Lembro que no ensino médio eu tinha um amigo que dizia que não conseguia jogar jogos em primeira pessoa, ele falava que dava vontade de vomitar assim que começava a jogar e que se sentia uma tontura muito forte. Na época eu pensava que era tudo frescura e ficava feliz de não ter essas coisas porque assim podia jogar tranquilamente o jogo que quisesse.
O tempo passou e quando eu tive uma enorme tontura jogando um jogo em primeira pessoa só consegui lembrar desse amigo e pensar se era efeito psicológico, afinal eu nunca tinha sentido isso e além do mais qual era o problema em ser em primeira pessoa? E outra, por que apenas em alguns jogos e não em todos que tivessem esse tio de visão? Pois bem, pesquisando acabei descobrindo que era um problema que atingia muitos jogadores.
A cinetose é uma doença que causa uma perturbação no sistema vestibular, que é o responsável pelo movimento. Sendo assim quando a pessoa está parada mas acompanha um movimento, seja em um carro, metrô, etc, ela sente um enjôo muito desagradável. Mas isso também afeta algumas pessoas que estão assistindo TV ou jogando jogos em primeira pessoa, que é o meu caso hehehe.
Um detalhe importante de se destacar é o fato de que acontece por causa do brilho e a movimentação rápida, sendo assim a diminuição do brilho pode ser que evite que isso ocorra. A parte boa é que se você sempre sentiu isso ou começou a sentir, não precisa se desesperar pois existe tratamento, é a Terapia de reabilitação vestibular, em que você será orientado a fazer certos exercícios para incentivar o sistema vestibular a se normalizar.
Eu li vários relatos de pessoas que simplesmente não conseguem jogar Half Life 2, aparentemente é um jogo que causa isso em muita gente e que fico muito feliz de eu não ser um desses pois é maravilhoso. Um jogo que senti isso muito foi Call of Juarez: Bound in Blood, mas que curiosamente eu não sentia quando usava o meu teclado USB com fio de quatro metros e ia deitar enquanto jogava, esses dias estávamos discutindo lá no grupo do blog no facebook, e teve gente falando que não sente isso quando joga no video game, então acredito que tenha a ver com a proximidade também.
Claro que a coisa não poderia deixar de piorar com a popularização dos óculos 3D que hoje em dia você encontra óculos 3D cada vez mais baratos, aí já viram a bagaceira né? Se olhando pra uma tela já dá tontura, quem dá cinetose com um negócio desse é pra vomitar mesmo uahahaha. Mas e você? Sente alguma coisa jogando jogos em primeira pessoa? Se sim, quais? Confira também dicas para acabar com a cinetose.