Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A hipocrisia safada da ubisoft!

Olha, eu tenho que aplaudir a ubisoft pelo apoio que ela dá pro Brasil, tem algumas coisas que ela faz que são muito legais mesmo, como ter criado uma filial no Brasil, foi um passo muito ousado da empresa que achei fodão. No entanto eu não sou do tipo que pega pontos positivos de uma empresa e endeusa ela não, todos sabem que amo a Blizzard, mas não to nem aí em descer o cacete quando ela faz umas furadas que acho desagradável. Sei que tem alguns visitantes aqui que vão ficar de "Mimimi não, tudo que a minha empresa favorita faz é bom sim", então já aviso esses pra voltarem pro site dos fanboys que lá vão te entender melhor. Então é o seguinte, tem uma frescura da ubisoft que me da nos nervos, principalmente pela hipocrisia. Esse negócio de ficar chorando por causa do publico de PC, falando que tudo nele é pirataria e agir como se não houvesse pirataria em nenhum outro lugar, só nos malvados jogadores de PC, quando saem jogos para consoles antes do lançamento oficial, essas empresas parecem virar o rosto pro outro lado, então não sei qual é a da frescura.

Bom, quando I AM ALIVE foi anunciado eu achei fantástico o jogo, fiquei desesperado para jogar, daí quando ele amarelou pra the last of us, resolveram lançar rapidinho a bagaça, mas com aquela carinha de "Não fui terminado, mas serei lançado", bom beleza, daí cancelaram a versão pra PC, até aí tudo bem, eu tenho que dizer que não gostei, mas se fossem só cancelar, eu ficaria apenas chateado mas sem grandes problemas, agora o negócio ficou feio foi quando em uma entrevista com o Stanislas Mettra, o diretor de crialção da ubisoft, perguntaram sobre o cancelamento da versão de PC do jogo  a resposta foi:

“Nós ouvimos alto e claro os jogadores de PC que estão choramingando sobre a falta de uma versão para PC do jogo.

Mas essas pessoas estão apenas fazendo barulho porque não há nenhuma versão para a plataforma deles ou porque esse é um jogo que eles realmente querem jogar? Será que elas iriam comprá-lo se houvesse uma versão para PC?

É difícil, porque há tanta pirataria e tão poucas pessoas estão pagando pelos jogos de PC, que temos que avaliar o valor do jogo em comparação ao custo de fazê-lo. Talvez só leve três meses para 12 fazerem uma versão para PC do jogo. Não é um custo enorme, mas ainda assim é um custo. Se apenas 50.000 pessoas comprarem o jogo, não vale a pena.”

Uma posição claramente bastante agressiva e rancorosa, daí um ano mais tarde eles voltaram com uma nova entrevista, dessa vez com o presidente da Ubisoft, Yves Guillemot:

"Nós queremos muito desenvolver o mercado de jogos para PC, e o modelo gratuito é a melhor maneira de fazer isso. A vantagem do F2P (grátis para jogar) é que nós podemos garantir lucro em países em que não poderíamos de outra maneira – lugares em que nossos produtos são jogados, mas não comprados. Com o modelo F2P, nós lucramos, o que ajuda as franquias a durarem mais.

É uma maneira de se aproximar dos clientes, garantir que você conseguirá lucrar. No PC, a média de quem paga por conteúdo em games F2P é de 5 a 7%, mas essa é a média usual na plataforma, porque o resto é pirateado. A porcentagem de jogos pirateados chega aos 95%, então nós acabamos na mesma porcentagem. O lucro que conseguimos em um modelo F2P vem a longo prazo, então nós podemos continuar fazendo conteúdo."

E em logo após isso chegou o Shams Jorjani, produtor da Paradox Interactive e falou o seguinte por twitter:

"A Ubisoft está reclamando da pirataria… de novo. Uma curiosidade: Na Paradox nós nunca, nunca olhamos para os números da pirataria – estamos focados em nossos jogadores.

Honestamente, durante os meus 3 anos na Paradox eu nunca tive uma discussão com nenhum outro funcionário sobre “o problema da pirataria” "

E poucos dias depois da entrevista do Presidente da Ubisoft, o que eles fizeram? Anunciaram I am alive para computador! E não apenas isso, mas uma versão com melhorias, com uma resolução superior à de consoles, melhorias gráficas e dois modos de jogo novos. Agora eu me pergunto, que porra é essa? Os terríveis jogadores de computador que estão fazendo a empresa falir e não ganharam versão pra PC porque são muito malvados mesmos, de repente merecem um prêmio? Eles só sacaneiam mas mesmo assim ganham não só uma versão pra PC, mas uma versão que precisou de investimento pra ser melhorada e não apenas adaptada? Por que? E aquele papo todo da pirataria descontrolada? Vale a pena dar um jogo assim de graça? Eu sinceramente acho que tem um nome pra isso, HIPOCRISIA!

Depois que o jogo foi lançado pra consoles e não foi isso tudo, de repente é lançado pra computador, é óbvio que isso é pra ganhar mais uma fatia de dinheiro, então eles podem sim lucrar dinheiro com computadores e aparentemente eles tem algum tipo de bloqueio, porque por exemplo quanto ao que o produtor da Paradox disse, po os caras fazem jogos pensando na parte que vai vender e não na que vai ser pirateada, a ubisoft é tão chorona quanto a crytek quanto a isso. Eles sabem que vai vender e que vão ganhar sim com isso, mas ao invés de ficarem olhando pros lucros, ficam olhando pras perdas e de "buááá eu queria esse dinheirooooo" e obviamente estão pouco se lixando para os benefícios da pirataria, que obviamente ela usufrui, mas como falei, parece terem bloqueio.

Agora eu me pergunto o que o povo da ubisoft tinha na cabeça quando resolveram criar o uPlay, a "steam" da empresa. Quero dizer, ela tem que se colocar no lugar dela, não? Porque se parar pra observar, a Steam é feita pela Valve, e essa adora dar promoções, vantagens e facilitar ao máximo para os jogadores. O Steam é um sistema bem feito, se atualiza sozinho, tem um suporte bom pra caramba. Os jogos da valve dão DLC de graça e suporte constante mesmo em jogos antigos, eles facilitam muitas coisas para jogadores e não ficam reclamando da pirataria, muito pelo contrário, achei fantástica a entrevista em que a valve declarou que jogadores piratas também são gente e apenas querem se divertir, não essa crueldade toda que outras empresas colocam. Então a valve inventou um monte de coisas legais, dá suporte constante e conteúdo gratuito direto para jogadores, e a ubisoft, em que investiu para que os jogadores tivessem essa fidelidade e comprassem seus produtos? Ahhh é, ela investiu no sistema DRM 24 horas, que obrigava os jogadores a ficarem conectados constantemente à internet para poder jogar e de quebra colocou servidores que não aguentavam e ficavam caindo. Ou seja, na época de lançamento quem comprou Assassin's Creed 2 original e deu lucro pra ubisoft, se deu mal, teve uma péssima experiência com um jogo OFFLINE caindo o tempo todo e ficou frustrado em ter que jogar novamente certas partes, enquanto isso os piratas se divertiam com suas versões gratuitas que não dependiam de um servidor. Um ótimo investimento mesmo nessa coleira virtual pra garantir a fidelidade dos jogadores, com certeza o uPlay foi mesmo um investimento bom ¬¬. É óbvio que a pirataria existe e inclusive I AM ALIVE vazou na net antes mesmo do lançamento (muahahahaha toma mandinga em você), mas a Ubisoft é uma das empresas que deveria abrir mais a mente pra isso pois essa ideia de que vai acabar se ela chorar ou se ferrar com a vida de quem compra original, apenas faz a empresa causar mais indignação, seria ótimo se ela tivesse esse pique pra criar motivos para fazer jogadores terem vontade de comprar a versão original e não para evitarem.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Na boa, eu não sei como a Ubi"gustagranita"soft quer lucrar no pc, se ela msmo não respeita os jogadores. Ta na hora dela re-analisar seus conceitos. A CD Projekt RED não usa DRM em seus jogos, vc comprou é seu. E eu não vejo eles reclamando de pirataria ou de queda nas vendas de seus jogos, pelo contrario. Eu prefiro mil vezes investir em jogos de empresas como ela, sem drm ou com drm leve como a valve do que gastar com bosta "super segura anti pirataria" feitas pela ubi e a blizzard (mal ai sky, mas a era de ouro da blizzard ja foi). Afinal, pirata me da muito mais vantagens, e que não é só o fato de ser de graça, mas tambem posso jogar offline e sem queda de servidor. =]

    É isso, desabafei. Boa materia sky.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Sky,foi um ato de Hipocrisia enorme da ubisoft eles poderiam colocar para os consoles tambem pelo menos como dlc's essa historia dos graficos melhorados do I am alive,se eles pararem de frescura de vez e venderem geral pra pc, mesmo tendo a pirataria grande ainda tem muita gente que compra original...

    ResponderExcluir
  3. 1 paragrafo, 3 linha de baixo pra cima, "em nenhum ouro lugar"...

    ResponderExcluir
  4. 9 paragrafo... "produtor da Paradox Interactive e falouo seguinte...", "agora eu me pergunto o povo" n seria "o que o povo"?, po sky... 2 erros no msm texto... e... sobre a steam, o fato de se atualizar sozinho n sei se é tao bom assim n, 2 vez ja q essa procaria da erro de instalaçao pra mim, e tenho q desinstalar, e depois instalar dnovo... (e ai quando ela desinstala, desinstala todos os jogos com ela...)

    ResponderExcluir
  5. ish_padilha

    Pronto, arrumei, valeu. *-*

    ResponderExcluir