o tempo passou e cresci, daí atualmente assisti novamente Uma Nova Esperança e de repente bateu aquele aperto no peito em ouvir aquelas musiquinhas, ver aquele universo e tudo mais, e assim decidi jogar algo do universo Star Wars, então escolhi Dark Forces, como meu gosto atualmente é bem mais sofisticado e consigo aguentar mais algumas coisas antigas, decidi tentar ele, ainda mais com a história que achei bem foda. Pra quem não sabe o filme começa com o Darth Vader prendendo a princesa Leia, acusando ela de fazer parte da Aliança Rebelde e de ter ajudado a roubarem os planos da estrela da morte, daí no jogo você controla exatamente o cara que roubou os planos, então isso tornou esse jogo perfeito pra eu jogar.

O jogo tem muita coisa interessante principalmente para a época, eu pensava que seria um joguinho de fases que era só sair andando e metendo tiro em qualquer inimigo que aparecesse. Mas não, Dark Forces tem uma mecânica muito bem trabalhada. As fases começam sempre com um relatório da missão, explicando como você deve agir, dicas sobre o ambiente em que será deixado e as vezes imagens de itens que você deve pegar ou locais que você deve tomar como referência. Isso já deixa aquele climinha de espionagem mesmo, ainda mais tendo óculos de visão noturna pra usar.

As fases tem quebra cabeças realmente inteligentes que me surpreenderam, principalmente porque eu esperava apenas um tiroteio sem fim, mas tem lugares que você realmente tem que ir destravando parte por parte pra só então conseguir seguir em frente. O jogo tem sons impressionantes com dublagem mesmo, os inimigos falam, nada de só chiadinhos e também há apresentações que misturam CG com imagens 2D e ficaram muito bons!

Agora o grande problema do jogo que me fez não aturar chegar ao fim e entrar pra minha lista de jogos difíceis de digerir, foi primeiramente o gráfico, que eu consegui tolerar a um certo ponto, mas devido ao fato de ser muito antigo, o jogo se torna tão poluído visualmente, com enormes pixels aparecendo e eu joguei sentindo uma enorme pressão como se estivesse tendo que forçar meu cérebro constantemente a entender o jogo, já que coisas distantes não dá pra saber o que é e só quando você se aproxima que ganha forma. E eu teria aguentado até o final se fosse só isso porque mesmo assim eu jogava numa boa e tava divertido, mas aí veio um problema que somado a esse tornou insuportável que é o fato de não dar pra olha pra cima e pra baixo, resultando assim na sensação de estar mais preso ainda, tirando muito toda sensação de liberdade, principalmente quando cheguei em uma fase que eu não conseguia olhar pra baixo pra ver se eu podia pular ou não, daí tive que arriscar e caí em um buraco. Jogar até o fim um jogo que não sei se vou ter que repetir várias vezes uma parte só porque não consigo ver o que tem em baixo ou em cima realmente me desagrada, então infelizmente o jeito foi abandonar.

Enfim

Esse jogo é muito bom, pra quem curte jogos antigos vai gostar muito e achar impressionante como ele tem uma mecânica fodona, mas é um jogo muito antigo e por isso não é pra qualquer um.