
O jogo "The Witcher 2" teve duas versões lançadas, a primeira é pelo GOG e sem proteção alguma, enquanto a outra usava o sistema DRM e o diretor disse o seguinte na entrevista:
"Estávamos esperando que a versão sem DRM fosse pirateada primeiro, porquê é realmente fácil. Qualquer um poderia baixar o jogo do GOG.com e colocar na rede. Mas aparentemente, piratear um jogo sem DRM não te dá respeito na comunidade pirata. Como alguém poderia se vangloriar de colocar na rede um jogo que não oferece nenhum tipo de proteção ou desafio para os piratas?"
E ainda continuou:
"Fico impressionado com como as empresas sérias consideram as cópias piratas uma venda perdida. Talvez fique bem em seus relatórios anuais, mas não é a realidade. Eu diria que grande parte das pessoas que pirateou nosso jogo considera isso uma versão de testes, ou um demo. Eles pirateam os jogos porquê é fácil, rápido e gratuito. Se realmente gostaram do jogo, eles acabam comprando. Isso fica evidente vendo o primeiro Witcher. As vendas dele chegaram recentemente aos dois milhões, e é um jogo de cinco anos de idade."
"DRM não funciona. Ele acaba exigindo que o jogador use códigos, valide máquinas e tenha uma conexão online - as vezes só para se registrar, e as vezes durante o jogo todo. O DRM causa lentidão e atrapalha os usuários pagantes enquanto os piratas tem um jogo sem nenhuma dor de cabeça desse tipo. Parece loucura, mas é como funciona."
Ah se todas as empresas fossem mais sensatas... Ainda estou decepcionado com a blizzard em ter caído para o lado negro da força. =(
Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet