Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jogos que falam mais que o homem da cobra Ò_Ò

Quem nunca entrou em desespero em um jogo e começou a apertar desesperadamente um botão para passar logo as falas dos personagens e acabar logo o gigantesco discurso? Eu acredito que ao menos uma vez na vida quase 100% dos gamers já devem ter pensado "TA TA TA VAI LOGO" e começado a apertar o botão pra passar o bla bla bla de uma vez.

Não é que eu considere a história de um jogo mais importante que a jogabilidade, no entanto sem duvida os jogos com história conseguem se destacar muito por darem algo a mais ao jogo e não simplesmente ser mais um jogo da cobrinha ou um tetris. No entanto infelizmente às vezes uma história chega a ser cansativa, por exemplo tem jogos que tem uma introdução com tanto fala fala que faz você começar a rezar pra não acontecer uma queda de energia ou uma outra desgraça qualquer antes de você chegar ao primeiro save point.  

Mas claro, isso não é simplesmente quanto a história, mas enrolações em geral em um jogo relacionada a textos, existem tutoriais que chegam a ser desagradáveis e alguns são tão óbvios que parece que foi feito para uma criança de 5 anos e quando você termina de finalmente ler aquele livro você pensa "Cara... Como eu sou trouxa... Eu realmente perdi esse tempo todo pra aprender essas besteiras? '-' ". Claro, você fez isso porque ingenuamente acreditou que haveria algo de interessante ali e que você não aprenderia quando começasse a jogar, mas no final percebe que só era tosqueira. Tem jogos que você quer muito jogar e está no desespero, mas ele tem milhares de elementos e a cada passo aparece um texto explicando o que aquilo significa, os caras não poderiam simplesmente dividir o tutorial para ir aparecendo durante o jogo, tem que fazer um tutorial de mais de uma hora falando cada detalhezinho e a cada dois passos quando você acha que finalmente vai jogar pra valer, o jogo pára e surge na tela mais um texto que te faz apertar o botão pra passar, no começo até que você vai lendo tudo, mas tem momentos que você pensa "VOU POR O NOME DO CRIADOR NA MACUMBA Ò_Ò".

Existem aqueles jogos que os infelizes resolvem criar historinhas e espalhar folhas pelo cenário, isso é mais normal em jogos de terror. Tem umas histórias que são fantásticas mesmo, super bem feitas, outras com enigmas interessantes que te fazem conseguir avançar no jogo, mas tem umas que realmente parecem estar lá só de enfeite, você lê e esquece logo depois, tem umas que aparentemente os caras queriam que fosse psicológicas e jogam uma historia bizarra qualquer sem sentido nem começo nem fim, só o meio e pronto, é como se eles pensassem "Caracas somos incríveis, nem nós entendemos essa porra mas é psicológico demais, como somo geniais Ò_Ò".

Há também aqueles que querem mostrar que existe interatividade no cenário então colocam um milhão de NPC's que falam alguma coisa inútil, aí você sai na cidade inteira falando com um por um dos personagens para ver frases como "Nossa o céu ta tão azul hoje, adoro quando está assim." e aí ele contar uma história sobre o motivo de ele gostar tanto do céu. Tem uns que os infelizes nem ao menos colocam setas pra mostrar os NPC's que realmente tem algo relevante a se dizer, você que vá em um por um da cidade até achar alguém que fale algo, e o pior é quando ninguém fala nada e quando você termina de vasculhar a cidade, praticamente aparece uma tatuagem na sua testa com um grande TROUXA.

Enfim, é claro que é importante um jogo com conteúdo, mas também é importante saber transmitir ele sem causar tédio, os jogos da LEGO são uma grande prova de que é possível se transmitir algo sem ter que enrolar um bocado. É possível ser mais direto, esse mal de jogos é um grande exemplo de que quantidade não é qualidade. Existem textos simpáticos que são rápidos e claros como jogos que permitem examinar o cenário e aparece simplesmente uma observação dele sobre o que está vendo. Seria legal se as produtoras começassem a pensar um pouco sobre isso, quanto mais entretido um jogador conseguir ficar em um jogo, mais ele vai gostar dele, quanto mais tedioso o jogo for, menos atraente fica. O grande problema não é falar demais, mas sim falar muito e não ser algo interessante.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D