Antes de tudo eu quero dizer que essa matéria é para pessoas que admiram jogos de uma forma muito mais profunda do que simplesmente gráficos legais e tiroteio, pessoas que conseguem ver outros detalhes que vão além disso.
No século 18 definiram o que é arte em dois tipos, as belas artes e as belas letras. As belas artes eram compostas pela pintura, gravura, música, escultura, arquitetura e coreografia. As belas letras eram compostas pela poesia, eloqüência e gramática. No total eram nove tipos de artes, mas como falei, eram divididas em dois grupos e o grupo das belas artes era mais popular, talvez pela maior quantidade, não sei, o que definia elas era o fato de serem formas de artes expressadas puramente pela beleza. No fim do século 18 chegou o cinema e logo ficou conhecido pelo termo "A sétima arte" já que era colocado no grupo das Belas Artes.

Hoje em dia eu vejo muita gente falando que video game é arte, sempre em um ou outro fórum vejo um falando, mas parece sempre algo tão vazio, parece puramente que a pessoa resolveu falar da boca pra fora pra causar impacto, não parou para pensar naquilo. Afinal a afirmação pode causar reações como vir algum admirador das belas artes dizer "Como? Video game, um brinquedo de criança colocado como arte??? Ridículo!" o que não seria surpresa afinal video games nasceram mesmo no mercado como algo para crianças e muita gente manteve essa mente quanto a jogos. Daí chega uns pirralhos hoje em dia "Video game é arte" e você pergunta o motivo, o cara nem sabe o que é arte, e fala "Oé olha os gráficos meu! Os gráficos!". Então acaba parecendo que nem os admiradores da arte e nem os próprios gamers levam isso a muito sério.
Dizem que a fotografia é a oitava arte e a história em quadrinho a nona arte, e eu acho realmente que video game pode ser considerado como a décima arte. Embora as palavras vazias de muitas pessoas sobre isso ser arte estejam em toda parte, é inegável que passamos da fase em que videogame era um brinquedinho e já estamos além.
Acho que como o termo cinéfilo tem um peso, o termo gamer poderia ter também o seu peso, por mais bobo que possa parecer, apesar de que gamer é um termo muito amplo. Porque assim, arte em geral pode ser aproveitada, existem aqueles que simplesmente curtem o momento, acham legal e aqueles que sentem intensamente a profundidade daquilo. Existem por exemplo quadros que são super estilosos e pessoas em geral falam "Que massa, isso foi pintado a mão? Muito bonito mesmo!" e existem aqueles quadros que são verdadeiros borrões e todo mundo olha e fala "Mas que porra é essa?" já tem aqueles que olham e falam "Explêndido! Olha os detalhes disso! Olha a perfeição!" e outras pessoas simplesmente não conseguem entender como aquele bagulho é considerado melhor que o primeiro quadro com uma imagem estilosa. O mesmo com música e outros tipos de arte pode ser visto, existem as músicas para o povão e as músicas para um publico que consegue compreender. Desses artistas que fazem obras primas não se vê todo dia surgir uma nova, eles demoram muito tempo para lançar algo novo e quando lançam, para os admiradores profundos de belas artes, é algo espetacular, já os outros tipos vêem o tempo todo.
Eu vejo a mesma coisa em video games, hoje em dia o principal elemento observado é o visual, as pessoas só ligam para o gráfico, isso é o que realmente chama atenção do povão, ter um gráfico bonito. Mas existem jogos que tem uma complexidade tão grande, uma história profunda, muitas vezes chama atenção com gráficos espetaculares também, mas às vezes os gráficos simplesmente não são bonitos, mas as idéias novas são tão espetaculares e a história é tão profunda que acaba sendo realmente para qualquer um, e eu não falo apenas dos espetaculares jogos com história, mas sim de jogos que você nota que foi feito com amor, que foi feito para ser perfeito, que mesmo que os gráficos não sejam os mais lindos feitos, você veja que aquela é uma obra profunda. Por exemplo hoje existem jogos que são lançados todo ano ou quase, simplesmente todo ano vemos um novo, é um atrás do outro e não pára nunca, são jogos feitos realmente pra vender, porque sabem que vai gerar grana então vão ser lançados, e na maioria das vezes você joga e esquece, é legal enquanto dura mas passa. Já existem aqueles jogos que demoram anos e a empresa fala muito pouco, mas você sabe que quando sair, será O JOGO, e quando sai, realmente é O JOGO, os caras fazem algo para marcar, para ficar pra sempre, algo que você pensa "Caracas meu... Isso me levou pra outro universo realmente..." existem jogos que envelhecem e só viram mais entulho virtual, ninguém lembra dele, não marcou em nada, e tem aqueles que os gráficos já podem ser considerados horríveis mas mesmo assim o jogo continua chamando atenção de tão bem trabalhado que foi.

Então é isso pessoal, acho que video game hoje em dia é algo profundo, existe os jogos para o povão, os para os pequenos grupos, e os que conseguem a façanha de atingir os dois grupos. Não que tenha algum problema em gostar de jogos do povão, afinal o objetivo principal de jogar video game é se divertir e a pessoa joga o que ela bem entender, o que mais satisfazer ela, mas no caso a matéria é sobre o motivo de video games poderem ser considerados a décima arte, que eles são sim uma forma de beleza que conseguem se transmitida de forma a fazer quem está jogando realmente sentir a profundidade daquilo. Mas os jogos para o grande grupo são realmente necessários, afinal não é sempre que se está com cabeça para se admirar algo profundo, às vezes se quer apenas jogar um jogo pra passar o momento, mas espero ainda poder ver a palavra GAMER ter tanto peso quando CINÉFILO.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet