História
Em um futuro onde robôs tem inteligencia artificial evoluída o suficiente para interagir e ajudar as pessoas, a humanidade resolve dar um novo passo e assim criam David, um modelo que não apenas é inteligente, mas também tem sentimentos reais.
Sobre o filme
Caracas, eu vejo algumas super produções como por exemplo Capitão América e me impressiono em como as únicas coisas marcantes que ficam mesmo são explosões e pancadaria. Há filmes caríssimos que se resumem a isso apenas, explosão e porrada. Daí eu vejo um filme como Inteligência Artificial e percebo o quanto um longa pode ser realmente bom e completo, conseguindo marcar de verdade. Tem filmes de super heróis que são muito legais mas parece que assim que lançam a continuação, o primeiro fica ultrapassado e sem graça, por outro lado há trilogias em que cada filme causa um tipo de impacto diferente e assim não apenas o último é considerado épico, mas todos.
Em Inteligência Artificial foi feita uma combinação incrível entre um universo fantástico no futuro, personagens muito interessantes e que conseguem prender um bocado, e uma história intensa. Fazendo assim com que o filme não fosse apenas mais um entre milhares, e sim uma obra espetacular que se destaca lindamente.
O universo do filme não é original, ele é o futuro, mas a forma em que tudo é apresentado, é maravilhosa! O longa vai passando e gradualmente vai mostrando diversos pontos de como o mundo é. Nele os polos derreteram e várias cidades de litoral foram inundadas, muito no mundo mudou e a inteligência artificial é constante na vida de todos. Há locais limpos com tudo muito branco e com vidros, mostrando um futuro lindo, no entanto também existem locais verdadeiramente dignos de um futuro cyberpunk, com muitos robôs despedaçados em ambientes sujos e gritaria com uma multidão vibrando. Gosto de como são mostrados três lados na história, o dos humanos que abraçam a tecnologia e acham isso comum no dia a dia, deixando robôs os servirem para variados serviços, os humanos que odeiam robôs e os consideram aberrações, promovendo caça e destruição, e o dos Meca que são os nomes dados aos robôs e que fora David, tem consciência de que não são amados por humanos e que eles apenas tem que tentar continuar existindo e é a única razão de suas existências.
A história do filme é intensa pra caramba, sendo comparada constantemente a Pinóquio e apresentando o tormento de David em querer ser amado mas saber que não pode por não ser uma pessoa real. É incrível como o filme muda de rumo, começa de uma forma e vai constantemente apresentando novas situações drasticamente diferentes na vida do personagem, também é mostrado um grande impacto entre inocência e a realidade.
Os três personagens Mecas principais apresentados são extremamente cativantes, começando pelo próprio David que certamente fará muitas pessoas lembrarem de Ghost in the Shell já que a questão sobre até que ponto uma máquina e uma pessoa são tão diferentes é apresentado direto em cima do personagem. O urso Teddy, que certamente fará muitos darem risadas pois é um brinquedo com voz grossa que é muito leal a David e o aconselha constantemente quanto a certos perigos do mundo. E o gigolô Joe, um Meca feito para ser garoto de programa e que dá um verdadeiro impacto em cima do filme, gosto muito das cenas com ele e faz com que o universo apresentado pareça muito mais robusto, mostrando que não é só uma história infantil, mas sim um mundo repleto das mais variadas possibilidades.
Enfim
Assistam, esse filme é incrível, pode tirar lágrimas de algumas pessoas já que tem cenas tocantes pra caramba, mas é do tipo que faz rir e chorar com seus momentos feitos na dose certa pra se tornar algo épico.