Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Crepúsculo vs True Blood vs Vampire Diaries

Um dia desses fui assistir True Blood e falei pra um amigo meu, aí ele disse "Vai lá fan boy de crepúsculo" e fiquei um tanto frustrado, não por compararem com crepúsculo, mas por ter gente que realmente não assiste algo e dá opiniões, apenas repete o que os outros pensam ou catam uma cena aqui e outra  ali e falam "Ah é crepusculo" e pronto, mas assistir mesmo para ter uma opinião, nem... Tipo quando lost acabou, que teve gente que assistiu só a primeira das seis temporadas e veio falar "Nossa foi o pior final de todos os tempos" detalhe, uma série que vira e desvira tanto quanto lost, e ainda tem gente achando que vai entender a série inteira  só vendo a primeira temporada e ouvindo alguém contar o ultimo episódio, nada contra quem odiou o último episódio, entendo plenamente, mas acho que isso é uma opinião pra quem acompanhou todos os detalhes e no final chega a uma conclusão. Por essas e outras vou fazer aqui uma matéria colocando uma comparação entre as três histórias de casais humano e vampiro que sempre são dadas como iguais, as séries True Blood e Vampire Diaries, e o filme Crepusculo. Os três tem em comum o fato de que um vampiro e uma humana se apaixonam.
A começar pelas datas de lançamento, True Blood veio primeiro em 7 de setembro de 2008, começando como apenas mais uma série de vampiros, normalmente em séries de vampiros só tem gente estilosa de sobretudo e pancadaria, iso acaba fazendo com que logo a série vá pro saco, tipo a série do Blade, talvez pelo grande número de vampiros do gênero. Pouco mais tarde veio Crepúsculo em 21 de novembro de 2008 que se tornou uma mania enorme e fez todo mundo ficar falando sobre, também incentivou bastante histórias de vampiros, fazendo com que aparecesse em tudo quanto é parte, lotando de histórias do gênero. Quase dois anos depois, chegou a vez da série Vampire Diaries, bastante parecida com crepúsculo, fazendo polêmica e dividindo os fãs entre ame ou odeie, além é claro de ter seus próprios fãs, vários fãs de crepúsculo levaram a série como alternativa enquanto mais filmes não vinham.
Quanto às histórias, em crepúsculo, o vampiro estuda em uma escola, chega a garota que se mudou a pouco, olha pra ele e os dois logo começam uma relação. Em Vampire Diaries, a garota estuda em uma escola, o vampiro tava de olho nela já fazia um tempo e então ele começa a estudar na escola dela e logo começam uma relação. Em True Blood, a mulher é uma garçonete, chega um vampiro novo na cidade, tentam matar ele e ela o salva, logo começam uma relação.
Quanto ao sol, cada um tem sua versão própria, em crepúsculo os vampiros brilham então podem andar normalmente de dia, desde que não bata sol neles ou irá chamar atenção, em Vampire Diaries, existem os bruxos que podem enfeitiçar objetos, esses fizeram rituais com anéis para que fornecessem uma proteção contra luz do sol, portanto qualquer vampiro que use um anel desses pode andar pelo sol sem morrer, o resto pega fogo. Em true blood os vampiros expostos ao sol, começam queimar imediatamente.
 Agora indo direto à trama, o centro de crepusculo é o amor entre os personagens principais, e a história é toda ao redor daquilo, já em vampire diaries é adicionado algumas histórias além do casal principal, porém todas elas são de outros casais, o que faz lembrar muito malhação só que com vampiros. Isso é o que faz com que eu ache tosco as pessoas falarem que True Blood é uma cópia de crepúsculo só porque tem um casal humano-vampiro como personagens principais. Primeiro que a mulher de True blood nem é humana, ela é uma telepata e durante um bom tempo da série ninguém sabe o que realmente ela é, apenas que também é uma criatura sobrenatural, além disso a trama não coloca eles como único centro, da história é criado um mundo em que sangue sintético é inventado e com isso vampiros são revelados ao mundo, e no meio disso são colocadas reações da sociedade, claramente uma comparação à comunidade negra, há bares específicos para vampiros, todo mundo olha feio pra eles quando passam e as pessoas não querem que seus filhos falem com eles, além de ataques à casas, religiosos revoltados, etc. Também há a comercialização de sangue de vampiro, que é equivalente a uma droga e proibido, e bem caro. Outros personagens são muito bem trabalhados, não são apenas o personagem de fundo que falam alguma coisa só pra história continuar, mas existem vários episódios que terminam com você louco para ver o que vai acontecer com aquele personagem e não com o casal principal.
True Blood também tem como público alvo os adultos, e não adolescentes, eu estava fazendo uma comparação com um episódio de True Blood e Vampire Diaries, enquanto em Vampire Diaries os personagens terminam porque a menina viu que o vampiro ainda guarda a foto da outra na casa dele, em True Blood eles terminam porque o vampiro sugou o sangue dela até ela entrar em coma, dai enquanto em vampire diaries eles voltam no final do episódio e termina com beijos,uma musica calma e algo bem romantico, true blood o final eles voltam transando no chão da cozinha de forma selvagem com muito sangue espalhado pelos corpos O____O uahahaha claro que em nem todos os episódios de True Blood eles terminam e voltam desse jeito e há momentos românticos mas não é algo exagerado. Outro grande problema que teve em fazer as pessoas irem nesse rumo de "qualquer casal vampiro que aparece é porque é igual crepúsculo" foi o Felipe Neto falar que vampiros não podem amar porque não tem nada a ver, eles tem que ser o puro mal e bla bla, dai como as pessoas não querem estar fora da moda, tem que obedecer direitinho o jeito que ele mandou elas pensarem, porque se não fizerem isso não vão poder andar com ele no recreio... Mas bom, ele que diga isso ao Drácula então, em que a história inteira é centrada na paixão dele pela Mina Murray, outros filmes contados como clássicos vampiricos dos anos 80 como Garotos Perdidos e Quando chega a escuridão também tem amor entre vampiros, outro que considero uma verdadeira obra de arte é o sueco Deixe ela entrar, de 2007, até mesmo filmes de vampiros extremamente sangrentos e louco por chacina como é o caso do 30 dias de noite é mostrado amor entre vampiros, isso sem contar que o primeiro filme da história em que apareceu um vampiro, que é o clássico Nosferatu do longínquo ano de 1922 mesmo mostrando uma criatura feia e bizarra, ainda assim mostrava o conde Orlock sentindo-se atraído pela bela Ellen então não sei onde que ta essa regra de que vampiros tem que ser só mal e não poderem amar.

Quanto ao estilo da série, crepusculo e vampire diaries tem aquele tom azulado, algo que deixa mais sombrio e com aquele ar mais das trevas, true blood tem uma cor mais viva e muitos caipiras pois se passa em uma cidadezinha de interior, e há também bastante coisa trash em true blood, o excesso de brutalidade as vezes é realmente EXCESSO, por exemplo quando um vampiro toma uma estacada no coração, ele explode e vai aquelas gosma vermelha pra todo lado, quando eles mostram as presas é ao estilo "ativar-desativar" é bem trash isso e as vezes eles saltam nos outros personagens com aquele foco bem no dente, isso me faz lembrar certos filmes toscos dos anos 80.
Uma comparação que colocam sempre pra dizer que é sim cópia de crepúsculo é o fato da personagem principal do True Blood ler mentes, mas ela não consegue ler a mente de vampiros, porque eles estão mortos e não há pulsos elétricos no cérebro, e em crepúsculo o vampiro principal consegue ler mentes menos a da garota que ele ama, mas aí você fala "A série foi lançada primeiro que crepusculo..." e a pessoa vai falar "Não, mas crepusculo tinha livros bem antes do filme, são de 2005 e True Blood copiou de lá" mas apesar de não serem conhecidos, os livros de True Blood também existem, é conhecida como "The Southern Vampire Mysteries" e foi lançada em 2001, então como poderia ser uma cópia sendo que  tudo é mais antigo que crepúsculo? Vampire Diaries é também muito acusado de ser cópia de crepúsculo e é óbvio que ele veio mesmo por causa do sucesso dos filmes, mas o primeiro livro da série é de setembro de 1991, no final as duas séries que são acusadas de serem cópias de crepúsculo, são mais antigas que ela.
Não que eu tenha problema com quem não goste de True Blood, mas seria legal se a pessoa assistisse primeiro antes de falar que não gosta só porque alguém disse que era assim e pronto, e po, se Crepúsculo é igual true blood então acho que peguei a versão com cortes que não aparecem as transas(que tem em cada episódio de true blood) os sonhos molhados, gente se masturbando(é o negocio é assim O_O), o sangue jorrando de forma violenta e os palavrões, e eu não sabia que isso atraía fãs típicos de crepúsculo também...  Mesmo porque acho que as fãs de crepúsculo não iam gostar muito de ser chamadas de "fode-presas" por curtirem vampiros '-' como é o apelido carinhoso das mulheres que curtem vampiros em True Blood. Acho uma pena a quantidade de pessoas que perde algo que poderia gostar muito só porque alguém falou que é de um jeito.


Twittem aí para seus amigos pessoal =D