Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A diferença entre ter medo e levar susto

Uma coisa que nem sempre é usada mas que muitas vezes quando alguém pede uma indicação, são obras que dão medo e obras que assustam ou dão medo. Por isso decidi criar uma matéria para esclarecer um pouco melhor para quem não vê diferença alguma nisso.

Obviamente o medo e susto andam de mãos dadas, mas não necessariamente eles tem que estar presentes no mesmo jogo, filme, livro, etc... O medo é algo que você teme que aconteça, que te deixa apreensivo, enquanto o susto é algo que te surpreende e bate aquela desagradável sensação de impotência momentânea.

Por exemplo, você tem medo do Slender Man? Bom, tem gente que morre de medo e tem gente que não, mas a maioria certamente acha o jogo Slender assustador. Vamos pensar sobre o Slender Man, é um homem sem rosto que estica, muita gente acha isso tenebroso pra caramba, mas também há vários que acham ridículo, mas não quer que dizer que a pessoa que o acha tosco não vá se assustar jogando Slender.

O susto pode ser dado usando diversos elementos, pode ser uma trilha sonora alta pra caramba, uma aparição repentina em um lugar onde você não esperava, entre outras coisas. Por exemplo, você está andando de noite e de repente se assusta com algo se movendo no escuro, você acende a luz e percebe que é só o seu reflexo, a não ser que você tenha medo da coisa do espelho, normalmente não se há o que temer de um espelho, então foi algo do momento apenas.

Já o medo é algo muito mais profundo e intenso, é uma coisa que pode fazer ficar pensando por dias naquela coisa, quando se lê uma história de terror e então durante a noite se vai ao banheiro e fica pensando "E se aquela criatura aparecer agora?", aquele arrepio que fica perturbando constantemente.

Há também é claro a junção dos dois, o típico medo de levar susto, a pessoa não teme a criatura ou inimigo que vai aparecer, mas sim os efeitos que serão usados no momento, o medo de ouvir o barulho alto fazendo ela ficar alerta e logo depois a aparição do bizarro rosto que a pessoa não tem medo algum. Então no caso o medo não é do inimigo e sim do susto que ele dará.

Enfim, é isso, espero que tenha ficado claro e da próxima vez que você ver uma pessoa falar "Isso não dá medo, isso assusta" não a ache tão idiota assim porque o que ela está falando tem sua lógica. Mas claro, esse tipo de papo é apenas quando se quer deixar algo mais específico, mas você pode usar à vontade o termo ter medo e levar susto como sendo a mesma coisa porque em geral nas conversas quando alguém se refere a isso, a pessoa já entende que o outro quer uma indicação de algo de terror.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Nossa medo de levar susto eu tenho muito.

    ResponderExcluir
  2. Medo é pior que o susto, medo te ataca constentemente e o susto é de momento mas se você tem medo a chance de levar um susto é maior.

    ResponderExcluir