Com a queda do megaupload se iniciou a 1ª guerra virtual e muito nervosismo dominou a internet com diversos servidores fechando e a pirataria se tornando cada vez mais limitada. No entanto existe uma coisa que infelizmente não vi ninguém falar e que realmente para o publico que curte coisas mais desconhecidas, é importante. São as verdadeiras relíquias da internet.
Para as pessoas que não estão satisfeitas com apenas o que está na moda, jogos, filmes, livros... Pessoas que querem mais, querem coisas desconhecidas, isso é um problema. Conteúdo bom nem sempre é conhecido e muitas vezes batemos com algo que é espetacular e simplesmente ninguém conhecia, e muitas vezes esse conteúdo estava armazenado no megaupload.
Imagine quantos filmes da década de 1920 não estavam ali vagando em um unico link na internet. Ou pessoas que fizeram uma tradução de um jogo, uma legenda para um filme independente sueco completamente desconhecido mas surpreendente, um jogo indie, um mod para algum jogo que foi abandonado pela metade mas que o que foi feito já era demais. Tem muitas coisas que estavam circulando em um unico link, às vezes nem eram no megaupload mas em outro servidor que decidiu mudas as regras e fazer com que só a pessoa que upou algo possa baixar o próprio arquivo em outro computador. As pessoas se preocuparam apenas com o grande estrondo da pirataria e nos jogos que não poderiam mais baixar, no entanto além desse estrondo houveram também pequenas rachaduras e nelas haviam coisas fantásticas que foram perdidas para sempre.
Eu já perdi as contas de quantas vezes fiquei horas procurando por algo na internet, testando dezenas de links quebrados e indo nas verdadeiras profundezas do mundo virtual atrás, até que eu achava aquele único link funcionando e podia baixar e me sentir aliviado por finalmente conseguir, ou até mesmo um link que eu achava por acaso e nunca mais via nada ligado a aquilo em nenhuma parte, era simplesmente uma sorte enorme. Existem coisas que para a maioria das pessoas é inútil e não se populariza mas para alguém pode ser fantástico. Caramba eu lembro que tinha um jogo de vampiro a máscara feito no RPG maker, era tão bem feito aquela bagaça, muito bem trabalhado e com tanta coisa modificada que nem tinha cara de RPG Maker, mas sim de um jogo independente muito foda. Pense na quantidade de pessoas geniais que criaram livros e colocaram disponíveis na internet, quantos programadores não fizeram um programinha que pode ser extremamente útil para alguém e colocaram em um único link para por em um fórum. Com tantas pequenas coisas se forma um mar de conteúdo perdido para sempre e milhares de links quebrados espalhados pela internet.
É certo que vai ter muita coisa que um dia irá voltar, você vai ver pela rede, afinal se um filme de 1920 conseguiu sobreviver até a era digital e aparecer na rede, por que ele não faria isso de novo? Sim, é verdade que muita coisa estará de volta com o passar dos anos, mas existem coisas que simplesmente não retornarão. O que quero dizer é, imagine que você tem uma fita rara com um conteúdo realmente desconhecido, só por você ter, significaria que você iria arrumar um video cassete e um conversor pra digitalizar o conteúdo e então fazer upload? Pode ser que sim, mas sejamos realistas, a maioria, a GRANDE MAIORIA das pessoas não está nem aí, é muito trabalho pra fazer algo assim. Tem gente que é apaixonado por fazer upload, se sente bem mesmo, pessoas com seriados raros que desejam compartilhar e dizer que foram elas, ou arquivos dificílimos de achar que deixam um jogo antigo dublado em português. Mas em geral as pessoas não são assim, elas pensam no que tem e pronto, se as pessoas pensassem em compartilhar a internet teria um conteúdo absurdamente maior e olha que ele já é enorme.
E isso que falei é sem contar com os conteúdos que nem os próprios donos tem mais, tem gente que acha que porque uma pessoa criou algo ela vai salvar uma cópia, mas nem sempre é assim, muitas vezes uma pessoa tem os arquivos de edição e trabalha bastante naquilo até terminar e ela decide que ta pronto e o que importa é o arquivo final, ou formata o PC e perde os arquivos, ou diversas outras coisas que podem fazer com que o dono simplesmente perca a própria criação. Lembro que tinha um seriado de Silent Hill na internet feito por um fã e em uma comunidade do orkut um cara pegou todos os episódios e fez uma legenda, depois colocou na internet, os links quebraram e ele disse que iria traduzir de novo porque tinha jogado fora e assim o fez, foi a ultima vez que vi esse cara e nem sei mais como achar ele, agora imagina hoje em dia, certamente os links daquele seriado quebraram de novo. O cara teve saco pra fazer uma nova legenda na época e tal, mas não quer dizer que ele tenha novamente, mesmo porque ele não é obrigado a traduzir, foi um trabalho de fã e que ele quis, mas tem coisas que se enjoa, eu acredito que esse seja um dos conteúdos que se foram.
Enfim, eu fico realmente amargurado em imaginar o tanto de quadrinhos, filmes, seriados, programas, livros e mais um monte de coisas totalmente desconhecidas morreram junto a vários servidores que caíram, a internet é muito extensa e certamente em muitos fóruns fechados um membro um dia decidiu fazer algo que você considere espetacular mas que ficou desconhecido e apenas com um link que nunca chegará a você... (Clique aqui para ver várias outras matérias de qualidade)
Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet