É muito normal alguém descer o pau no Brasil, lógico que é justo esculachar muita coisa no nosso país, políticos corruptos infernizando nossa vida e ainda aparecem uns com projetos de lei absurdos, desigualdade enorme entre os cidadãos, hospitais cheios, escolas em greve entre outras coisas.
Infelizmente parece que para um monte de gente, falar mal do Brasil é sinônimo de ser o foda, ser o estiloso. Tem pessoas que parecem que nem pensam no que falam, nem raciocinam sobre o que estão dizendo, muitas vezes falam de coisas reais só que não parecem palavras vindas da própria pessoa, mas sim um verdadeiro papagaio falando, apenas imitando o que ouviu outra pessoa dizer. Para essas pessoas o importante não é mostrar que está preocupado com os problemas do país ou que quer melhorar, mas sim ganhar status, mostrar que é uma pessoa culta "Uau ele ta discutindo problemas sociais, que fodão!".
Algumas pessoas estão tão acostumadas com isso que não importa mais nem o que estão falando, o importante é dizer que o Brasil é um lixo. Qualquer coisa é "Só podia ser brasileiro" ou "É só no Brasil" ou então "Aqui no Brasil é assim mesmo" aí você vai perguntar pra pessoa com base em qual país e a pessoa não sabe nada de outros países. E tem também aqueles que sempre falam "Ah se fosse no Japão não era assim..." "Ai ai a Europa..." "Uii os EUA!" alguns até soltam uma gemidinha na hora de falar de outro país.
Eu não vejo problemas em falar de pontos ruins do Brasil, lógico que devemos falar e isso é bom para que as pessoas acordem e percebam que temos problemas sim, o que realmente é ruim é que as pessoas já não falam mais de problemas reais. Quando eu vi que FEAR 3 saiu com legenda em português eu pensei "caramba que legal, e eles nem avisaram nem nada, só lançaram com legendas em português brasileiro, estamos começando a nos destacar.".
Fui falar pra um cara da minha lista, ele quase me engoliu. "Não vejo nada demais nisso! Além do mais já temos patchs de tradução" daí tentei explicar que o legal era o mercado de jogos no Brasil tava começando a se destacar o suficiente para que empresas vissem como um bom investimento e o cara ficou todo nervosinho só porque eu fui falar que algo legal aconteceu com o Brasil... Fala sério! Daí comecei ironizar o cara dizendo que "Pois é nada acontece de bom com o Brasil, tudo aqui é uma desgraça, somos uns coitadinhos e é melhor esperar fãs fazerem patch que empresas tomarem atitude" aí o cara já começou a tentar mudar o assunto pra dizer que eu tava falando que a empresa fez porque ela é legal, sendo que eu nem toquei nesse assunto e disse no começo da conversa com ele que o legal era que o publico gamer no Brasil tava sendo mais valorizado, daí ele tentou desvincular de várias outras formas, por exemplo falando que "Ah mas o The Sims 1 já tinha" como se eu tivesse falado que essa era a primeira tradução que o país recebeu oficialmente e continuei dizendo que eu não falei isso em momento algum, mas apenas estava feliz porque os jogos estão começando a sair mais com tradução, daí ele começou a rir dizendo que só tinha falado isso porque gostava de conversas com ironia e desconectou me deixando falando sozinho... ¬¬
Parece que nós brasileiros nos acostumamos a sermos os coitadinhos, tudo de ruim acontece com o Brasil, nada de bom, somos os piores em tudo, se acontece alguma desgraça em outro país sempre tem que ter um pra por o Brasil no meio como comparação pra dizer que se fosse aqui seria pior! O Brasil tem problemas reais, e não é o que NÃO aconteceu aqui ou besteiras usadas como argumentos para dar motivo do país ser ruim, como o fato de animes não serem produzidos aqui.
Muita gente se sente ameaçada quando acontece algo bom com o Brasil, parece que a pessoa tem medo que comece acontecer coisas boas e aí ela não tenha mais motivo para falar mal e aí não vão achar mais ela intelectual por "discutir problemas sociais". Tantos problemas REAIS que temos, e as pessoas ficam inventando besteirinha pra bancar a coitada.
Realmente galera, nós podemos dizer que somos os coitadinhos e queremos continuar, dizer que não queremos melhorar nunca e nem crescer, apenas ficar nessa de falar mal sem parar, com os braços cruzados é claro, afinal o negócio é falar porque agir ninguém quer, né? Mas a que isso vai levar? Chega né... Chega dessa besteira! Um monte de coisas que acontecem no mundo todo e o povo coloca em um altar com um letreiro "SÓ É ASSIM PORQUE É NO BRASIL!".
Bom então é isso galera, não tiro a razão de esculacharem vários aspectos do país, é óbvio que eles precisam ser falados mesmo. O problema é que tem uns "problemas" que as pessoas começam desmunhecar sem motivo algum, chega dessa mania de querer ser o coitadinho em tudo né? O Brasil não é o único país que tem problemas sociais no mundo não e nós com certeza não somos o centro das atenções pra ficar nessa de seeeempre gemer dizendo "Aiiii se fosse o Japão onde Deus vive com os anjos, seria perfeito..." ¬¬.